DISCIPLINA: QUÍMICA
– 1° SÉRIE A
PROFESSOR:
BENIVALDO BRAGA 1° BIMESTRE.
Transformações químicas na
natureza e no sistema produtivo.
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CONTEÚDOS:
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Transformações químicas no dia
a dia. Algumas matérias usadas no dia a dia.
Caracterização de reagentes e
produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e
identificação das substâncias.
Meio
Ambiente na constituição brasileira. Poluição do SoloTransformações
químicas na natureza em diferentes sistemas produtivos.Evidencias;
de tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade.Descrição
das transformações em diferentes linguagens e representações.Diferentes
intervalos de tempo para ocorrência das transformações.Reações
endotérmicas e exotérmicas.Transformações
que podem ser revertidas.Propriedades
das substâncias como temperatura de fusão e de ebulição, densidade,
solubilidade.Separação
da substância por filtração flotação, destilação, sublimação,
recristalização.Métodos
de separação do sistema produtivo
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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Identificar
matérias – primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos
industriais.Identificar
a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas
(mudanças de cor, desprendimento de gás, mudança de temperatura, formação de
precipitado, emissão de Luzetc.).Reconhecer
a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.Identificar
formas e energia envolvidas nas transformações químicas.Ler,
descrever e compreender as transformações químicas em linguagem discursiva.Reconhecer
o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de
ebulição.Comparar
o tempo necessário para que as transformações químicas ocorram (rapidez).Trazer para a sala de aula
informações sobre a situação do lixo no município e na escola, levando os
alunos a discutir os problemas de sua comunidade para que ele possa tomar
consciência do mundo em que está inserido. São introduzidos os conteúdos para
a compreensão da tecnologia relacionada ao lixo. Esse conteúdo é essencial na
medida em que contribui para a formação tecnológica do aluno.
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ESTRATÉGIAS DE
ENSINO
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Sala de aula invertida? O conteúdo definido pelo professor para os
alunos estudarem em casa obtendo conhecimentos prévios. E só posteriormente são
debatidos e tirado as duvidas, executam esse conhecimento na sala de aula. A
ideia é colocar o aluno como protagonista em um processo de aprendizagem.
Nesse processo ele tem toda a autonomia necessária para adquirir novos
conhecimentos e habilidades quando lhe for mais conveniente. Graças ao uso da
tecnologia, é o próprio aluno que decide quando, como e onde eles irão
aprender absorver o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala
presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a
sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para
sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que
antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de
aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar
que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. Produzir
o conteúdo para os alunos estudarem em casa sozinhos exige muito mais empenho
do educador. Os materiais precisam ser muito mais claros, uma vez que
os estudantes não terão a quem recorrer imediatamente para tirar dúvidas.
Na sala de aula invertida professores qualificados são mais
importantes do que nunca. São eles que devem definir o conteúdo, as
instruções e traçar as estratégias de interação face a face. Durante a aula,
devem observar e dar feedback, além de avaliar de forma contínua o trabalho
do aluno.
Vantagens da
sala de aula invertida?
Alunos ativos: Por muitos séculos nos
apropriamos de um sistema educacional tradicional, que até então foi o nosso
único. Tudo que era visto de forma linear, agora passa a ser compreendido de
maneira virtual, interativa e dinâmica.
Aproveitamento do tempo: Com a sala de aula invertida, o tempo de
aula é otimizado, já que os alunos possuem conhecimento prévio da lição por
meio do material fornecido com antecedência pelo professor. Com isso, a aula
pode ser dedicada a aprofundar o tema e a desenvolver os assuntos mais
importantes. O tempo em classe é utilizado para aprofundar temas, criar
oportunidades de aprendizagem mais enriquecedoras e maximizar as interações
face a face. Tudo com o objetivo de garantir a compreensão e a síntese do
conteúdo trabalhado. Assim, é aliado o tempo offline e a experiência digital do
aluno.
Mais materiais: Os alunos podem fazer o uso de vídeo
aulas, games, slides, ebooks, aplicativos ou qualquer outro material
complementar que possa potencializar o processo de aprendizagem de forma
dinâmica e inovadora, sempre com a supervisão de um tutor para ajudar em
dúvidas ou qualquer outra demanda que possa ocorrer. Os alunos também poderão
criar o seu próprio material de estudo usando as ferramentas de ensino online
e compartilhá-lo com o grupo, colocando em prática, assim, a produção
colaborativa – parte fundamental da sala de aula invertida.
Aprendizado
no ritmo do aluno: Cada aluno, sem dúvidas, possui
um processo de aprendizagem diferente. Cada um deles possui um ritmo
diferente para compreender determinados assuntos. Deste modo, aqui é possível
que ele participe de grupos colaborativos online que mais atendam suas
necessidades, além de caminhar à maneira que mais se adéqua a ele. Além
disso, com a tecnologia o professor tem maior percepção das dificuldades do
aluno e pode usar o momento da aula presencial para ajudá-lo. Assim, é possível
até aliar a flipped classroom à aprendizagem adaptativa.
Melhor
desempenho: A melhora no desempenho
estudantil é resultado dessa soma de vantagens. Ao controlar seu momento de
estudo, ter mais materiais, ter seu ritmo respeitado e interagir com os
colegas, os alunos podem render mais, aprender mais. E, com isso, melhorar
seus desempenhos em um processo de aprendizagem.
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INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
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Todas as atividades
desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem:
50 %
(Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula,
tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância
às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno,
apostila, participação em projetos.30% (Pesquisas ou Projetos):serão
avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão;
Organização; Bibliografia; Apresentação.20% (Avaliação
conceitual):
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PROJETO EXPERIMENTOS
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Os
alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão
pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando
interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas
do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório será
na semana anterior ao fechamento das notas.
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RECURSOS
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Conteúdos
retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, note book,
internet, Tv.Análise
de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro
Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno, Sala de
leitura e informática.
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RECUPERAÇÕES
DA APRENDIZAGEM
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O processo de
recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata,
explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre.
Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada
situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos
estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em
seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de
distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no
aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua
individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são
avaliados da mesma forma.
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DISCIPLINA: QUÍMICA
– 2° BIMESTRE.
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CONTEÚDOS:
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Combustíveis
– transformações químicas, massas envolvidas e produção de energia.Reações
de combustão – aspectos quantitativos nas transformações químicas; poder
calorífico dos combustíveis. Conservação
da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações
químicas.Relação
entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicasPrimeiras
ideias sobre a constituição da matéria.Modelo
de Dalton sobre a constituição da matéria.Conceito
de átomo e de elemento segundo Dalton.Átomo:
dos gregos a Dalton. Teoria atômica de Dalton.Modelos
atômicos: de Dalton a Rutherford/Bohr.Partículas
subatômicas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.Número
atômico e número de massa.Distribuição
eletrônica em camadas. Elétrons de valência.Tabela
Periódica
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COMPETÊNCIAS HABILIDADES
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Identificar
os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reação de
combustão.Reconhecer
a conservação de massa em transformações químicas.Reconhecer
que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de
reagentes eprodutos.Reconhecer
os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão
vegetal e minera e de outros combustíveis.Reconhecer
a importância e as limitações do uso de modelos explicativos na ciência.Descrever
as principais ideias da constituição da matéria a partir das ideias de
Dalton.Realizar
cálculos e fazer estimativas relacionando massa de combustível, calor
produzido e poder calorífico.Interpretar
figuras, diagramas e textos referentes á transformação de chuva ácida e ao
efeito estufa.Interpretar
transformações químicas e mudança s de estado físico a partir das idéias de
Dalton sobre constituição da matéria.Relacionar
quantidade de calor e massas de reagentes e produtos envolvidos nas
transformações químicas.Aplicar
as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas de
reagentes ou produtos.Analisar
critérios como poder calorífico, custo de produção e impactos ambientais de
combustíveis para julgar a melhor forma de obtenção de calor em uma dada
situação.Aplicar
o modelo de Dalton na interpretação das transformações químicas.Aplicar
o modelo de Dalton na interpretação da lei de conservação de massa.
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DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE-
3° BIMESTRE
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CONTEÚDOS:
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Metais – processos de
obtenção. Representação de transformações químicas.
Linguagem simbólica da
Química. Relação entre massa, número de partículas e energia.
Transformações
químicas e equações na obtenção de ferro e cobre.Importância
do ferro e do cobre.Símbolos
dos elementos e equações químicas.Tabela
periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação
química.Balanceamento
das equações químicas.Organização
dos elementos de acordo com as massas atômicas na tabela Periódica.
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COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
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Reconhecer
e localizar os elementos químicos na tabela periódica.Representar
substâncias usando formulas químicas.Identificar
os reagentes e produtos na metalurgia do ferro e do cobre.Reconhecer
algumas aplicações de metais no cotidiano.Calcular
massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos
químicos constituintes.Interpretar
fórmula químicas de substâncias.Interpretar
equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e
produtos envolvidos.Aplicar
a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear
equações químicas.Relacionar
as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (grama,
quilograma, toneladas).
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DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE4°
BIMESTRE..
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CONTEÚDOS:
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Metais – processos de obtenção
e relações quantitativas
Relações quantitativas
envolvidas na transformação química. Estequiometria;
Massa molar e quantidade de
matéria mol.Cálculo estequiométrico –
massas, quantidade de matéria e energia nas transformações.Cálculo estequiométrico na
produção do ferro e do cobre.Cálculo percentual.
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Proposta
de trabalho para o aluno.
Impactos ambientais na produção do ferro e do cobre.
Impactos
sócios ambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre, reciclagem de metais.
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COMPETÊNCIAS
E SUAS HABILIDADES
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Identificar
as principais formas de poluição geradas na extração e na metalurgia de
minérios de ferroe cobre.Representar
as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol)Calcular
massas molares das substâncias.Realizar
cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e numero de
partículas.Prever
as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas
em termosde massas e quantidade de matéria (mol).Avaliar
os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de
ferro e de
cobre.
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