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Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

SEM EDUCAÇÃO, SEREMOS ESCRAVOS DA IGNORÂNCIA

efendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência… Continue reading

Se um átomo é composto 99,9% de nada, por que a gente não é pelo menos um pouquinho transparente?

Se um átomo é composto 99,9% de nada, por que a gente não é pelo menos um pouquinho transparente? C Stuart HardwickScifi author and science nerd. Há duas formas de responder a isto, ambas igualmente válidas. A primeira é que é um mito que os átomos são feitos principalmente de… Continue reading

Experiência Pilha e Bombril – Efeito Joule

* Efeito Joule. Duração das atividades Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno * Calor; * Energia Elétrica e Térmica. Estratégias e recursos da aula As estratégias utilizadas serão: • Aula interativa;• Aula conceitual;• Desenvolvimento de dois experimentos. Observamos que o professor deverá… Continue reading

FOGUETE DE GARRAFA PET

FOGUETE DE GARRAFA PEThttp://jornada.cba.ifmt.edu.br/jornada/index.php/jornada2013/jornada2013/paper/viewFile/66/37#:~:text=O%20foguete%20funciona%2C%20pois%20o,rolha%20%C3%A9%20for%C3%A7ada%20a%20sair. RESUMOO foguete de garrafa PET proporciona uma atividade de montagem simples e atrativa paraos alunos que estejam cursando o Ensino Médio, uma vez que utiliza conceitos de Física ealguns de Química. Neste trabalho de pesquisa, descreve-se a construção deste fogueteutilizando-se garrafas descartáveis de refrigerante (PET) de… Continue reading

SOBE-E-DESCE QUÍMICO.

SOBE-E-DESCE QUÍMICO.  ObjetivoObservar a mudança de densidade de um material poroso após a ação de um antiácido em água.DescriçãoA naftalina, quimicamente designada de naftaleno, é um hidrocarboneto aromático cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicos condensados. Apresenta a fórmula molecular C10H8. É uma substância cristalina branca, em forma de… Continue reading

Descubra o divertido universo da Química na experiência “Camada de Líquidos”

Polaridade das moléculas Ao estudar a polaridade das moléculas, isto é, se elas são polares ou apolares, entendemos melhor a solubilidade e as forças intermoleculares. A polaridade das moléculas, ou polaridade de íon-fórmula, é uma propriedade física determinante na compreensão da solubilidade de um material em outro ou na compreensão de como suas… Continue reading

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS NA NATUREZA E   NO SISTEMA PRODUTIVO.

DISCIPLINA; QUÍMICA/FÍSICA – 1° SÉRIE. TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS NA NATUREZA E   NO SISTEMA PRODUTIVO. Evidências de reação   1. INTRODUÇÃO   Reações químicas ocorrem quando substâncias sofrem transformações se comparadas com seu estado inicial. Para que uma reação química ocorra, é necessário que as ligações entre átomos e moléculas sejam… Continue reading

Fatores que alteram a velocidade das reações

Existem cinco principais fatores que alteram a velocidade das reações, veja quais são:  a superfície de contato, a temperatura, pressão a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores. 1- Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior é a velocidade da reação. Isso ocorre porque as reações acontecem entre… Continue reading

CORROSÃO DO FERRO Coloque seis pregos em seis tubos de ensaio, contendo diferentes líquidos e Introdução: A corrosão pode ser definida como o processo no qual o meio atua sobre determinado material e causa sua deterioração. Existem vários tipos de corrosão, mas a mais comum na natureza e em nosso cotidiano… Continue reading

CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA

CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA RESUMO As substâncias químicas são caracterizadas por várias propriedades físicas- químicas, como ponto de fusão, ponto de ebulição, solubilidade, densidade e condutibilidade elétrica. Quanto a esta última, classificam-nas em condutoras, más condutoras e isolantes elétricas e podem ser usadas para explicar conceitos de ligações químicas entre os elementos… Continue reading