Professor Benivaldo
Ementa
É cada vez mais urgente respeitar o meio ambiente sem ele não existe vida, o futuro da humanidade depende do equilíbrio da natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. O tema provoca a reflexão do educando contemplando a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
Justificativa
Nunca foi tão importante entender como a natureza funciona e como podemos ajudá-la a salvar os seres humanos. As populações da vida selvagem sofreram uma redução em média de 60 por cento, apenas nos últimos cinqüenta anos. Pela primeira vez na nossa história o equilíbrio da natureza não pode ser garantido. Mas a natureza é resiliente. Muitas riquezas ainda permanecem. E com a nossa ajuda a natureza pode se recuperar.
Objetivos
Motivar o estudante na busca por conhecimento científico, perceber que fazemos parte da natureza e que para sobrevivermos é necessário preservar a natureza. Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
Habilidades desenvolvidas
Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente que as ações humanas interferem na qualidade e equilíbrio do ambiente. Conhecer de que forma pode colaborar com o ambiente, através da redução do consumo, reciclagem e reutilização dos materiais. Trabalhar em equipe, ter responsabilidade, respeito, autonomia, gestão do tempo.
Conteúdo programático
Meio ambiente na constituição, poluição do solo, água e atmosfera Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias.
Metodologia
Desenvolver o projeto sobre questões ambientais que envolvem pequenos atos, pequenas ações, reciclar-nos mesmos. Começar em casa, depois na escola, ampliando para a rua, o bairro, a cidade, o país e o planeta Terra.
Recursos didáticos
Sala de Vídeos, Sala de informática, Computadores, Internet, Visitas a depósitos de reciclagem, estação de tratamento de água e esgoto, Livros, Caderno do aluno.
Culminância
Como culminância os estudantes compartilharão o resultado concreto de seu trabalho na Eletiva com o restante da comunidade escolar. Apresentando o projeto elaborado pelo grupo através de slides, vídeos, experimentos.
Avaliação
É feito autoavaliação, reconhecendo cada estudante como único, igualmente integrante de uma cultura, origem e estrutura familiar singular. Assim, se entende que o papel do docente, da comunidade escolar e dos estudantes é apoiar que cada indivíduo se descubra e se conheça, a partir da interação com os outros, com os diferentes. E, essa mesma descoberta é o que motiva o próprio desejo de aprendizagem. Apresentação do projeto elaborado pelo grupo slides, vídeos, experimentos a execução e culminância.
Cronograma semestral
Detalhamento dos temas e metodologias a serem usadas em aula de aula. Ex: 22/02
Apresentação da Eletiva e dos integrantes; Roda de conversa sobre as expectativas de trabalho. 01/03
Coleta de dados sobre o tema pesquisado pelos estudantes por meio de pesquisa na Sala de Informática
Referências