ATIVIDADE – 2 TRANSFORMAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA 

Conteúdos e temas: interações entre materiais e entre materiais e energia; transformações químicas; evidências de transformações químicas.

COMPETÊNCIA E HABILIDADES: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo, Empregar Corretamente A Linguagem Significativa Na Descrição De Uma Transformação Químicas.·

ESTRATÉGIA DE ENSINO: Levantamento das ideias dos alunos; leitura e discussão do texto e das questões para interpretação do teto.·

RECURSOS: Giz, lousa, texto, questões presentes no caderno do aluno.·

AVALIAÇÃO: Resposta das questões e participação das discussões do texto.

Transformações Físicas

A matéria que nos rodeia está em constante mudança, sofrendo inúmeras transformações. Um copo que parte, uma floresta que arde, o gelo das calotas polares que funde, tudo isto são exemplos de transformações que ocorrem todos os dias. Estas transformações podem ser Físicas ou Químicas.

Mudanças de estado físico da matéria. As transformações físicas da matéria ocorrem quando há por exemplo mudança de estado físico de um determinado material ou uma dissolução de um soluto num solvente. Neste tipo de transformação, não há formação de novas substâncias. É exemplo de uma Transformação Física…

… Objecto que parte                                ….Um papel amassado                        … Mudança de estado físico

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É possível mudar o estado físico de uma substância provocando afastamento e aproximação de suas moléculas, o que é conseguido por meio de alterações na temperatura ou na pressão.

Essa redução da temperatura diminui a agitação das moléculas.

Pressão atmosférica: Toda a massa de ar existente que exerce uma força sobre tudo o que está na superfície da Terra. Ao nível do mar, a pressão atmosférica atinge o seu valor máximo, que corresponde a 1 atm.

O que acontece no processo de ebulição da água?

As moléculas recebem energia em forma de calor e assim agitam-se mais e “escapam” para a atmosfera.

Se a pressão que atua no líquido diminui, as moléculas se desprendem com mais facilidade, ou seja, com menor grau de agitação, reduzindo a temperatura de ebulição.

SÓLIDO

No estado sólido, as partículas encontram-se muito próximas e unidas por intensas forças de ligação. Elas vibram em posições fixas. Forma e volume constantes e definidos. Permite pouca compressibilidade.

LÍQUIDO

As partículas estão mais afastadas uma das outras, reduzindo as forças de ligação que as mantém unidas. Estão mais livres e se movem com facilidade. Forma variável (recipiente), Volume constante

GASOSO

As partículas encontram-se muito afastadas umas das outras e são praticamente livres. Se movimentam rapidamente em todas as direções e sentidos. A forma e volume são variáveis (de acordo com o recipiente).

Transformações Químicas

Até agora, você viu alguns exemplos de transformações físicas, como as que ocorrem durante uma mudança de estado físico ou a separação dos componentes de uma mistura. O que ocorre de especial em uma transformação química?

Antes de começar o estudo deste tema, reflita a respeito do que você já sabe sobre transformações químicas. Para isso, pense nas seguintes questões:

Quando um objeto metálico enferruja, ele passa a ter certas características diferentes do Reflita sobre algumas dessas características: elas evidenciam que ocorreu uma transformação química?

Como você reconhece que um alimento está podre ou impróprio para o consumo? Quais características dele se altera

As Transformações Químicas ocorrem sempre que há formação de novos materiais, ou seja, a partir dos materiais iniciais formam-se outros materiais diferentes.

Ocorre uma transformação química quando

  • se forma um sólido de cor diferente;
  • há mudança de cor da solução;
  • se forma um gás;
  • há variação de temperatura do sistema;
  • as substâncias iniciais desaparecem;e origina um cheiro característico.

São Exemplos de Transformações Químicas

a Respiração Celular que ocorre nos seres vivos;

a Fotossíntese realizada pelas plantas;

Resultado de imagem para imagem de fotossíntesecozinhar os alimentos;

o fogo de artifício.

Você já  deve ter tomado algum remédio na forma de pastilha efervescente. Quando a pastilha é adicionada à água, pode-se observar a liberação de um gás. Esse gás não estava lá antes do contato entre a pastilha e a água, o que indica que ele é uma substância nova que se formou no sistema.

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Agora, acompanhe uma observação experimental. Em um laboratório, um químico adicionou uma solução aquosa incolor de nitrato de chumbo a uma solução também incolor de iodeto de potássio (veja a figura na página seguinte). Imediatamente, surgiu a geração de gás é uma evidência de  transformação química, pois aconteceu a formação de um novo material.um sólido  amarelo  – uma nova  substância  que não existia  antes  da mistura.  Se tanto  a solução  aquosa  de nitrato  de chumbo  quanto  a de iodeto  de potássio  são incolores,   o surgimento de um sólido de cor amarela indica a formação de uma nova substância.

A química do cimento na construção civil

Olá guerreiros, vocês sabiam que os químicos exercem a cada ano uma maior influência no mercado da construção civil? Eles estão presentes não só na formulação de matérias primas utilizadas em produtos dirigidos à construção civil, mas também em produtos prontos que, adicionados a outros itens, melhoram seu desempenho.

Um exemplo disso são os aditivos químicos elaborados a partir de resinas naturais que, adicionados ao concreto e às argamassas de cimento e areia, conferem excelentes características de plasticidade, trabalhabilidade e outras propriedades, reduzindo a formação de trincas por retração e aumento da resistência, uma vez que reduzem a quantidade de água a ser utilizada.

Sabe-se que cimento é um produto que não pode faltar em uma construção, e produtos de concreto e argamassa não podem ser dispensados. Além disso, o concreto é o material de construção mais utilizado no mundo.

Vocês já se perguntaram quais ingredientes são utilizados para fazer o concreto? Não?! Pois bem, incluem cimento, areia, cascalho e água.

Figura 1: Formação do concreto

Fonte: http://www.bullx.com.br/conhecendo-argamassa.php

O cimento é produzido principalmente a partir de calcário e obtenção do clinquer. Em seguida, o resultado é triturado em forma de pó. Clínquer (figura 2) é um material granular de 3mm a 25mm de diâmetro, resultante da calcinação de uma mistura de calcário, argila e de componentes químicos como o silício, o alumínio e o ferro. O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento.[1]

Figura 2: Clínquer de cimento

Fonte: http://blogdocimento.blogspot.com.br/2011/12/reacoes-para-formacao-do-clinquer.html

O calcário é um minério que contém pelo menos 90% de uma substância chamada carbonato de cálcio (CaCO3). As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esta propriedade é conhecida como sendo o ciclo da Cal (figura 4). O aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente. Assim se forma o cimento, que contém várias substâncias, principalmente o silicato de cálcio (CaSiO3) e o aluminato de cálcio de fórmula Ca(AlO2)2. O íon aluminato AlO2 é monovalente negativo, como o íon cloreto (Cl). O gás carbônico desprendido na fabricação do concreto é a maior fonte de CO2 produzido industrialmente e a que mais contribui para o efeito estufa. 

O Óxido de Cálcio é uma das substâncias mais importantes para a indústria. Também chamado de cal viva ou virgem, é um composto sólido branco muito utilizado na indústria da construção civil para elaboração das argamassas com que se erguem as paredes e muros e também na pintura.

Figura 3: Reação do Óxido de Cálcio (CaO)

Fonte: Info escola

Figura 4: Ciclo do Óxido de Cálcio (CaO)

Fonte: http://calponta.com.br/

Agora que vocês já estão ligados no quão grande é importância da química do cimento na construção civil, lembre-se, para cada obra é preciso levar em conta os materiais que são necessários para aquela determinada construção, e para escolher o material á usar deve-se saber os elementos que o compõe e por quais processos antes passaram.

REFERÊNCIAS:

[1] GUEDES,            indústria       do       cimento.       Disponível    em:http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/7666-tudo-sobre-a-industria-do-cimento/.

[2] SOARES,            reação           do       cimento.       Disponível    em:http://www.mundovestibular.com.br/articles/1088/1/O-CIMENTO-E-UMA-REACAO-QUIMICA/Paacutegina1.html.

 

QUESTÕES

(Unesp) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.

Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:

(I) a evaporação de um ou mais de seus componentes;
(II) a decomposição e consequente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
(III) a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

A cada um desses processos – (I), (II) e (III) – corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:

a) física, física e química.
b) física, química e química.
c) química, física e física.
d) química, física e química.
e) química, química e física.

Gabarito
(I)  A evaporação é um processo de transformação física, onde apenas há mudança no estado físico do material, e sua constituição permanece alterada.
(II) A decomposição de substâncias caracteriza uma transformação química, pois a constituição do material é alterada
(III) A formação de novos compostos é produto de uma reação química.
Letra B.

(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”

Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3

Gabarito
Nas citações 1 e 3 estão  representadas transformações físicas, como refração da luz e mudanças de estado físico, respectivamente.
A citação 2 faz referência à chama de uma vela, onde há uma reação química chamada combustão.
Já na citação 4, a tesoura enferrujada, representa um processo de oxidação, uma transformação química.
Letra D.

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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