Atividade 3 – Mecânica – Grandezas Físicas e Transformação de Medidas Unidades

Habilidades: Planejar o estudo dos movimentos contemplando as classificações efetuadas

SAEB Língua Portuguesa: D1 – Localizar informações explícitas em um texto

A física é responsável por estudar todos os acontecimentos que existem na natureza, os chamados fenômenos físicos.

Para facilitar o estudo desses fenômenos, os físicos optaram por criar regras gerais que fossem capazes de serem identificadas em todo o mundo, uma forma universal de se estudar os fenômenos físicos, tornando-os padrão.

As grandezas físicas se resumem em unidades de medidas criadas através do Sistema Internacional de Unidades (SI), responsável por tal padronização.

Na mecânica, o SI corresponde ao sistema MKS, que tem como unidades fundamentais: metro, quilograma e segundo.

Em toda medida, os algarismos corretos e o primeiro duvidoso são chamados de algarismos significativos.

Entre as grandezas físicas também estão a notação científica, o tempo, a unidade métrica e as medidas de distância.

Além disso, entender porcentagem e regra de três é fundamental para nossos estudos. 

Mecânica I – Transformação de Unidades de Medidas

As unidades de medidas das grandezas podem ser convertidas para auxilio nos exercícios dos conteúdos da física. Em cinemática as grandezas que utilizamos são: o comprimento, a massa e o tempo. 

Grandeza massa: unidade no Sistema Internacional de Medidas é o kg. e as unidades usuais mais comuns são: o grama (g), o miligrama (mg) e a tonelada (t). vejamos pela relação entre elas:

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a) Grandeza Comprimento: unidade no Sistema Internacional é o metro (m), as unidades usuais são: o quilometro (km) e o centímetro (cm). Guarde a relação abaixo entre elas:                

1 km = 1 000 m                  1 m = 100 cm  

Para transformar quilômetros em metros: 

basta multiplicar por 1 000 e para transformar metros em quilômetros basta dividir por 1 000.

Para transformar metro em centímetros:

basta multiplicar  por 100 e para transformar centímetros em metros basta dividir por 100.

Vejamos: I) Transforme em metros:

a) 2 km   

b) 3,5 km 

c) 0,5 km 

d) 103 km

solução:

a) 2 km x 1 000 = 2 000 m

b) 3,5 km x 1 000 = 3 500 m

c) 0,5 km x 1 000 = 500 m

d) 103 km x 1 000 = 103 000 km  

II) Transforme em quilômetros:

a) 700 m 

b) 4 600 m 

c) 15 500 m

d) 50 m

solução:

a) 700 m : 1 000 = 0,7 km

b) 4 600 m : 1 000 = 4,6 km

c) 15 000 m : 1 000 = 15 km

d) 50 m : 1 000 = 0,05 km

III) Transforme em centímetros:

a) 200 m

b) 1,5 m 

c) 0,67 m 

d) 35 cm

solução: a) 200 m x 100 = 20 000 cm

b) 1,5 m x 100 = 150 cm

c) 0,67 m x 100 =  67 cm

d) 35 m x 100 =  35 000 cm

IV) Transforme em metros:

a) 350 cm 

b) 25 000 cm 

c) 4 678 cm 

d) 25 cm

solução:

a) 350 cm : 100 = 3,5 m

b) 25 000 cm : 100 = 250 m

c) 4 678 cm : 100 = 46,78 m

d) 25 cm : 100 = 0,25 m

b) Grandeza massa: unidade no Sistema Internacional de Medidas é o kg. e as unidades usuais mais comuns são: o grama (g), o miligrama (mg) e a tonelada (t).

vejamos pela relação entre elas: Assim, temos: 

1 kg = 1 000 g  1 t = 1 000 kg  1 g = 1 000 mg 

I) Transforme em kg:

a) 1 500 g   

b) 200 g 

 c) 108 000 g 

d) 70 g

solução:

a) 1 500 g : 1 000 = 1,5 kg

b) 200 g : 1 000 = 0,2 kg

c) 108 000 g : 1 000 = 108 kg

d) 70 g : 1 000 = 0,07 kg 

II) Transforme em g

a) 1 500 mg   

b) 25 mg   

c) 5 000 mg   

d) 100 000 mg  solução:

a) 1 500 mg : 1000 = 1,5 g

b) 25 mg : 1000 =   0,025 g

c) 5 000 mg : 1 000 = 5 g

d) 100 000 mg : 1000 = 100 g

III) Transforme em toneladas:

a) 45 000 kg 

b) 54 kg   

c) 10 700 kg 

 d) 15,5 kg

solução:

a) 45 000 kg : 1 000 = 45 t

b) 54 kg : 1000 = 0,054 t

c) 10 700 kg : 1 000 = 10,7 t

d) 15,5 kg : 1 000 = 0,155 t 

c) Grandeza tempo: unidade de medida no Sistema Internacional de Medida é o segundo (s); as unidades usuais em cinemática são:

o dia, a hora (h), o minuto (min) 

1 dia = 24 h 

1 hora (h) = 60 minutos

(min) 1 minuto (min) = 60 segundos (s) 1 hora (h) =  3 600 segundos (s) 

Para conversão entre as unidades de tempo basta usar a relação: 

I) Transforme em horas (h):

a) 1 dia e meio 

b) 180 min 

c) 54 min 

d) 360 min

solução:  a) 1 dia = 24 h meio dia 12 h, então 24 h + 12 h = 36 h

b) 180 min : 60 = 3 h

c) 54 min : 60 = 0,9 h 

d) 360 min : 60 = 6 h II )

Transforme em segundos:

a) 5 min 

 b) 20 min   

c) 60 min 

d) 100 min

solução: a) 5 min x 60 = 300 s

b) 20 min x 60 = 1 200 s

c) 60 min x 60 = 3600 s

d) 100 min = x 60 = 6 000 s

III) Transforme em horas:

a) 27.000 s 

 b) 108 000 s   

c)720 000 s 

d) 5 400 s 

solução:

a) 27. 000 s : 3 600 = 7,5 h

b) 108 000 s : 3 600 = 30 h

c) 720 000 s : 3 600 = 200 h

d) 5 400 s : 3 600 = 15 h

IV) Quanto vale 1/ 4 da hora em minutos? 

Resp: 15 minutos (min) – solução: se 1 h = 60 min, então, 60 X 1/4 será 60/4 =  15 min V)

Quanto vale 3/4 do minuto em segundos?  

É só dividir 60 por 4 e depois multiplicar por 3 q e igual à 45 segundos

Múltiplos e Submúltiplos do Metro
Terâmetro – Tm – 1012 – 1 000 000 000 000m
Gigâmetro – Gm – 109 – 1 000 000 000m
Megâmetro – Mm – 106 – 1 000 000m
Quilômetro – Km – 103 – 1 000m
Hectômetro – Hm – 102 – 100m
Decâmetro – Dam – 10110m
METRO (unidade) – m – 1m
decímetro – dm – 10-1 – 0,1m
centímetro – cm – 10-2 – 0,01m
milímetro – mm – 10-3 – 0,001m
micrômetro – µm – 10-6 – 0,000 001m
nanômetro – nm – 10-9 – 0,000 000 001m
picômetro – pm – 10-12 – 0,000 000 000 001m
femtômetro – fm – 10-15 – 0,000 000 000 000 001m
attômetro – am – 10-18 – 0,000 000 000 000 000 001m

Exercícios de unidade de medida

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScxWu-FLkUx9CdXNb19IpHCqovSixpAcwKzEDLq1VpN55v7Kg/viewform

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Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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