Atividade 3 – Influência dos Oceanos sobre o Clima

Sabendo que os oceanos ocupam cerca de 70% da superfície terrestre, era de se esperar que o comportamento de suas águas, bem como as suas características, pudesse realizar uma grande influência nas condições climáticas do planeta.

Os especialistas em meteorologia e climatologia são quase que unânimes em creditar ao sol a maior das influências sobre a dinâmica climática da Terra. Dos elementos terrestres, são os oceanos que mais absorvem a energia solar, o que justifica o seu peso sobre o clima da Terra.

Os mais diversos fenômenos climáticos estão diretamente associados às variações de temperatura das águas dos oceanos. Além disso, eles são importantes na distribuição do calor, através das correntes marinhas e na circulação atmosférica, que ocorre, principalmente, com a umidade gerada pela evaporação da água do mar.

A maior parte da radiação solar absorvida pelos oceanos é liberada para a atmosfera em forma de vapor d’água, que se transforma em umidade. Essa umidade, por sua vez, transforma-se em nuvens que se precipitam, dando origem às chuvas. Do mesmo modo, a condensação da umidade quente gerada pelo mar também está na origem da formação de furacões e ciclones.

É nos oceanos que boa parte do Gás Carbônico (CO2) lançado na atmosfera é absorvida através da fotossíntese realizada pelos plânctons. Aliás, as principais espécies produtoras de oxigênio no planeta também se encontram nos oceanos: as algas marinhas.

Por ocupar 1/3 da superfície da Terra, o Oceano Pacífico é o que mais exerce influência e modificações sobre o clima no mundo. Os fenômenos cíclicos climáticos de curto prazo (El Niño e La Niña) e os de médio prazo (Oscilação Decadal do Pacífico) ligam-se diretamente ao comportamento das águas do maior oceano da Terra.

Outro exemplo da influência dos oceanos sobre o clima é a grande seca ocorrida na Amazônia no ano de 2005, uma das maiores da história da região. Ela foi causada por um aquecimento anormal das águas do Oceano Atlântico.Os oceanos possuem uma importante carga climática
Os oceanos possuem uma importante carga climáticaPublicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.