Unidades de medidas de tempo

Habilidades: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão e a análise crítica.

SAEB Língua Portuguesa: D1 – Localizar informações explícitas em um texto / D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)

Quais são as unidades de medidas de tempo?

Você sabe como medir o tempo? Atualmente, utilizamos as unidades de medidas! Vamos conferir as principais e entender como elas funcionam!

Você sabe que durante o nosso dia a dia muitos acontecimentos ocorrem em que precisamos medir o tempo… Mas como podemos fazer isso?

  • Como podemos medir o tempo gasto de nossa casa para a escola;
  • O tempo de duração de uma aula;
  • O tempo de duração de uma partida de futebol;
  • O tempo de duração de um desenho de TV.

Esses são apenas alguns exemplos de tantos outros que ocorrem durante o nosso dia.

Como medir o tempo?

Muito antigamente, o homem para realizar as suas tarefas também precisava se orientar, mas não tinha os instrumentos que temos hoje para medir o tempo. O homem primitivo usava o sol e as estrelas como forma de orientação. Sabiam que era dia pela luz do sol e noite pelo brilho das estrelas.

Atualmente, existem vários aparelhos com essa finalidade, mas aquele que mais usamos é o relógio. Ele marca as unidades de medidas do tempo.

Unidade medida Tempo

Unidades de medidas do tempo

Para medir a duração de determinado acontecimento, escolhemos uma unidade de medida do tempo. Existem várias! São elas: os segundos, os minutos, as horas, o dia, o mês, o ano, etc. A unidade de medida de tempo adotada como padrão é o segundo. Ele é a unidade de medida ligada a duração de um fenômeno que se repete periodicamente: o dia solar.

O dia solar é o tempo que leva de um pôr do sol ao dia seguinte; ou seja, para a Terra dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo. Esse movimento em que a Terra dá em torno de seu eixo é denominado de movimento de rotação.

Medimos o tempo de acordo com as unidades e dependendo da forma em que vão acontecendo. Existem acontecimentos mais demorados que outros, por esse motivo usamos várias medidas de tempo.

  • O minuto é o tempo gasto pelo ponteiro dos segundos de um relógio dar uma volta completa no mostrador. Sendo assim, um minuto é igual a 60 segundos.
  • A hora é o tempo gasto pelo ponteiro dos minutos de um relógio para dar uma volta completa no mostrador. Sendo assim, uma hora é igual a 60 minutos. Cada minuto equivale a 60 segundos.
  • O dia é o tempo gasto pelo ponteiro das horas para dar duas voltas completas no mostrador do relógio. Um dia é igual a 24 horas. Cada hora equivale a 3600 segundos.

Você sabia que…

  • O mês comercial é o tempo de 30 dias?
  • O ano comercial é o tempo de 360 dias?
Resultado de imagem para unidades de medidas de tempo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.