“Droga, tabaco e álcool”

GARRAFA FUMADORA

“Droga, tabaco e álcool”

Elaboração de cartazes lembrando os malefícios de cada um deles.

Aproveitamos ainda para mostrar os malefícios de cada um deles.

Para concluir elaborámos cartazes lembrando os malefícios de cada um deles .

Aproveitámos ainda para mostrar, através da experiência da semana, o efeito do fumo do tabaco nos pulmões de fumadores e não fumadores.

Usámos uma garrafa com água, um cigarro e algodão.

Para concluir elaborámos cartazes lembrando os malefícios de cada um deles .

Aproveitámos ainda para mostrar, através da experiência da semana, o efeito do fumo do tabaco nos pulmões de fumadores e não fumadores.

Usámos uma garrafa com água, um cigarro e algodão.

Colocámos água em três quartos da garrafa, previamente furada, e metemos o cigarro na tampa, usando um pequeno tubo com algodão na outra extremidade. Metemos esse tubo no gargalo da garrafa. Acendemos o cigarro e depois deixamos sair a água. À medida que a água saía, a garrafa enchia-se de fumo e o cigarro consumia-se.

Quando o cigarro se apagou, fomos verificar como estava o algodão. O resultado é: amarelecido…e com um cigarro apenas.

Conclusão

O que acontece ao algodão é comparável ao que acontece aos pulmões de um fumador. Quantos mais cigarros ele consumir, mais afectados ficarão os seus pulmões e os daqueles que com ele convivem.

  São imagens que dão que pensar!!! Uma oportunidade para os fumadores que nos visitam repensarem a sua atitude com a sua e a saúde dos outros. 

Elaborámos cartazes que mostram os estragos que estes produtos podem provocar nas pessoas e nas suas vidas.

 

 

 

publicado por saladosoceanos

O cigarro e a poluição urbana, pobre pulmões.O sistema respiratório enfrenta o tempo todo, dois inimigos implacáveis: o cigarro e a poluição urbana.

Xavier Bartaburu

Chegar de avião a um lugar como São Paulo pode ser uma experiência assustadora. Uma olhada lá de cima, pela janelinha, revela uma nuvem cinza, espessa e densa pairando permanentemente sobre a cidade. Toneladas de substâncias tóxicas fazem parte da composição do ar de muitas metrópoles do mundo, invadindo pulmões e causando doenças que vão matando aos poucos. Os carros e as fábricas são os principais culpados pela poluição nos centros urbanos.

A outra grande ameaça ao sistema respiratório é o cigarro. Sua fumaça contém cerca de 4 000 substâncias diferentes, a maior parte delas nocivas, como o monóxido de carbono, o mesmo gás que sai dos escapamentos dos carros. O alcatrão irrita as vias respiratórias e destrói o tecido do pulmão, causando uma doença incurável, o enfisema. Os hidrocarbonetos estão associados ao câncer do pulmão (o cigarro é o culpado em 90% dos casos). Já a nicotina tem o efeito de contrair os vasos sangüíneos, aumentando a pressão arterial – um grave fator de risco no infarto e nos derrames.

Para onde vai a sujeira

  1. Os alvéolos são as pequenas bolsas, dentro dos pulmões, onde se produz a passagem do oxigênio para o sangue.
  2. As substâncias tóxicas do cigarro, especialmente o alcatrão, irritam as paredes dos alvéolos, estimulando a produção de uma grande quantidade de muco. Com o muco acumulado e a saída de ar dificultada, os alvéolos incham.
  3. Afinal, as suas paredes se rompem, causando o enfisema.

 

Acessório inútil

A poluição é uma séria ameaça à saúde em grandes metrópoles (ao lado, São Paulo). Em algumas delas, como na Cidade do México (foto acima), os moradores chegam a usar máscaras para se proteger. Mas esse cuidado pouco adianta. O máximo que as máscaras fazem é filtrar a poeira que está em suspensão no ar.

O tubo da morte

Conheça os venenos que saem do escapamento dos carros e o mal que eles causam.

Monóxido de carbono: dificulta a oxigenação do organismo, provoca náuseas e dor de cabeça. Agrava doenças cardíacas e afeta o sistema nervoso, causando falhas de percepção e diminuição dos reflexos. Em grandes doses, é fatal.

Hidrocarbonetos: irritam os olhos, o nariz e a pele, causam tosse e sonolência.

Óxidos nitrosos: irritam o sistema respiratório em geral, reduzindo a capacidade pulmonar. A longo prazo, podem causar enfisema e gerar substâncias cancerígenas.

Dióxido de enxofre: ataca as vias respiratórias superiores, provocando tosse, catarro e irritação das mucosas. Diminui a resistência do organismo às infecções.

Fuligem: de tamanho microscópico, são partículas de poeira e fumaça que conseguem chegar aos pulmões. No caminho, carregam outros poluentes, alguns deles cancerígenos. Provocam também alergia, asma e bronquite.

Quem sabe é super

Um dos maiores inimigos do sistema respiratório é o ar-condicionado. Quando instalado em grandes prédios comerciais , os microorganismos usam suas tubulações para viajar de um andar para outro, contaminando todo mundo.

A mais perigosa das drogas

O cigarro, glamourizado pela publicidade, é um grave problema de saúde pública. As doenças ligadas a ele causam 2,5 milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Como toda droga, ela vicia: sete em cada dez fumantes já tentaram largá-lo, sem conseguir. De acordo com o químico Linus Pauling (1901-1994), Prêmio Nobel de Química e da Paz, quem fuma tem uma expectativa de vida oito anos menor do que quem não fuma

Crie uma máquina de fumar e aponte os riscos do tabaco

 

Objetivo(s) 

Reconhecer os riscos e danos à saúde causados pelo tabagismo

Conteúdo(s) 

Material necessário 

Reportagem da Veja

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

A reportagem traz novos dados sobre o tabagismo e, por si, justifica a leitura em classe. Analise as informações e construa uma máquina de fumar. A experiência ajudará a ilustrar os malefícios do cigarro.

Monte a máquina de fumar e observe-a em ação (siga as instruções do quadro abaixo). O experimento tem forte apelo visual, pois, ao final, a água da garrafa apresentará um aspecto repugnante. Dica: use luvas para manusear o material, pois o cheiro que fica é horrível.

Pergunte o que os alunos sabem sobre a relação entre fumo e saúde. Mesmo que haja protestos contra o tema reincidente, insista. Devem surgir respostas do tipo aumento da pressão arterial e risco de câncer de pulmão. Cite ainda: câncer de bexiga, asma, isquemia, derrame e alteração da coagulação sangüínea. Algum item pode ser acrescentado à lista após a leitura de VEJA? É claro – a associação com a pílula.

Diga que a reportagem se presta para examinar o significado de achados científicos. É importante mostrar que, segundo a revista, as mulheres são mais propensas a desenvolver câncer de pulmão do que os homens.

Por conta do volume de dados divulgados pela mídia, as estatísticas acabam passando despercebidas. Ataque esse ponto. Qual a relevância de saber a evolução das mortes de mulheres vítimas de câncer de pulmão entre 1930 e 1997? Nenhuma! Publicar os números dos últimos 20 anos, sim, faz todo o sentido.

Discuta por que podemos considerar o tabagismo uma epidemia. O conceito refere-se a um grande e repentino crescimento de casos de certa doença numa população qualquer. E nem precisa ser um mal contagioso.

A questão implícita está na afirmação do oncologista Mark G. Kris. Por que aumentou o número de fumantes do sexo feminino? A causa pode ser social. Nos últimos trinta anos, as mulheres entraram com força no mercado de trabalho, sujeitando-se a tudo de bom e de ruim que ele impõe. E o tabaco, sabidamente, desencadeia um mecanismo que “acalma” o usuário.

Atividades
Sugira uma pesquisa fundamentada em entrevistas com amigos, parentes e vizinhos dos adolescentes. O objetivo é refletir sobre o que leva as pessoas a fumar. Apesar de a discussão não ser nova, ela contribui para afastar os jovens do tabagismo. Afinal, a melhor forma de sair do vício é nem entrar nele!

Criar campanhas publicitárias na escola sempre traz muita repercussão. Trabalhe em parceria com o professor de Língua Portuguesa e inclua toda a comunidade numa cruzada antifumo.

Para ir mais longe

A máquina de fumar

Você vai precisar de:

·         uma lata de leite em pó, vazia e sem tampa;

·         duas rolhas;

·         um tubo de plástico (com cerca de 10 centímetros de comprimento e 1 de diâmetro);

·         uma mangueira de borracha (com meio metro de comprimento e diâmetro igual ao do tubo);

·         uma bacia funda ou um balde; uma garrafa de vidro de boca larga (com capacidade para mais ou menos 100 centímetros cúbicos);

·         água limpa;

·         dois ou três cigarros e fósforos para acendê-los; e

·         um pedaço pequeno de câmara de ar de automóvel.
Monte a engenhoca e ponha para funcionar como indica a figura. À medida que a máquina “fuma”, a água do vidro vai escurecendo. A cor resultante vem das substâncias contidas na fumaça do cigarro. Lembre que a nicotina e o alcatrão estão entre os ingredientes mais nocivos dessa mistura. Que outras substâncias tóxicas os estudantes conseguem listar?

1. Fure a lata e cubra o buraco com o pedaço de câmara de ar, que deve ficar preso de um lado e solto do outro, formando uma lingüeta
2. O ar que passa pelo cigarro arrasta a fumaça para a água da garrafa, que vai borbulhar.

 

O cigarro e a poluição urbana, pobre pulmões.

O sistema respiratório enfrenta o tempo todo, dois inimigos implacáveis: o cigarro e a poluição urbana.

Xavier Bartaburu

Chegar de avião a um lugar como São Paulo pode ser uma experiência assustadora. Uma olhada lá de cima, pela janelinha, revela uma nuvem cinza, espessa e densa pairando permanentemente sobre a cidade. Toneladas de substâncias tóxicas fazem parte da composição do ar de muitas metrópoles do mundo, invadindo pulmões e causando doenças que vão matando aos poucos. Os carros e as fábricas são os principais culpados pela poluição nos centros urbanos.

A outra grande ameaça ao sistema respiratório é o cigarro. Sua fumaça contém cerca de 4 000 substâncias diferentes, a maior parte delas nocivas, como o monóxido de carbono, o mesmo gás que sai dos escapamentos dos carros. O alcatrão irrita as vias respiratórias e destrói o tecido do pulmão, causando uma doença incurável, o enfisema. Os hidrocarbonetos estão associados ao câncer do pulmão (o cigarro é o culpado em 90% dos casos). Já a nicotina tem o efeito de contrair os vasos sangüíneos, aumentando a pressão arterial – um grave fator de risco no infarto e nos derrames.

Para onde vai a sujeira

  1. Os alvéolos são as pequenas bolsas, dentro dos pulmões, onde se produz a passagem do oxigênio para o sangue.
  2. As substâncias tóxicas do cigarro, especialmente o alcatrão, irritam as paredes dos alvéolos, estimulando a produção de uma grande quantidade de muco. Com o muco acumulado e a saída de ar dificultada, os alvéolos incham.
  3. Afinal, as suas paredes se rompem, causando o enfisema.

 

Acessório inútil

A poluição é uma séria ameaça à saúde em grandes metrópoles (ao lado, São Paulo). Em algumas delas, como na Cidade do México (foto acima), os moradores chegam a usar máscaras para se proteger. Mas esse cuidado pouco adianta. O máximo que as máscaras fazem é filtrar a poeira que está em suspensão no ar

 

 

O tubo da morte

Conheça os venenos que saem do escapamento dos carros e o mal que eles causam.

Monóxido de carbono: dificulta a oxigenação do organismo, provoca náuseas e dor de cabeça. Agrava doenças cardíacas e afeta o sistema nervoso, causando falhas de percepção e diminuição dos reflexos. Em grandes doses, é fatal.

Hidrocarbonetos: irritam os olhos, o nariz e a pele, causam tosse e sonolência.

Óxidos nitrosos: irritam o sistema respiratório em geral, reduzindo a capacidade pulmonar. A longo prazo, podem causar enfisema e gerar substâncias cancerígenas.

Dióxido de enxofre: ataca as vias respiratórias superiores, provocando tosse, catarro e irritação das mucosas. Diminui a resistência do organismo às infecções.

Fuligem: de tamanho microscópico, são partículas de poeira e fumaça que conseguem chegar aos pulmões. No caminho, carregam outros poluentes, alguns deles cancerígenos. Provocam também alergia, asma e bronquite.

 

Quem sabe é super

Um dos maiores inimigos do sistema respiratório é o ar-condicionado. Quando instalado em grandes prédios comerciais , os microorganismos usam suas tubulações para viajar de um andar para outro, contaminando todo mundo.

 

A mais perigosa das drogas

O cigarro, glamourizado pela publicidade, é um grave problema de saúde pública. As doenças ligadas a ele causam 2,5 milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Como toda droga, ela vicia: sete em cada dez fumantes já tentaram largá-lo, sem conseguir. De acordo com o químico Linus Pauling (1901-1994), Prêmio Nobel de Química e da Paz, quem fuma tem uma expectativa de vida oito anos menor do que quem não fuma

 

Crie uma máquina de fumar e aponte os riscos do tabaco

 

Objetivo(s) 

Reconhecer os riscos e danos à saúde causados pelo tabagismo

Conteúdo(s) 

Material necessário 

Reportagem da Veja

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

A reportagem traz novos dados sobre o tabagismo e, por si, justifica a leitura em classe. Analise as informações e construa uma máquina de fumar. A experiência ajudará a ilustrar os malefícios do cigarro.

Monte a máquina de fumar e observe-a em ação (siga as instruções do quadro abaixo). O experimento tem forte apelo visual, pois, ao final, a água da garrafa apresentará um aspecto repugnante. Dica: use luvas para manusear o material, pois o cheiro que fica é horrível.

Pergunte o que os alunos sabem sobre a relação entre fumo e saúde. Mesmo que haja protestos contra o tema reincidente, insista. Devem surgir respostas do tipo aumento da pressão arterial e risco de câncer de pulmão. Cite ainda: câncer de bexiga, asma, isquemia, derrame e alteração da coagulação sangüínea. Algum item pode ser acrescentado à lista após a leitura de VEJA? É claro – a associação com a pílula.

Diga que a reportagem se presta para examinar o significado de achados científicos. É importante mostrar que, segundo a revista, as mulheres são mais propensas a desenvolver câncer de pulmão do que os homens.

Por conta do volume de dados divulgados pela mídia, as estatísticas acabam passando despercebidas. Ataque esse ponto. Qual a relevância de saber a evolução das mortes de mulheres vítimas de câncer de pulmão entre 1930 e 1997? Nenhuma! Publicar os números dos últimos 20 anos, sim, faz todo o sentido.

Discuta por que podemos considerar o tabagismo uma epidemia. O conceito refere-se a um grande e repentino crescimento de casos de certa doença numa população qualquer. E nem precisa ser um mal contagioso.

A questão implícita está na afirmação do oncologista Mark G. Kris. Por que aumentou o número de fumantes do sexo feminino? A causa pode ser social. Nos últimos trinta anos, as mulheres entraram com força no mercado de trabalho, sujeitando-se a tudo de bom e de ruim que ele impõe. E o tabaco, sabidamente, desencadeia um mecanismo que “acalma” o usuário.

Atividades
Sugira uma pesquisa fundamentada em entrevistas com amigos, parentes e vizinhos dos adolescentes. O objetivo é refletir sobre o que leva as pessoas a fumar. Apesar de a discussão não ser nova, ela contribui para afastar os jovens do tabagismo. Afinal, a melhor forma de sair do vício é nem entrar nele!

Criar campanhas publicitárias na escola sempre traz muita repercussão. Trabalhe em parceria com o professor de Língua Portuguesa e inclua toda a comunidade numa cruzada antifumo.

Para ir mais longe

A máquina de fumar

Você vai precisar de:

·         uma lata de leite em pó, vazia e sem tampa;

·         duas rolhas;

·         um tubo de plástico (com cerca de 10 centímetros de comprimento e 1 de diâmetro);

·         uma mangueira de borracha (com meio metro de comprimento e diâmetro igual ao do tubo);

·         uma bacia funda ou um balde; uma garrafa de vidro de boca larga (com capacidade para mais ou menos 100 centímetros cúbicos);

·         água limpa;

·         dois ou três cigarros e fósforos para acendê-los; e

·         um pedaço pequeno de câmara de ar de automóvel.
Monte a engenhoca e ponha para funcionar como indica a figura. À medida que a máquina “fuma”, a água do vidro vai escurecendo. A cor resultante vem das substâncias contidas na fumaça do cigarro. Lembre que a nicotina e o alcatrão estão entre os ingredientes mais nocivos dessa mistura. Que outras substâncias tóxicas os estudantes conseguem listar?

1. Fure a lata e cubra o buraco com o pedaço de câmara de ar, que deve ficar preso de um lado e solto do outro, formando uma lingüeta
2. O ar que passa pelo cigarro arrasta a fumaça para a água da garrafa, que vai borbulhar. O líquido retém as impurezas do fumo

 

 

O líquido retém as impurezas do fumo

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.