1. Determinação da Densidade de alguns Metais

1. Determinação da Densidade de alguns Metais

Neste experimento simples e introdutório o aluno terá a oportunidade de exercitar a medida de algumas grandezas com equipamentos simples de laboratório, e obter o valor de uma propriedade (densidade) de alguns metais.

 1.1               Procedimento Experimental:

  1. A) Limpe as amostras de alumínio, cobre e chumbo fornecidas no laboratório com auxílio de esponja de aço ou lixa fina, até que a superfície das peças exiba brilho metálico característico. Sempre segure as peças por um papel ou por pinça para evitar contato das mãos com a superfície.
  2. B) Pese as amostras em balança analítica e anote os valores, expressando corretamente os erros associados à medida.
  3. C) Tome uma proveta graduada de 50 ou 100 mL e preencha com água até uma marca, por exemplo (20,0 ou 50,0 mL). Acerte o menisco com auxílio de um conta-gotas. Incline a proveta e insira uma das peças metálicas com cuidado, para não espirrar líquido nas paredes ou fora do tubo. Tome cuidado para a peça não chocar com o fundo da proveta e causar danos à vidraria! Anote o novo valor em que se encontra o menisco, indicando o valor do erro associado. Repita o procedimento para as outras peças.

 1.2               Tarefa Pós-laboratório:

  1. Preencha a tabela abaixo, indicando a incerteza associada a cada medida.

Tabela 1: dados obtidos e calculados para determinação da densidade dos metais Al, Cu, Pb.

m / g Vi / mL Vf / mL Vpeça / mL d / g mL–1
Al
Cu
Pb

Compare os valores obtidos experimentalmente de densidade com os tabelados (calcule o valor de  %erro relativo) e discuta eventuais distorções.

  1. O erro associado ao valor de densidade obtido por vocês seria menor se fosse utilizado uma balança de maior precisão? Por quê?
  2. Com os dados da equipe, construa um gráfico de massa/g vs volume/mL, indicando as barras de erros associadas às medidas. Trace a melhor reta que passa pelos pontos e obtenha do coeficiente angular o valor de densidade. Compare o resultado com o obtido com o valor da literatura. Sugestão: As equipes poderão utilizar de programas como Microsoft Excel, Microcal Origin, GNUplot, etc. para construção dos gráficos e utilizar de recursos como regressão linear para obter as melhores retas. O gráfico também poderá ser construído em papel milimetrado.

 1.3               Referências Bibliográficas:

  • Lide, D.R., Handbook of Chemistry and Physics, 84a ed., CRC Press, 2003-2004, ou outra edição mais recente.
  • Kotz J.C., Treichel Jr., P., Química e reações químicas, 4ª ed., LTC Editora, Rio de Janeiro, 2002, cap. 1, p. 14 – 33.
  • Budavari, S., The Merck Index: an enciclopedia of chemicals, drugs and biologicals, Merck & Co., Rahway, N.J, 1989.
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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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