SEMINÁRIO

SEMINÁRIO

 DIA 22/11/2019

TEMA: IGUALDADE RACIAL, RESPEITO AMBIENTAL, O PASSADO SEMPRE PRESENTE

JUSTIFICATIVA:

 

Esse projeto pedagógico surge para tentar abrir uma discussão entre o passado o presente e o futuro em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada, valorizada e colocar em prática ações que possam evidenciar a ética e a cidadania.

Esse momento deve ser também, uma oportunidade de reflexão histórica principalmente por parte de setores que nesses 5 séculos se fortaleceram, em detrimento da maioria da população, ontem indígena, negra-escrava. e hoje representada por uma imensa camada de miseráveis e excluídos da “democracia” e do “Estado de Direito”.  

 

OBJETIVO:

 

Promover reflexões para os temas ambientais, respeito, justiça e igualdade racial numa perspectiva interdisciplinar despertando os alunos promovendo alternativas que mudem o cenário de desigualdades, visando a discutir as vulnerabilidades mais comuns no caminho da sustentabilidade ambiental, da educação e da igualdade racial.

 

 

METODOLOGIA:

Os alunos deverão formar um grupo de no máximo 6 pessoas, apresentar o tema escolhido  de acordo com o nível de interesse demonstrando interação e criatividade, em seguida cada membro do grupo deverá interagir com o publico levantando questões para debate e fazer a conclusão.

Esta é uma atividade multidisciplinar que busca desenvolver e aprimorar os conhecimentos dos estudantes, visando, mais que nunca, incentivar a criatividade a iniciativa intelectual e o senso crítico. As pesquisas devem ser feitas relacionando a multidisciplinaridade através da utilização de livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, Internet etc.

Acreditamos que os grupos tenham capacidade de elaborar seus próprios textos e conclusões, pois esta é a melhor forma de compreender o assunto e estar apto a responder às questões que serão levantadas por professores e estudantes no dia da apresentação. Ao buscar informações, o estudante deverá portar-se como um verdadeiro pesquisador: questionando e desmistificando a veracidade dos fatos.

 

 

 

RECURSOS MATERIAIS:

Os estudantes devem utilizar materiais os mais variados possíveis em suas apresentações, desde que estejam preparados para organizá-los e utilizá-los. Os estudantes devem procurar utilizar materiais que não agridam ao meio ambiente, preferencialmente produtos biodegradáveis ou frutos de reciclagem. Todo material utilizado pelas equipes é de responsabilidade dos estudantes, estes devendo conversar com o professor orientador acerca da melhor forma de montar a apresentação, enriquecendo-a visualmente com cartazes, vídeos, slide.

Os equipamentos reservados se forem utilizados na sala de leitura TV, Internet, Notebook e Data show

 

AVALIAÇÃO:

A apresentação tem valor de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, como uma nota de Avaliação Bimestral, nos componentes curriculares (disciplinas) elencados no projeto.

1. Elaboração dos trabalhos – (4,0 pontos) serão atribuídos durante a elaboração dos projetos e são de responsabilidade do professor orientador, podendo ser dadas notas individuais ou para a equipe. Neste quesito, leva-se em conta a participação dos estudantes. O líder do grupo dará a nota aos participantes e o grupo da nota para o líder.

2. Cartazes, montagem, desmontagem do estande, materiais utilizados e visuais da equipe

(uniforme) – (2,0 pontos) avaliados pela direção e professores. Os estudantes são observados sob os aspectos de responsabilidade e organização e esta pontuação depende do trabalho em equipe.

3. Apresentações no dia da feira – (4,0 pontos) avaliação multidisciplinar (realizada pelos professores de todas as cadeiras) as notas poderão ser dadas individualmente ou para a equipe, quando será observado o domínio do assunto abordado.

REALIZAÇÃO PODERÁ SER NA SALA DE LEITURA OU PÁTIO
 

OS GRUPOS DEVERÃO DEFINIR O TEMA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

 

PROGRAMAÇÃO PARCIAL, AGUARDANDO LIBERAÇÃO DA COORDENAÇÃO
 
7h00 – Organização do Evento

 

7h30 – Abertura do Evento

 

8h00 – Tema: Igualdade Racial Victoria Frois n° 40

………………………………….

…………………………………..

 

 

8h40 – Tema: Justiça Ambiental Nathali Stael n°8

………………………………….

…………………………………..

 

9h30 –  Intervalo
10h00 – Tema: Preconceito Racial

 

  Geovanna Oliveira n ° 11

………………………………….

…………………………………..

 

10h30 – Tema:

 

 Bruna Vitoria n° 3

………………………………….

…………………………………..

 

11h00 – Filme

O que é seminário?

No seminário, você apresenta o tema a ser discutido para uma plateia e um ou mais avaliadores. Não apresente o trabalho se você não dominar todos os tópicos propostos. Além de não conseguir passar o conteúdo de forma correta, você pode se deparar com algum questionamento do público e não saber como responder.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *