Detergentes e poluição

Detergentes e poluição

Nas indústrias se utilizam sabões nos processos, assim como em casa utilizamos para hábitos domésticos de lavagem. Esse sabão após ser utilizado cai na rede de esgoto e vai para rios e lagos, mas felizmente os resíduos de sabão sofrem decomposição pelos micro organismos existentes na água dos rios. Pode-se dizer então, que os sabões são biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente.

Já os detergentes, se acumulam no meio ambiente formando uma camada de espuma, essa impede a entrada de gás oxigênio na água.

Na água existem micro organismos produzindo enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeia carbônica linear, que é o caso dos sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas como as dos detergentes, sendo assim, eles permanecem na água sem sofrer decomposição, causando a poluição.

Polímeros e poluição

Química Ambiental – Química – Brasil Escola

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.