Macetes de fórmulas de Física

Macetes de fórmulas de Física

FÍSICA

Na hora de estudar Física, alguns macetes para ajudar a memorizar as fórmulas são bem-vindos. Todavia, tenha cuidado! Conhecer o macete sem saber o que realmente significam os termos das equações não ajuda!

Veja os macetes de Física que podem ajudar na hora de fazer provas, como o Enem:

1) Equação de Clapeyron

EquaçãoP.V = N.R.T
Macete
Por Você Nunca Rezei Tanto!

O que significam os termos da equação?

P = Pressão exercida por um gás;
V = Volume do gás;
N= Número de Mol;
= Constante universal dos gases (R = 0,082 atm.L/Mol.K);
T = Temperatura.

2) Função horária da posição para o movimento uniforme:

EquaçãoS = S0 + v.t
Macete
: Sorvete

O que significam os termos da equação?

= Posição final do móvel;
S0 = Posição inicial do móvel;
v = Velocidade;
t = Tempo.

3) Segunda lei de Newton

EquaçãoFR = M.a
Macete
Faça Mais Amor!

O que significam os termos da equação?

FR = Força resultante que atua sobre um corpo;
M = Massa do corpo;
a = Aceleração.

4) Cálculo do Peso

Equação: P = M.g
Macete: Roupas PM ou G

O que significam os termos da equação?

P = Peso;
M = Massa;
g = Gravidade.

5) Empuxo

Equação: E = d.V.g
MaceteDeVagar!

O que significam os termos da equação?

E = Empuxo;
d = Densidade do fluido;
V = Volume imerso de um corpo no fluido;
g = Aceleração da gravidade.

6) Equação dos pontos conjugados

Equação:    1    =    1    +    1   
                      F          P          P’

Macete: Uma Flor é uma Pétala mais uma Petalinha!

O que significam os termos da equação?

F = Foco do espelho esférico;
P = Distância do objeto ao espelho;
P’ = Distância da imagem ao espelho.


JúNIOR, Joab Silas da Silva. “Macetes de fórmulas de Física”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/macetes-formulas-fisica.htm.

Lista de Exercícios

Questão 1

(Unifesp) A oxigenoterapia, tratamento terapêutico com gás oxigênio, é indicada para pacientes que apresentam falta de oxigênio no sangue, tais como portadores de doenças pulmonares. O gás oxigênio usado nesse tratamento pode ser comercializado em cilindros a elevada pressão, nas condições mostradas na figura.

No cilindro, está indicado que o conteúdo corresponde a um volume de 3 m3 de oxigênio nas condições ambientes de pressão e temperatura, que podem ser consideradas como sendo 1 atm e 300 K, respectivamente.

Dado R = 0,082 atm.L.K-1.mol-1, a massa de oxigênio, em kg, armazenada no cilindro de gás representado na figura é, aproximadamente:

DADO: Massa molar do oxigênio = 16 g/mol

a) 0,98.

b) 1,56.

c) 1,95.

d) 2,92.

e) 3,90.Questão 2

Um móvel executa um movimento uniforme com velocidade igual a 72 km/h. Se esse móvel partir da posição 5 m de uma reta numerada, em quanto tempo ele chegará à posição 55 m?

a) 3,0 s

b) 3,5 s

c) 2,0 s

d) 2,5 s

EXERCÍCIOS DE FÍSICA

QUESTÃO 1

(Unifesp) A oxigenoterapia, tratamento terapêutico com gás oxigênio, é indicada para pacientes que apresentam falta de oxigênio no sangue, tais como portadores de doenças pulmonares. O gás oxigênio usado nesse tratamento pode ser comercializado em cilindros a elevada pressão, nas condições mostradas na figura.

No cilindro, está indicado que o conteúdo corresponde a um volume de 3 m3 de oxigênio nas condições ambientes de pressão e temperatura, que podem ser consideradas como sendo 1 atm e 300 K, respectivamente.

Dado R = 0,082 atm.L.K-1.mol-1, a massa de oxigênio, em kg, armazenada no cilindro de gás representado na figura é, aproximadamente:

DADO: Massa molar do oxigênio = 16 g/mol

a) 0,98.

b) 1,56.

c) 1,95.

d) 2,92.

e) 3,90.

QUESTÃO 2

Um móvel executa um movimento uniforme com velocidade igual a 72 km/h. Se esse móvel partir da posição 5 m de uma reta numerada, em quanto tempo ele chegará à posição 55 m?

a) 3,0 s

b) 3,5 s

c) 2,0 s

d) 2,5 s

e) 1,5 s

QUESTÃO 3

Um garoto puxa um carrinho de madeira que possui massa igual a 500 g. Determine a aceleração em m/s2 dada ao carrinho sabendo que a força aplicada pelo garoto é de 2 N.

a) 4

b) 3

c) 2

d) 5

e) 8

QUESTÃO 4

Qual seria o peso de um astronauta na Lua sabendo que na Terra a sua massa é de 80 kg?

DADOS: Gravidade da Lua: gLUA = 1,6 m/s2;
Gravidade da Terra: gTERRA = 10 m/s2

a) 300 N

b) 280 N

c) 200 N

d) 128 N

e) 228 N

QUESTÃO 5

Considere que um objeto em formato cúbico com 5 cm de aresta seja mergulhado em água de modo que metade de seu volume permaneça submersa. Determine o empuxo sobre esse objeto.

DADO: Gravidade da Terra: gTERRA = 10 m/s2; densidade da água: 103 kg/m3.

a) 0,625 N

b) 0,300 N

c) 0,555 N

d) 0,765 N

e) 0,100 N

QUESTÃO 6

Um objeto opaco é colocado sobre o centro de curvatura de um espelho esférico côncavo. Sabendo que o foco do espelho é de 5 cm, determine a posição da formação da imagem e o tipo de imagem formada.

a) 10 cm, virtual

b) 10 cm, real

c) 5 cm, virtual

d) 15 cm, real

e) 20 cm, real

RESPOSTAS

Questão 1

LETRA “E”

Utilizando a equação de Clapeyron (Macete: Por Você Nunca Rezei Tanto), podemos determinar a massa de oxigênio no cilindro:

P.V = N.R.T

150.20 = N . 0,082.300

3000 = N . 24,6

N ≈ 122 mol

Sabendo que a massa molar do oxigênio é de 16 g/mol e que a massa molar resulta da razão da massa pelo número de mol, temos:

M = m ÷ N

m = M . N

m = (2×16) . 122

m = 32 . 122

m = 3904 g = 3,904 kg

Questão 2

LETRA “D”

Do enunciado da questão, podemos entender:

Velocidade: 72 km/h → 72 ÷ 3,6 = 20 m/s
Posição inicial: S0 = 5m
Posição final: S = 55 m

Aplicando a equação do “SorVeTe”, temos que:

S = S0 + V.t

55 = 5 + 20.t

20.t = 55 – 5

20.t = 50

t = 50 ÷ 20 = 2,5 s

Questão 3

LETRA “A”

Utilizando a segunda lei de Newton (Faça mais amor), temos:

F = m.a

A massa deve ser utilizada em kg, portanto, 500 g = 0,5 kg:

2 = 0,5. a

a = 2 ÷ 0,5

a = 4 m/s 2

Questão 4

LETRA “D”

Sabendo que a força peso é dada pelo produto da massa pela gravidade (“só se vendem roupas pm ou g”) e que a massa de um corpo é a mesma em qualquer lugar, podemos escrever que:

PLUA = m . gLUA

PLUA = 80. 1,6

PLUA = 128 N

Questão 5

LETRA “A”

Determinação do volume do cubo:

V = a3

V = (5 cm)3

V = (5 x 10-2 m)3

V = 125 x 10-6 m3

Aplicando a equação do empuxo (Empuxo é DeVaGar), podemos escrever:

E = d . V . g

E = 103 . 62,5 x 10-6 . 10

Utilizamos apenas metade do volume porque o cubo possui metade de seu volume imersa em água.

E = 62,5 x 10 – 2

E = 0,625 N

Questão 6

LETRA “B”

Aplicando a equação dos pontos conjugados (Uma Flor é uma Pétala mais uma Petalinha):

1/F = 1/p + 1/p’

Sabendo que o centro de curvatura está em um ponto que corresponde ao dobro do valor do foco, temos:

1/5 = 1/10 + 1/p’

1/p’ = 1/5 – 1/10

1/p’ = 0,2 – 0,1

1/p’ = 0,1

p’ = 1 ÷ 0,1 = 10 cm

Com o objeto sobre o centro de curvatura, a imagem é real, igual e invertida.

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Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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