Atividades humanas já afetam 60% dos oceanos

https://i0.wp.com/socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Impactos-das-atividades-humanas-1.jpg?fit=640%2C360&ssl=1

Um estudo recente mostra que cerca de 60% dos oceanos já sofrem os impactos das atividades humanas descontroladas.

De poluição à pesca irregular e desenfreada, as atividades humanas têm um forte impacto na saúde dos oceanos da Terra.

Pela primeira vez pesquisadores avaliaram esses impactos e a velocidade com que eles aumentam, e acabaram obtendo uma triste conclusão: na última década, o impacto dos seres humanos nos oceanos quase dobrou. E pode dobrar mais uma vez na próxima década se nada for feito.

A mudança climática aquece, acidifica e eleva os mares, causa muitos impactos negativos à vida marinha. Mas esse não é o único problema, há também problemas como o da pesca comercial, a poluição do escoamento e a elevada poluição de plástico.
Variações anuais no impacto global dos seres humanos nos oceanos entre 2003 e 2013. Entre os aspectos mais marcantes: um enorme aumento de temperaturas em um período relativamente curto de tempo. (© magdal3na, Fotolia)
Regiões mais afetadas

Os pesquisadores oferecem uma visão global interessante que pode ajudar a imaginar políticas sólidas de gerenciamento sustentável. Eles revelam que a Austrália, a África Ocidental, as ilhas do Caribe Oriental e o Oriente Médio são as áreas de maior preocupação.

os ecossistemas mais ameaçados estão habitats costeiros, como manguezaisrecifes de corais ou tapetes de ervas marinhas.

40% dos oceanos já foram afetados severamente

A primeira conclusão é que o impacto das atividades humanas é maior do que se pensava anteriormente.

O mapa indica, por cor, o grau de influência das atividades humanas nos ecossistemas marinhos. (© BS Halpern ).

Os autores determinaram um indicador, entre 0 e 20, para mostrar a extensão da influência humana sobre uma pequena área. Áreas com uma classificação inferior a 1,4, que são praticamente intocadas, são mostradas em azul no mapa e representam apenas uma minúscula área. Essas áreas são em sua maioria, regiões polares.

No atlas, a cor mais comum é o laranja que possui pontuações entre 8,47 e 12. No total, em 40% dos oceanos do mundo, os ecossistemas estão gravemente ameaçados. No entanto, há áreas ainda mais afetadas, e elas são representadas no mapa pela cor vermelha, são eles o Mar do Norte, os mares da China Oriental e Meridional e o Mar de Bering.

O artigo científico foi publicado na Scientific Reports.

FONTE / Futura-Science

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.