PILHA DE BATATA


Batata produz energia na forma de corrente elétrica

Vale ressaltar que a aplicação dessa proposta prática é interessante após um trabalho de definições e explicações de conceitos básicos sobre eletroquímica e pilhas, principalmente após proporcionar aos alunos o aprendizado sobre a pilha de Daniell e a Pilha de Leclanché.

A seguir temos a proposta de montagem de uma pilha de batata:

1- Materiais necessários:

– Meia batata ou batata inteira
– 2 plaquinhas de (1cm x 3 cm), uma de cobre outra de zinco
– 2 pedaços de fio de cobre flexível comum de 30 a 40cm com crocodilos (presilhas)
– 1 multímetro ou voltímetro comum

2- Montagem da pilha de batata

Para montar uma pilha de batata basta colocar os dois eletrodos espetados na metade da batata – é importante que eles estejam distantes um do outro. Em cada uma das placas, a de zinco e a outra de cobre, posicionamos um fio elétrico com crocodilos nos dois polos do voltímetro.

Exemplo simples de montagem de uma pilha de batata
Exemplo simples de montagem de uma pilha de batata

3- Princípio de funcionamento da pilha de batata

Os fios elétricos que estão ligados à batata e ao voltímetro servem de condutores para a corrente elétrica gerada a partir da oxidação e redução que ocorrem em relação aos eletrodos de cobre e zinco. A Batata em si irá funcionar como uma ponte salina, permitindo com que íons transitem de uma placa a outra.

OBS: essa pilha não possui a capacidade de produzir uma grande diferença de potencial, por isso demonstre o seu funcionamento utilizando uma calculadora de bolso (pelo fato de esse material necessitar de pouca carga para funcionar).


Por Me. Diogo Lopes Dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.