Mãos talentosas

Determinação e esforço são parte da receita para o sucesso, mostra o filme Mãos Talentosas

Determinação e esforço são parte da receita para o sucesso, mostra o filme Mãos Talentosas

O filme Mãos Talentosas conta a história do grande neurocirurgião Bem Carson, desde sua infância até o momento em que foi considerado o melhor médico do mundo em sua especialidade.

Sim, é mais uma história de superação, baseada na vida real. É uma história que se destina a inspirar pessoas, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Ben, negro e pobre, tinha problemas na escola: além de brigas com colegas, seu rendimento escolar era preocupante. Sua mãe, uma analfabeta que criou sozinha os dois filhos na cidade americana de Detroit, procurando soluções, arrumou óculos para o pequeno e incentivou os dois a correrem atrás de seus sonhos, de seus potenciais. Estudar era uma saída.

Assim, Benjamin Solomon Carson começa a melhorar nos estudos e consegue ser aceito em uma das mais prestigiadas faculdades dos Estados Unidos: por suas notas, foi um dos três alunos que ganharam bolsa de estudos para estudar na Universidade de Yale, cidade de New Haven, Estado de Connecticut.

Saiu de lá direto para o Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, ocupando uma das duas vagas da bolsa-residência, para a qual concorriam 130 candidatos.

Nesse mesmo hospital Ben Carson chegou a ser o chefe da Neurocirurgia Pediátrica.

Mas o ponto alto da história é mesmo o grande feito de Ben: realizou a primeira operação, na história da medicina, de separação de gêmeos siameses em que os dois bebês sobreviveram.

Foram 22 horas de cirurgia, e o que garantiu seu sucesso foi o procedimento inédito que o doutor aplicou: induzindo o coração dos bebês à hipotermia e, com o coração parado, não houve perda de sangue, dando chance para a reconstrução do sistema circulatório no cérebro de cada bebê.

O doutor Ben Carson é reconhecido mundialmente, foi premiado e tudo como resultado de seu próprio esforço. As atitudes acertadas da sua mãe o ajudaram a descobrir quem ele é e onde queria chegar.

Nós escolhemos esse filme para dizer a você que um médico passa por muito estudo, muita pesquisa e muito conhecimento para poder atender, diagnosticar e prescrever tratamentos. Ele é o profissional mais indicado para cuidar da sua saúde e tirar dúvidas sobre doenças.

Mãos Talentosas – A história de Bem Carson (Gifted Hands: The Ben Carson Story, 2009), dirigido por Thomas Carter, com Cuba Gooding Jr., Kimberly Elise, Aunjanue Ellis, Alecia Hamilton, Angela Dawe.

Mãos talentosas – estratégias de estudo

O filme narra a história real do Dr Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Cresceu em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. Sua trajetória descreve o papel vital que sua mãe, uma senhora analfabeta, mas muito inteligente que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e sua crença em si mesmo. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça – uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia.

A cena apresenta Ben na faculdade a ponto de perder sua bolsa de estudos de Medicina, por conta de problemas em química. Sua namorada tenta ajudá-lo mostrando que ele deve estudar a partir do que ele tem maior habilidade: a leitura. A partir de então ele produz fichas de leitura para o estudo do conteúdo.

O trecho permite iniciar discussão com os professores e alunos a respeito de desenvolver estratégias de estudo de acordo com as habilidades do estudante, além de uma uma reflexão crítica sobre provas com conteúdo que enfatiza a memorização.

Fonte: Gifted Hands The Ben Carson Story, 2009(EUA), Direção: Thomas Carter

  • Mãos talentosas – pais e acompanhamento escolar dos filhos

    O filme narra a história real do Dr Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Cresceu em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. Sua trajetória descreve o papel vital que sua mãe, uma senhora analfabeta, mas muito inteligente que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e sua crença em si mesmo. Em 1987, o Dr….

  • Mãos talentosas – imaginação e escolha de profissão

  • Mãos talentosas – pais e incentivo à leitura

  • Mãos Talentosas – Pesquisa Escolar

  • https://www.spdm.org.br/imprensa/noticias/item/1779-determinacao-e-esforco-sao-parte-da-receita-para-o-sucesso-mostra-o-filme-maos-talentosas
  • https://www.google.com/search?q=video+aula+maos+talentosas&rlz=1C1CHBD_pt-BRBR802BR802&oq=Aula+maos&aqs=chrome.1.69i57j0l5.12922j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.