Colocando fogo no dinheiro, algodão ou papel

Colocando fogo no dinheiro, algodão ou papel

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • 50 mL de álcool isopropílico
  • 50 mL de água destilada
  • Bécker de 1 litro ou garrafa pet cortada ao meio
  • Bico de Bunsen, isqueiro ou palitos de fósforos
  • Notas de dinheiro
  • Garras ou algo que possa ser usado para segurar o dinheiro.

 

 

PROCEDIMENTO

 

No becker ou na garrafa pet, misture os 50 mL de álcool isopropílico com os 50 mL de água destilada.

 

Mergulhe a cédula na mistura, tomando cuidado para segurá-la com algo que evite o contato direto com sua pele, já que você irá atear fogo.

Balance a cédula para retirar o excesso do líquido.

Usando o isqueiro ou fósforo, coloque fogo na cédula.

 

 

O QUE ACONTECEU?

 

O papel pegou fogo, mas não se queimou… Qual é a explicação para isso?

 

EXPLICAÇÃO

 

Ao atear fogo na mistura de álcool isopropílico e água, o álcool entra em combustão, com liberação de calor, ou seja, é uma reação exotérmica. Durante a combustão do álcool, a água absorve parte do calor liberado, sendo assim o calor restante não é suficiente para que a cédula se queime.

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ÁLCOOL ETÍLICO E ÁLCOOL ISOPROPILICO? POSSO USAR O ÁLCOOL ETÍLICO NESSE EXPERIMENTO?

 

O álcool etílico ou etanol (C2H6O) é o principal biocombustível do nosso país. Ele é obtido através da cana-de-açúcar e é usado como combustível em automóveis e na fabricação de bebidas alcoólicas. Ele é composto por 96% de álcool para 4% de água.

O álcool isopropílico, isopropanol ou 2-propanol, é 2 a 3 vezes mais tóxico que o etanol e é  usado na limpeza de componentes eletrônicos devido a sua composição que é 99% de álcool para 1% de água e sua pureza.

No nosso experimento usamos o álcool isopropílico, na quantidade de 50 mL para 50 mL. Através de várias pesquisas, não foram verificados nenhum motivo para não se utilizar o álcool etílico. Só que para este ser usado, alguns cálculos terão que ser feitos para se chegar à quantidade certa de água a ser adicionada, já que o álcool etílico tem mais água em sua composição que o álcool isopropílico.

 

REFERENCIAS

www.qmc.ufsc.br

www.pontociencia.org.br

www.brasilescola.com.br

www.forumpcs.com.br

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *