Atividade 1 Composição da Atmosfera 3° Série

Atividade 1            

 

Composição da Atmosfera

 

  1. Em que região da atmosfera há a maior concentração dos gases que a compõem?

 

 

  1. Quais são os recursos que podem ser obtidos da atmosfera terrestre?

 

 

  1. Qual é a importância do efeito estufa para a vida em nosso planeta e qual é sua relação com o aquecimento global?

 

 

 

  1. Por que a pressão atmosférica aumenta com a altitude?

 

 

  1. Como é possível a separação dos gases que compõem a atmosfera?

 

 

  1. Em uma torre de destilação fracionada do ar, o nitrogênio deve ser obtido em um prato situado acima do prato que sai o oxigênio. Porquê?

 

 

  1. Quando você quer abrir um frasco fechado a vácuo (espaço com pouca matéria), muitas vezes é obrigado a esquentar o recipiente para abri-lo facilmente. Qual é a razão de tal procedimento?

 

 

  1. Quando se desce a serra para ir de São Paulo a Santos, é comum sentir a orelha “tapada”. Por que isso acontece?

 

  1. Com relação à questão anterior, pode-se resolver o problema da “orelha tapada” ao abrir a boca em um grande bocejo. Explique por que o problema pode ser resolvido dessa forma.

 

10. O modelo cinético molecular pode ser estendido a outros estados físicos, levando-se em conta as                 interações entre as partículas. Utilizando o modelo cinético molecular e o conceito de temperatura, explique o que ocorre com as moléculas em um líquido durante seu aquecimento até a ebulição?

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *