Preparação do Sistema de Titulação:

Preparação do Sistema de Titulação:
Parte 1 – Construção de um equipamento de micro-titulação:
Inicialmente, o professor deve instruir os educandos no processo de confecção
de um sistema que será utilizado para realizar um procedimento de titulação ácidobase.
A primeira etapa da confecção consiste em utilizar a chave de fenda para fi xar
dois suportes em formato de L, na base de madeira. Utilize um lápis para marcar os
suportes a uma distância igual ao diâmetro do cano de PVC.
Figura 76. Fixando os Suportes L na base de madeira.
A seguir, deve-se inserir o cano de PVC verticalmente entre os suportes e prender
utilizando a chave de fenda dois dos parafusos de cada um dos lados, para evitar que
o cano venha a rodar e cair sobre a base de madeira.
Figura 77. Fixando o Cano de PVC nos Suportes em formato L.
Então, fi xamos o parafuso com cabeça de argola na extremidade superior do
cano de PVC, como mostra a fi gura abaixo:
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Figura 78. Fixando o Parafuso Argola no Cano de PVC.
Esta argola deve permitir a inserção da seringa de vidro em seu interior, porém
deve ser ajustada para fi xar a seringa a uma altura relativamente confortável para a
observação do processo de titulação.
Parte 2 – Preparação da solução ácida (A amostra a ser titulada):
Utilizar a proveta para medir cerca de 5 mL de vinagre incolor comercial, e
transferir para um dos pequenos copos de vidro.
Figura 79. Transferindo o Vinagre para o Copo.
Adicionar algumas gotas de fenolftaleína no interior deste copo e debater com os
educandos que esta substância é incolor em meio ácido, mas a alcalinização do meio
transforma sua estrutura química e a substância passará a conferir uma coloração
rósea em meio básico.


Parte 3 – Preparação da solução básica

(O Titulante):
Utilizando a balança portátil, pesar 0,2 gramas de hidróxido de sódio (NaOH).
Transferir para o outro copo de vidro e adicionar 10 mL de H2O.
Figura 80. Preparando a Solução Básica de Titulante.
Transferir os 10 mL de solução do titulante para a seringa de vidro. Em seguida,
posicionar a seringa no interior da argola fi xada ao cano. Posicionando o copo
contendo a mistura de ácido acético e a fenolftaleína, diretamente abaixo da seringa,
completamos a montagem do sistema de titulação.
Execução da prática de micro-titulação ácido-base:
Organizar os detalhes para o início da titulação. Ressaltar aos educandos que a
pressão exercida na seringa deve ser precisamente controlada de modo que a cada
volume de titulante transferido seja possível observar criteriosamente os aspectos da
cor do titulado.
Figura 81. Sistema de Titulação em Microescala Completo – Logo Após o Ponto de Viragem.
Atenção: Não utilizar seringas plásticas para realizar este experimento.
Esta prática titulométrica proposta é baseada na utilização da seringa como uma
bureta, onde os educandos deverão controlar bem a taxa de transferência da solução
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básica (titulante) para o interior do copo de vidro contendo a solução ácida (amostra).
O trabalho deve ser realizado por equipes com três ou quatro integrantes, os
quais deverão fi car responsáveis por:
• Adicionar lentamente o titulante na amostra;
• Registrar precisamente as características da mistura durante a titulação;
• Identifi car precisamente o ponto de viragem;
• Registrar precisamente o volume de titulante transferido até que se atinja
um pH próximo do neutro, ou seja, quando a mistura no titulado manifestar
uma cor levemente rósea.
Os educandos deverão esquematizar corretamente as reações químicas de
ionização e de neutralização, devendo prestar atenção nas situações em que ocorrem
equilíbrios; atribuir a nomenclatura correta aos compostos; saber representar os tipos
de ligações químicas que ocorrem nas substâncias e as geometrias dos compostos.
Determinação da porcentagem de ácido acético no vinagre:
Experimentalmente, o ponto de viragem deve ser atingido quando cerca de 8 mL
da solução titulante for inserido na amostra ácida.
0,2 g NaOH 10 mL titulante
X 8 mL titulante
10 X = 0,2 x 8
X = 0,16 g de NaOH
Assim, sabendo-se que a massa molar do NaOH é de 40 g/Mol, temos que:
nNaOH = 0,16g / 40 g/Mol
nNaOH = 0,004 mol de NaOH
Esta quatidade corresponde a mesma quantidade de moles de ácido acético
contidos nos 5 mL de vinagre comercial, uma vez que a reação tem estequiometria de
1:1
NaOH(aq) + CH3
COOH(aq) CH3
COO-
(aq) + Na+
(aq) + H2
O(l)
Assim, como:
1 mol CH3
COOH = 60 g/Mol
Então , 0,004 moles de ácido acético = 0,24 g
A densidade do ácido acético é aproximadamente D = 1,1 g/mL, logo:
Experimentos de Química para Turmas de Ensino Médio 77
D = m/V V = m/ D
V = 0,24 g / 1,1 g/mL
V = 0,218 mL
Assim, dos 5 mL de vinagre comercial, 0,218 mL correspondem apenas ao ácido
acético:
5 ml 100 %
0,218 mL y
5y = 21,8
y = 21,8 / 5
y ~ 4,4 %
Então, eststima-se que o teor de ácido acético no vinagre comercial fl ute próximo
de 4 a 5%.
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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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