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Plano da Eletiva
Titulo CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Professor Benivaldo
Ementa
Cidadania e direitos humanos são temas que estão presentes cada vez mais em nosso dia a dia. Por direitos humanos entendemos como os direitos de todos ao reconhecimento da dignidade intrínseca do ser, independentemente de qualquer julgamento moral ou de condição racial, étnica, social, econômica, política, sexual, religiosa ou educacional, como observa Nanci Cardia (1995, p.5), e por isso, são entendidos como direitos universais. Já a palavra cidadania pode ter diversos usos. Os gregos que a utilizavam como o direito coletivo, passando pelo direito internacional, em que tem relação com a nacionalidade, até a visão liberal que acredita em individualização da cidadania dentro das esferas pública e privada.
Justificativa
Desenvolver no educando a consciência de seus direitos e deveres como fatores de aprimoramento da cidadania necessária ao processo de transformação nas relações sociais. Um dos pontos altos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é o reconhecimento da importância dos valores na educação escolar. Para isso, a LDB assinala que o fim último da educação é a formação da cidadania, que deve estar incorporada nas finalidades da Educação Básica, com princípios e valores fundamentais que dão um tratamento novo e transversal ao currículo escolar. O art. 2º da LDB diz que a educação em valores dá sentido e é o fim da educação escolar, já que, junto com a aquisição de conhecimentos, competências e habilidades, faz-se necessária a formação de valores básicos para a vida e para a convivência, as bases para uma educação plena, que integra os cidadãos em uma sociedade plural e democrática. (BRASIL, 1996, p.21). Roseau (apud Cicília Krohling Peruzzo, 2002, p.03) salienta que “A cidadania é vista como um direito coletivo, que favorecendo o desenvolvimento da individualidade, pressupõe a ação política e sua socialização, e tendo como suporte uma legislação que procura levar em conta os princípios de igualdade e de liberdade” e, implica não só em direitos do indivíduo, mas também seus deveres na sociedade. Segundo Resende, (1992, p.67), devemos “despertar os brasileiros para a cidadania; educá-los para praticarem-na com naturalidade e constância”. Afirma ainda que a cidadania “é para ser praticada todos os dias em todos os lugares, em diferentes situações, com variadas finalidades”.
Objetivos
Proporcionar reflexões sobre conceitos de cidadania e direitos humanos com os alunos Desenvolver nos educandos a consciência de seus direitos e deveres como fatores de aprimoramento da cidadania necessária ao processo de transformação nas relações sociais. Coletar informações junto à comunidade escolar sobre a forma como compreende os direitos e os deveres, como subsídio para elaboração da proposta de intervenção.Sensibilizar a comunidade escolar para que perceba e respeite os direitos de deveres necessários ao exercício da cidadania.
Competências e Habilidades desenvolvidas
Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico- -científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade, a autonomia, o senso crítico e a ética, propondo idéias e ações que contribuam para a transformação espacial, ambiental, social e cultural de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração,simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão. Habilidade da BNCC (EF05H904) Associara noção de respeito as diferenças à pluralidade e aos direitos humanos diversidade
Metodologia
Coletar informações junto à comunidade escolar sobre a forma como compreende os direitos e os deveres, como subsídio para elaboração da proposta de intervenção. A parte fundamental é a pesquisa o questionamento, onde se espera através de análise e discussão das respostas obtidas, novos rumos e possibilidades de entendimento da realidade escolar, visando à construção e exercício da cidadania
Recursos didáticos
Sala de Vídeos, Sala de informática, Computadores, Internet,
Culminância
Como culminância os estudantes compartilharão o resultado concreto de seu trabalho na Eletiva com o restante da comunidade escolar. Apresentando o projeto elaborado pelo grupo através de slides, vídeos, experimentos.
Avaliação
É feito autoavaliação, reconhecendo cada estudante como único, igualmente integrante de uma cultura, origem e estrutura familiar singular. Assim, se entende que o papel do docente, da comunidade escolar e dos estudantes é apoiar que cada indivíduo se descubra e se conheça, a partir da interação com os outros, com os diferentes. E, essa mesma descoberta é o que motiva o próprio desejo de aprendizagem. Apresentação do projeto elaborado pelo grupo slides, vídeos, experimentos a execução e culminância.
Cronograma semestral
04/02- Detalhamento dos temas e metodologias a serem usadas em aula.
11/03- Apresentação da Eletiva e dos integrantes; (Roda de conversa sobre as eletivas e expectativas de trabalho).
18/03- Coleta de dados sobre o tema pesquisado pelos estudantes por meio de pesquisa na Sala de Informática
Referências
Links para textos, vídeos e outros conteúdos que embasem a criação da Eletiva.