Trilha Química

Trilha Química

INTRODUÇÃO: O método de ensino baseado nos jogos, denominado lúdico-pedagógico, consiste em conciliar o conteúdo escolar com jogos adaptados para tal fim. Muitos educadores utilizam os jogos nas escolas, mas poucos conciliam o conteúdo com os jogos. Utilizam os jogos com a finalidade de divertimento ou com a finalidade de desenvolvimento das habilidades cognitivas e de interação social, segundo Silva (2007).
Os jogos didáticos podem ser empregados em uma variedade de propósitos, dentro do contexto de aprendizado. Ativando o pensamento e a memória, além de oportunizar a expansão das emoções e da criatividade dos alunos. Enriquecendo as visões de mundo e as trocas de experiências entre eles. Tendo em vista, que cada indivíduo não é dotado do mesmo conjunto de competências, por isso, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner (1985). No entanto, não devem ser usados como um único meio de ensino, mas como ferramenta complementar do ensino-aprendizado.
Segundo Piaget (1978), o conhecimento é um processo que se resulta da interação entre o organismo e o seu meio. Nesta perspectiva, o presente trabalho lançou mão de uma atividade lúdica, a qual foi empregada como uma metodologia alternativa para se fazer uma abordagem dinâmica e interativa. Para tanto, utilizou-se de conteúdos químicos para a criação dos jogos, mediando os conhecimentos através do mesmo, afim de que estes possam ser reelaborados de forma rica e prazerosa.

1. ESTRUTURA

A trilha química é um jogo de perguntas e respostas. Pode ser utilizado para revisar conteúdos já trabalhados com os alunos. O professor deve estruturar algumas questões mais acessíveis denominadas perguntas e questões com um grau de dificuldade maior, que são denominadas problemas. O jogo segue uma trilha através de um tablado composto por cartas coloridas. Cada cor representa uma pergunta que deve ser feita por um chefe de equipe. O chefe de equipe deve ter em sua posse todas as questões com as respectivas respostas, para que ele possa fazer a pergunta e julgar a resposta. As questões são escritas em fichas também coloridas, pois a pergunta será feita de acordo com a cor em que o jogador tiver parado no tablado. O jogo é composto por 20 fichas com perguntas distribuídas em 5 cores diferentes e 10 fichas com as questões/ problema.

2. OBJETIVO

Revisar conteúdos já desenvolvidos na sala de aula.

3. CONTEÚDOS

Química orgânica ou qualquer conteúdo que possa ser organizado na forma de perguntas e respostas.

4. NÚMERO DE JOGADORES

Três jogadores sendo um chefe de equipe.

5. TEMPO MÉDIO DO JOGO

50 minutos.

6. REGRAS

  • Cada jogador, na sua vez, joga o dado e anda com seu marcador o número de casas indicado. Quando parar em uma casa “problema”, retira um cartão-problema e quando parar numa casa colorida, retira um cartão pergunta da cor correspondente.
  • O cartão retirado deve ser lido em voz alta e respondido. O chefe da equipe julga o certo ou errado da resposta e quando alguém errar não deve dizer qual a resposta correta.
  • Se a resposta a um cartão-pergunta for considerada correta, o cartão é retirado do jogo e o jogador avança duas casas e aguarda novamente sua vez de jogar. Se a resposta for considerada errada, o cartão-pergunta retorna para o maço correspondente e o jogador retrocede duas casas e aguarda novamente sua vez de jogar.
  • Se a resposta do cartão problema for considerada correta, o cartão é retirado do jogo e o jogador avança cinco casas e aguarda novamente sua vez de jogar. Se a resposta for considerada errada, o cartão retorna para o maço de cartões-problemas e o jogador retrocede cinco casas e aguarda nova vez de jogar.
  • Quando um dos maços de cartões terminarem, os cartões retirados voltam para o jogo.
  • Ganha o jogo quem chegar primeiro a última carta. Os demais jogadores continuam jogando até chegar a última casa, assim determinando quem ocupará o 2, 3, e 4 lugar.

7. SUGESTÕES

Ao final do jogo o professor pode solicitar que os alunos anotem, em seu caderno, todas as questões que fizeram parte do jogo. Anotando as questões o aluno terá um resumo do conteúdo revisado.

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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