Determinação da Acidez do vinagre

Neste experimento, determinou-se a acidez, ou seja, o teor de ácido acético presente no vinagre. Encontrou-se, com esse experimento, um teor de 4,2 % de ácido acético na amostra de vinagre, o que aponta uma pequena margem de erro, jáque o teor de ácido acético dado no rótulo do vinagre era de 4 %.

INTRODUÇÃO

O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas,particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, micro organismos da espécie Microderma aceti  transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação,o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de“vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CHCOOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio com normalidade próxima de 0,1 N e molaridade próxima de 0,1 M, conhecida com três casas decimais.

Usa-se uma solução de fenolftaleínacomo indicador, a fim de ser ver o fim da reação. (OLIVEIRA, 2003) A análise volumétrica refere-se a todo procedimento em que se mede o volume de um reagente usado para reagir com um analito (HARRIS, 2005). A adição gradativa de uma solução de um reagente à solução de outro, até que a solução esteja completa, é chamada de titulação.As reações de neutralização são importantes no procedimento de titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido. (RUSSEL, 2006)Quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o analíto, ocorre o ponto de equivalência, ou ponto de viragem. Ao ocorrer uma mudança súbita de uma propriedade física da solução, dizemos que esse é o ponto final da titulação, e a diferença entre o ponto de viragem e o ponto final é o chamado erro de titulação.

 

Essa mudança só é percebida com o auxílio de um indicador, que deve ser acrescentado ao ácido. Um indicador é um composto com uma propriedade física (normalmente a cor) que muda abruptamente quando próximo ao ponto de equivalência. A mudança é causada pelo desaparecimento do analíto ou pelo aquecimento do excesso de titulante. (HARRIS, 2005). Quando essa mudança ocorre,a titulação se concluiu por completo.O objetivo deste experimento é determinar a porcentagem de ácido acético que existe no vinagre, ou seja, determinar o seu teor de acidez, realizando uma titulação de um ácido forte com uma base fraca, e comparar o resultado com o teor de acidez que está descrito  no rótulo de vinagre.

 

MATERIAIS     REAGENTES

Suporte universal

Garras para o suporte universal

Bureta

Erlenmeyer 

Pipeta 

Béquer 

Balão volumétrico 

Bastão de vidro 

Solução de fenolftaleína 

Água Destilada 

Solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) –0,093 M Vinagre – 4 % de ácido acético

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiro pipetou-se um volume de 10 mL de vinagre e passou-se esse volume para um balão volumétrico. Completou-se esse balão volumétrico com água destilada e, feito isso, pipetou-se 25 mL da solução de vinagre com água e passou se o volume para um erlenmeyer.

Depois disso, com o auxílio de um béquer, mediu-se 40 mL de água destilada, e transferiu-se esse volume para o béquer em que estava a solução de vinagre com água.

Feito isso, preparou-se a bureta, colocando-a no suporte universal e depois encheu-se a bureta de solução de hidróxido de sódio.

Na realização da titulação, colocou-se duas gotas de fenolftaleína no erlenmeyer, e assim começou-se a titulação. Foi deixado cair gota a gota de solução de hidróxido de sódio na solução de vinagre, até que a solução ácida atinja o ponto de viragem e a solução mude de cor. Realizou-se esse experimento em triplicata.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Anotou-se o volume de solução de hidróxido de sódio usado em cada uma das três amostras, e com esses valores, põde-se calcular o teor de acidez, ou seja,a porcentagem de ácido acético presente no vinagre, e os valores encontrados foram registrados na tabela 2.

 

Tabela 2:

 

Análise das amostras de vinagre: massa, volume de NaOH usado e o teor de acidez encontrado.

Amostras Massa (g)Volume (NaOH)Acidez (%)1230,105 g0,105 g0,105 g18,8 mL18,8 mL18,8 mL4,2 %4,2 %4,2%Acidez Média4,2 %

Durante a realização do experimento, ocorreu uma reação ácido-base, na qual o resultado é sempre sal e água (HO). a experiência foi feita em triplicata para se ter uma melhor análise do vinagre, e a partir das três amostras, pôde-se calcular a acidez do vinagre, fazendo uma relação diretamente proporcional entre o volume e a massa das amostras.

No rótulo constava que a acidez (o teor de ácido acético) do vinagre é de 4 %.

Feitas as análises, e também todos os cálculos, encontrou-se uma acidez de 4,2 %,o qual apresentou uma pequena margem de erro, que pode ter sido causada por um erro na medição do vinagre antes de o mesmo ser diluído.

 

CONCLUSÃO

Portanto, encontrou-se no experimento uma porcentagem de ácido acético de4,2 %, que apresentou uma pequena margem de erro com relação ao que estava no rótulo, talvez pelo fato de que tenha havido um pequeno erro nas medições.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.