MANUAL de INSTRUÇÕES

MANUAL de INSTRUÇÕES para participantes de Feiras de Ciência

Um Projeto para Feira de Ciência é uma atividade extracurricular que consiste em investigar um tema específico, obter resultados e apresentá-los em um evento aberto ao público. Em todo o decorrer da atividade, procura-se seguir a metodologia usual de um pesquisador, mesmo quando o tema não é de todo original.

Nesse Manual, vamos explicar em que consiste um Projeto para Feira de Ciência. Vamos, também, dar algumas dicas de como desenvolver um bom Projeto e como apresentá-lo ao público e aos avaliadores da Feira.

Quem já participou de uma Feira de Ciências sabe como é o clima: muita gente reunida, troca de idéias, excitação e nervosismo, além, é claro, da busca por um bom desempenho.

Como deve ser um Projeto para  Feira de Ciência

Um Projeto para Feira de Ciência envolve várias habilidades e pode ser uma experiência importante no processo de aprendizagem dos participantes.

O objetivo central do Projeto consiste em estudar um problema (científico, social, educacional ou tecnológico) usando o que se conhece como o “Método Científico”.

Para obter bons resultados em um Projeto para Feira de Ciência não basta coletar dados, nem apenas demonstrar um fenômeno conhecido.

Também não basta juntar informações na internet e reproduzi-las no estande da Feira.

Por exemplo, na internet você encontra muitas instruções para montar um robô, fazer um microscópio com seu celular, construir motores, e assim por diante. Embora esses temas possam ser interessantes, não se constituem, necessariamente, material para um bom Projeto de Feira de Ciência.

Em um bom Projeto você deve, de preferência, usar seu senso de investigador científico, e não apenas reproduzir o que já foi feito por outras pessoas.

O Método Científico

O Método Científico inclui os seguintes elementos:

Tema (ou Problema) que será o objeto de sua investigação.

Hipótese para a solução do Problema ou alcançar o objetivo do Projeto.

Pesquisa e Procedimento: são as tarefas de recolher as informações sobre o Tema, classificar essas informações, discutir com a equipe e com outras pessoas que possam ser úteis e, finalmente, formular uma resposta à questão inicial.

Experimento: Nessa fase, você e sua equipe desenvolvem os procedimentos sugeridos pela pesquisa, coleta dados e testa sua hipótese. Em geral, é a parte mais demorada e trabalhosa do Projeto. Os experimentos exigem cuidados e costumam exigir várias repetições para que as observações sejam confiáveis.

Análise e Conclusão: Nesse estágio, você e sua equipe analisam os dados que obtiveram e formulam uma solução para o problema.

Veja, a seguir, dois exemplos para ilustrar o uso do Método Científico em Projetos de Feiras de Ciência.

EXEMPLO 1:

Tema: Como melhorar o conforto térmico em uma casa cearense.

Hipótese: o conforto térmico de uma casa cearense pode ser melhorado com o uso de isolamento eficiente e com a escolha correta dos materiais e das tintas usadas. Pode, também, depender da orientação das portas e janelas e do escoamento do ar pelos cômodos.

Pesquisa: Procurar informações sobre conforto térmico em residências na internet e em livros. Consultar engenheiros e arquitetos.

Experimento: Examinar vários apartamentos e casas com situações diversas de orientação e de uso dos materiais de construção. Usar instrumentos para medir a temperatura nas áreas da casa e registrar o escoamento do ar em horas diversas. Se possível, repetir essas observações ao longo de vários meses para ver a influência da posição do Sol.

Faça esquemas, desenhos e gráficos ilustrando essas observações.

Análise: Tirar conclusões específicas de cada caso relatando onde o conforto térmico foi alcançado ou não e as razões para isso. Dar sugestões para a obtenção de conforto térmico residencial, baseadas em suas observações.

EXEMPLO 2:

Tema: Investigar a relação entre a música e a matemática.

Hipótese: As escalas musicais mais comuns e que dão mais prazer aos ouvidos são baseadas em relações numéricas bem definidas.

Pesquisa: coletar informações em livros e na internet sobre escalas musicais. Consultar músicos profissionais e professores de música.

Experimento: Investigar os sons das cordas de um violão. Medir as posições dos trastes e procurar relações numéricas entre essas posições. Se possível, examinar a forma das ondas sonoras em um osciloscópio ou computador. Fazer o mesmo com um instrumento de sopro, como a flauta.

Análise: juntar os dados físicos das observações e mostrar que existem relações matemáticas bem definidas na formação dessas escalas.

O Caderno de Campo

O Caderno de Campo (ou de Laboratório) é um elemento essencial do trabalho da equipe. Nele, são registrados TODOS os passos, ideias, anotações, esboços, dados obtidos, resultados e conclusões referentes ao Projeto da equipe. Quanto mais detalhe, melhor. Cada página deve conter a data e hora das anotações.

O Caderno de Campo será exibido em seu estande e examinado pela Comissão Julgadora. Não tente corrigir erros no Caderno de Campo. Também não é de bom alvitre passá-lo a limpo em outro caderno. Os percalços e dificuldades de um trabalho de pesquisa são importantes e devem ser registrados da forma que aconteceram.

A Apresentação

A pesquisa é a parte mais importante de seu trabalho, mas, uma Feira de Ciências tem um lado de espetáculo. A apreciação de um bom trabalho científico pode ser prejudicada se ele for mal apresentado no estande da Feira.  Vale a pena preparar e ensaiar bem sua apresentação para coroar seu esforço de pesquisador com uma boa acolhida do público e dos avaliadores.

Dicas para a apresentação do Projeto

Veja algumas dicas sobre formas recomendáveis ou não recomendáveis de apresentar um Projeto durante a Feira de Ciências.

RECOMENDADO:

(figura com dois apresentadores) Boa tarde, nós somos da Escola Ivone da Silva de oliveira e vamos mostrar nosso trabalho sobre bolhas de sabão.

NÃO RECOMENDADO:

(figura com dois apresentadores)

Bom dia, eu sou o Júnior.

Bom dia, eu sou a Martinha.

DICA DO ANGATURIM:

O nome dos apresentadores já está no banner. Um dos apresentadores pode ir direto ao assunto.

RECOMENDADO:

(figura com apresentador falando ao visitante)

O apresentador deve falar direto ao visitante, com naturalidade.

NÃO RECOMENDADO:

(figura com apresentador lendo o texto do banner)

O apresentador fica lendo o texto do banner sem olhar o visitante.

DICA DO ANGATURIM:

O visitante sabe ler. Aproveite seu tempo para salientar o que é importante em seu Projeto.

RECOMENDADO:

(figura com um apresentador falando ao visitante e o outro mostrando o experimento)

As tarefas podem ser divididas no estande. Por exemplo, o apresentador mais fluente fala e o outro mostra o material do Projeto.

NÃO RECOMENDADO:

(figura com os apresentadores alternando as apresentações)

Ficar passando a fala de um para o outro, de forma decorada.

DICA DO ANGATURIM:

Seja natural e não apresente o texto como se fosse um robot.

RECOMENDADO:

(figura com o apresentador fazendo o experimento funcionar)

Mostre apenas algo que funcione.

NÃO RECOMENDADO:

(figura com o apresentador tendo dificuldades de fazer o experimento funcionar)

DICA DO ANGATURIM:

Prepare bem seu experimento para que ele não tenha defeitos na hora da apresentação.

RECOMENDADO:

Quando finalizar sua apresentação pergunte se o visitante tem alguma dúvida. Informe também sobre um possível prosseguimento do trabalho.

NÃO RECOMENDADO:

Parar de falar e ficar esperando a reação do visitante.

DICA DO ANGATURIM:

Saliente a importância de seu trabalho e deixe claro que ele pode ter desdobramentos.

Peça a ajuda de seu professor

Todo Projeto de Feira de Ciência requer a orientação de uma professora ou professor. Cabe a ela (ou ele) orientar a equipe sobre a viabilidade do Projeto e dar sugestões para que ele se desenvolva com qualidade. Procure uma orientação que una entusiasmo e competência, pois quem vai ser julgado é você e sua equipe.

Durante a apresentação, principalmente quando for para a Comissão Avaliadora, saliente o trabalho de sua orientadora (ou orientador) e esclareça como essa ajuda foi fundamental para eu trabalho.

TEMAS INTERESSANTES

Qualquer tema pode ser interessante, desde que seja bem trabalhado. Mas, alguns são mais apropriados para apresentações em Feira de Ciência que outros.

A página da Seara da Ciência (www.seara.ufc.br) tem mais de 100 sugestões de temas excelentes que você pode consultar. A internet é um grande manancial de boas sugestões.

O ideal, no entanto, é que você e sua equipe se esforcem para escolher um tema inteiramente novo, fora das listas da internet, embora isso não seja muito fácil. De qualquer forma, mesmo se o tema for bem conhecido, é sempre possível inovar e achar um tratamento diferente dos que já foram usados por outros. Use sua criatividade.

TEMAS NÃO RECOMENDADOS

Alguns temas não são recomendáveis por várias razões. Por exemplo, o experimento pode ser perigoso, ou muito complexo, pode causar algum desagrado aos visitantes, etc. Evite, por exemplo, usar eletricidade com risco de causar um choque nos visitantes. Evite, também, temas muito batidos. Certos temas, apesar de interessantes, já foram objeto de inúmeras apresentações em Feiras de Ciência. Isso torna ainda mais difícil seu trabalho, pois a Comissão vai compará-lo com outros que viu anteriormente e você pode ser prejudicado.

Exemplos de temas já muito visitados são:

Compostagem. Drogas na escola. Cearencês. Bullying. Usina hidroelétrica. Robô de seringa. Bobina de Tesla.

Esses são temas válidos e até relevantes, mas já foram usados tantas vezes que vai ser difícil achar alguma coisa nova para dizer sobre eles. Consulte seu professor ou professora – também seus colegas com maior experiência – pois uma escolha errada do tema pode prejudicar todo o esforço de sua equipe.

Como impressionar a Comissão

Uma apresentação na Feira de Ciências, além de fazer parte de um longo projeto científico, também tem seu lado de competição. Portanto, vale a pena usar alguns truques honestos para influenciar positivamente os membros da Comissão Julgadora.

Veja alguns deles:

– Mostre entusiasmo e confiança em seu trabalho. Ninguém conhece tão bem seu projeto quanto você e sua equipe.

– Vista-se adequadamente. Afinal, você está representando sua escola e sua família. Não precisa nada muito caro, apenas limpo e confortável.

– Pergunte o nome dos avaliadores e chame-os pelo nome, respeitosamente.

– Quando um avaliador fizer alguma sugestão, anote em uma caderneta.

– Responda as perguntas que souber responder. Se ninguém da equipe souber responder uma pergunta do visitante ou do avaliador, é melhor admitir que não sabe a resposta. Embromar nunca é uma boa pedida. Também é bom pedir a quem pergunta qual é a resposta e anotar essa resposta na caderneta.

– Seja simpático, mas não engraçadinho. Bom humor não significa deboche.

– Tem equipe que leva presentinhos para os avaliadores. Isso não é reprovável, mas o presente tem que ter alguma relação com o projeto.

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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