SOBE-E-DESCE QUÍMICO.

SOBE-E-DESCE QUÍMICO.

 ObjetivoObservar a mudança de densidade de um material poroso após a ação de um antiácido em água.
Descrição
A naftalina, quimicamente designada de naftaleno, é um hidrocarboneto aromático cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicos condensados.
Apresenta a fórmula molecular C10H8. É uma substância cristalina branca, em forma de lâminas, volátil, com odor característico das esferas antitraça, e que arde com chama luminosa.

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um composto cristalino de cor branca, muito solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino. Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago.

Também é muito usado nas receitas de culinária como fermento químico, para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno. A forma anihidríca do composto usa-se para absorver umidade e odores.

Material
1 béquer ou copo transparente;
Água;
Comprimido antiácido efervescente;
Naftalina.

Procedimento

Coloque água no copo até cerca de 2/3 do seu volume.Coloque uma bolinha de naftalina na água e observe( evite tocar a naftalina com as mãos pois a mesma é tóxica).Adicione o comprimido antiácido e observe o que ocorre com o material que você colocou na água.

Análise
A bolinha de naftaleno afunda no copo contendo água pois tem uma densidade maior que a da água. Ao adicionarmos o comprimido efervescente notamos a produção de um gás. O gás liberado pelo comprimido é o gás carbônico. Se você observou bem de perto este experimento, deve notar que pequenas bolhas deste gás ficam presas na superfícierugosa da naftalina. Isso ocorre porque a densidade do gás carbônico é muito menor que a da água. As bolhas de gás que se prendem à naftalina fazem com que a densidade média do conjunto naftalina-bolhas de gás fique menor que a da água. Ao chegar ao topo do copo as bolhas se desprendem da naftalina que volta a ficar mais densa que a água e afunda. O processo se repete por um bom tempo, enquanto houver bolhas de gás que levem a naftalina até o topo. No fim, a naftalina retorna ao fundo do copo, pois o gás tende a se soltar da superfície.

 

DENSIDADE DO OVO EM ÁGUA

 

Introdução:

A densidade de uma substância é uma grandeza que relaciona a massa de um material com o volume por ele ocupado. A substância menos densa fica na parte superior quando misturada com substâncias mais densas que ela e vice-versa.É possível também modificar a densidade de uma substância por misturá-la com outras menos ou mais densas.Observe como isso é feito e como pode ser realizado em sala de aula, por meio da seguinte experiência simples e com materiais de fácil acesso:

Materiais necessários:

  • 2 ovos cru;
  • 1 copo ou béquer (pode ser qualquer recipiente transparente);
  • Água;
  • Sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl);
  • Vareta de vidro ou colher para misturar.

Procedimento:

Peça aos alunos que coloquem água até a metade do copo e adicionem o ovo. Eles devem observar quem é mais denso, o ovo ou a água.

Em seguida, peça para que eles retirem o ovo, acrescentem sal à água, misturem bem e coloquem o ovo novamente. Que mudança de densidade é possível visualizar?

Resultados e Discussão:

Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Porém, quando se adiciona sal na água, o ovo flutua.Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.

Conclusão:

O professor pode complementar a explicação mostrando que a densidade do Mar Morto é tão grande que as pessoas podem flutuar nele, sem se preocupar em afundar. Isso ocorre em razão da alta concentração de sal dissolvido na água desse mar. É inclusive em virtude disso que ele se chama “Mar Morto”; essa concentração de sal impede que haja vida animal e vegetal nesse local.

AGUA, ÓLEO E DETERGENTE. 

Polaridade das moléculas

Por que o detergente ele “joga nos dois times”: uma parte de sua molécula é polar, portanto interage com a água; e a outra parte é apolar, que interage com a água.  Quando se faz a mistura óleo + água + detergente, começa a ocorrer a formação de micelas, que nada mais são do que gotículas de gordura, interagindo com a parte apolar da molecula do detergente.

A QUASE LÂMPADA DE LAVA 

Materiais necessários

  • 1 litro de óleo de cozinha
  • 1 copo de água
  • Corante artificial
  • 1 comprimido efervescente antiácido
  • Pote alto

Como fazer

Veja como é simples realizar o procedimento da “Quase Lâmpada”. Despeje o óleo no pote deixando espaço para o copo d’água. Depois, tudo o que você precisa fazer é misturar os materiais: primeiro adicione corante ao copo de água e em seguida despeje a água colorida no pote cheio de óleo.

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Como água e óleo não se misturam, a água vai ficar no fundo do pote. Agora é só pegar a pastilha efervescente e jogá-la no pote. Assim que ela passar pelo óleo e entrar em contato com a água, você vai ver a reação acontecendo no seu experimento.

Por que isso acontece?

A pastilha em contato com a água faz com que o gás carbônico seja liberado. Por isso, grandes quantidades de gás são levadas até a superfície e, com isso, levam também algumas porções de água. Quando chega no topo, o gás é dispensado e o líquido volta a descer para o fundo do pote.

O anti-ácido, só funciona dentro da água, pois a pastilha possui bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido acetilsalicílico. Esses ácidos não reagem antes, pois   eles estão sólidos e enquanto se misturam com a água liberam o gás carbônico que há em sua composição.

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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