Qual é a droga mais viciante do mundo?

Qual é a droga mais viciante do mundo?

Entre as drogas mais viciantes do mundo, estão também duas que são lícitas, porém, tão (ou mais) letais que muitas outras. Confira!

Quando nos perguntamos quais são as drogas mais viciantes do mundo, muitas respostas vem a cabeça. Tem gente, inclusive, que vai argumentar que entre as drogas mais viciantes, está o açúcar. O argumento pode até ser válido, uma vez que aponta uma substância que causa vicio e consequências graves por todo o globo terrestre. Acontece que, se levarmos o significado de droga ao pé da letra, o açúcar talvez não se encaixe.

Se quisermos realmente saber quais são as drogas mais viciantes do mundo, precisamos entender o que é droga. Em um sentido mais amplo, ela abrange várias substâncias químicas com um fim determinado. Qualquer remédio possível de se encontrar em uma farmácia, é uma droga.

Mas se estamos falando de droga como aquela substância que leva ao vício e, muitas vezes, a um consumo prejudicial da população, a explicação é mais especifica. Neste caso, droga pode ser definida como qualquer substância natural ou sintética capaz de alterar as funções normais e habituais de alguém, além de causar dependência química.

Então podemos concluir que droga é toda substância que altera o nosso organismo e pode causar dependência. Partindo desse pressuposto, será que conseguimos responder quais são as drogas mais viciantes do mundo? O Segredos do Mundo te conta.

Confira quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

O pesquisador David Nutt juntou uma equipe de estudiosos com o objetivo de perguntar a diversos especialistas quais eram as drogas mais viciantes do mundo, independentemente de qual critério usaram para construir seus rankings particulares. O resultado final foi esse:

5° – Nicotina

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

A nicotina é o elemento mais viciante do cigarro, ou qualquer tipo de tabaco. Isso por que ela é rapidamente absorvida pelos pulmões, e levada ao cérebro. O cigarro é uma droga lícita que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em dados coletados em 2002, mata cerca de 8 milhões de pessoas pelo globo anualmente.

Alguns testes realizados apontam que os efeitos da nicotina no cérebro gera um crescimento nos níveis de dopamina de 25% e 40% quando a substância entra na corrente sanguínea.

4° –  Calmantes

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

Se você achou que essa lista só ia conter substâncias ilícitas, deve estar surpreso que já é o segundo elemento permitido na sociedade. Os barbitúricos, ou calmantes como são popularmente conhecidos, tem como função médica desligar certas regiões do cérebro, combatendo a ansiedade e a insônia. Em grandes quantidades essa substância pode ser letal, uma vez que pode bloquear o sistema respiratório.

Ela é muito viciante por que dependendo da quantidade causa euforia e também por que é de fácil acesso. Apesar disso, só é vendida com prescrição médica.

3° – Cocaína

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

A dopamina é a substância que causa prazer, e por isso, ela está diretamente ligada ao sistema de recompensa, que nos faz sentir bem. A cocaína, uma droga ilegal, embaralha a comunicação entre certos neurônios, e meio que deixa a passagem da dopamina liberada pelo tempo em que a droga faz efeito no corpo. Por isso, ela é altamente viciante.

2° – Álcool

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

Não é muito surpreendente que o álcool seja a segunda droga mais viciante do mundo. Legalizada em quase todo o mundo ocidental, o álcool pode elevar o nível de dopamina em até 360% no cérebro, ou seja, muito viciante. A OMS estima que 22% das pessoas que experimentarem álcool, se tornarão dependente do produto.

1° – Heroína

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

Se colocarmos em uma escala de vício de 0 a 3, a heroína vicia em uma faixa de 2,5. A segunda droga ilegal dessa lista movimenta milhões no crime organizado pelo mundo. A droga, em apenas uma pequena dose, aumenta os níveis de dopamina do usuário em cerca de 200%. O uso de uma quantidade considerada alta aumenta em até cinco vezes as chances do dependente ter uma overdose.

Fonte: Galileu Portal Educação

Imagem: Mundo Interpessoal Opas Bebida Express Blog Physio Biosom Colégio Web

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.