Compostos iônicos – Propriedades e características

Compostos iônicos – Propriedades e características

Confira alguns exemplos de compostos iônicos e descubra quais as principais propriedades e características deste tipo de ligação química entre átomos

Propriedades como dureza, resistência, condutibilidade, se devem ao tipo de ligação que os átomos de certos compostos fazem. São três os tipos de ligações químicas realizadas entre átomos, iônica, covalente e metálica. Existe uma teoria chamada teoria eletrônica de Valencia que explica a lógica que se tem na união entre átomos. Ela consiste basicamente na ideia de que um átomo só adquire estabilidade quando possui oito elétrons na sua camada de Valencia, para isso, muitas vezes ele precisará compartilhar, ceder ou capturar elétrons, tudo isso dependendo do tipo de elemento e de qual família ele pertence.A ligação iônica ocorre entre átomos de metais com átomos de não metais. Os metais tem tendência a perder elétrons por só conter até três elétrons na camada de Valencia; já os não metais possuem tendência de ganhar para completar seu octeto, pois precisam nesses casos de três a um elétron apenas. Quando se forma o composto, este irá apresentar polos, um positivo e um negativo que surgem devido a diferença de eletronegatividade existente entre os átomos.

Compostos iônicos - Ligação iônica

Características

  • Possuem pontos de fusão e ebulição elevados, isso se deve a intensidade das ligações que são fortes por terem grande diferença de eletronegatividade, fazendo com que a ligação seja difícil de romper para serem atingidos tais pontos.
  • São sólidos devido à disposição do seu arranjo cristalino.
  • São compostos duros, ou seja, que impõem resistência, mas podem ser maleáveis e dúcteis.
  • Conduzem eletricidade quando dissolvidos em água. Existe a presença de íons, ou seja, cargas negativas e positivas que permitem a passagem de corrente elétrica.

Exemplos de compostos iônicos

NaCl (Cloreto de sódio): o sal de cozinha usado para temperar comidas.

Compostos iônicos - Sal de cozinha

MgCl2 (Cloreto de magnésio): sal usado para fins culinários, terapêuticos e até industriais.

KBr (Brometo de potássio): fornece íons que são importantes para a fabricação de filme fotográfico.

CaCO(Carbonato de cálcio): usado na produção de vidro e em reações para criar sabão e detergente.

Na2SO4 (Sulfato de sódio): pode ser usado em vários processos industriais, como na produção de corantes para tecidos; também usado na medicina como laxante.

LIGAÇÕES QUÍMICAS

As ligações interatômicas ocorrem entre átomos com o objetivo de atingir a estabilidade eletrônica, que ocorrem quando os átomos atingem 8 elétrons na camada de valência. Na teoria do octeto ou regra do octeto criada por Gilbert Newton Lewis, ele observou a estabilidade dos gases nobres e associou aos 8 elétrons da camada de valência. Lewis propôs que para adquirirem a estabilidade eletrônica os átomos tendem a perder, ganhar ou compartilhar elétrons para atingirem configuração dos gases nobres (FOGAÇA, 2019), de acordo com a tabela a seguir:

Ligações iônicas         

A ligação iônica ocorre entre íons (cátions carga positiva, ânions carga negativa), nesse tipo de ligação ocorre transferência de elétrons de um para o outro que estão envolvidos na ligação. O átomo que perde elétron transforma-se em cátion, enquanto aquele que ganha elétrons transforma-se em ânion. Esses íons são atraídos por forças eletrostáticas (DIAS, 2019). Conforme tabela a seguir

 Fonte: http://saberenemquimicaefisica.com.br/wp/ligacoes-quimicas

Características dos compostos iônicos

  • São solúveis em água- os compostos iônicos são polares, por isso são solúveis em água, já que a água também é polar (FOGAÇA, 2019).
  • Possuem altos pontos de fusão e ebulição- as várias ligações no retículo cristalino( organização dos átomos de forma geométrica), cria um obstáculo para a separação do íons que constituem a molécula. Assim, é necessário uma grande quantidade de energia para quebrar a ligação (FOGAÇA, 2019),.
  • São cristalinos, duros e quebradiços em condições ambientes de temperatura-  essas características se devem ao retículo cristalino que pode quebrar-se ao sofrer impactos (FOGAÇA, 2019),.
  • Conduz corrente elétrica quando dissolvidos em água ou fundidos- a corrente elétrica é o fluxo alternado de cargas elétricas que se movimentam de forma orientada. Assim, no estado sólido onde não há uma diferença de cargas, então esses compostos não conduzem energia, diferente do estado líquido ou quando estão dissolvidos onde há uma existência de íons que possibilita que os mesmo tenha a liberdade para se movimentar e for atraído pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico (FOGAÇA, 2019).

Fonte: https://www.estudopratico.com.br/compostos-ionicos-propriedades-e-caracteristicas/

                                   Exercício

  1. (FATEC-SP) A propriedade que pode ser atribuída à maioria dos compostos iônicos (isto é, aos compostos caracterizados predominantemente por ligações iônicas entre as partículas) é:
  2. a) dissolvidos em água, formam soluções ácidas.
  3. b) dissolvem-se bem em gasolina, diminuindo sua octanagem.
  4. c) fundidos (isto é, no estado líquido), conduzem corrente elétrica.
  5. d) possuem baixos pontos de fusão e ebulição.
  6. e) são moles, quebradiços e cristalinos.

Alternativa “C”

Os compostos iônicos na fase líquida (fundidos) conduzem corrente elétrica porque os íons ficam livres (cátions e ânions separados). Na fase sólida, não conduzem porque os íons estão firmemente ligados uns aos outros (FOGAÇA, 2019).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DIAS, D. L; Ligação Iônica.  Mundo educação: Química geral. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/ligacao-ionica.htm> Acesso: 13 de maio de 2019.

ESTUDO PRATICO. Agnes Rafaela02 de agosto de 2016. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/compostos-ionicos-propriedades-e-caracteristicas/

 > Acesso: 13 de maio de 2019.

FOGAÇA, J. R. V; Teoria do octeto. Manual da química. Disponível em: <https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/teoria-octeto.htm>  Acesso: 13 de maio de 2019.

SABER ENEM: Química E Física. Danilo. 19 De Fevereiro De 2018. Disponível em: <http://saberenemquimicaefisica.com.br/wp/ligacoes-quimicas/ > Acesso: 13 de maio de 2019.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.