Álcool
O Álcool pode causar dependência e mudança no comportamento
O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.
Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.
Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.
Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.
O álcool causa impotência sexual
Os dados são científicos e não há dúvidas quanto à sua veracidade. Ou seja, não há mais debate sobre o assunto. A triste realidade é que os homens que estão em situação de alcoolismo correm sério risco de se tornarem impotentes sexuais, o que irá representar um problema imenso para eles.
ARAGUAIA, Mariana. “Álcool”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/drogas/alcool.htm>. Acesso em 08 de setembro de 2018.