Balão à prova de fogo

Balão à prova de fogo

Balão à prova de fogo

Material

Dois balões.
Fósforos.

Compostos

Água.

Procedimento

1. Enche um balão de ar e dá um nó à sua abertura.

2. Acende um fósforo e coloca-o debaixo do balão cheio de ar.

3. O que aconteceu? (o balão arrebenta instantaneamente)

4. Pega noutro balão e deita um pouco de água para o seu interior. (podes deitar meio copo de água)

5. Enche o balão de ar e dá um nó à sua abertura.

6. Acende outro fósforo e coloca-o debaixo do balão.(deves colocar a chama do fósforo sob a parte do balão que tem água)

7. O que aconteceu? (podes verificar que o balão arrebenta passado muito mais tempo, porquê?)

O porquê?

A ideia que temos de um balão cheio de ar é a de um objecto extremamente frágil. Temos a noção de que um balão arrebenta se o colocarmos junto a uma chama. Isto porque a chama ao enfraquecer a borracha faz com que esta não aguente a pressão exercida pelo ar contido no balão. Este facto é verificado na execução experimental que envolve o primeiro balão. No entanto, o segundo balão não arrebenta mesmo que a chama entre em contactodirecto com a borracha. Porque será?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.