Leite Psicodélico

Leite Psicodélico: mágica ou ciência?

As cores costumam chamar muito a atenção das crianças. Os pequenos são atraídos por objetos e desenhos coloridos, e logo cedo já aprendem os nomes das cores junto com suas primeiras palavras. Na escola, aprender a misturar e formar cores novas é incrível! Para incentivar essas descobertas e fazer a criança aprender ainda mais sobre o tema, trouxemos uma dica de experiência com cores que faz sucesso com os pequenos: o Leite Psicodélico.

Essa experiência com cores é muito simples de se fazer, e pode ser usada para ensinar diferentes conceitos dependo da idade da criança.

O experimento consiste em pingar algumas gotas de corante em um prato de leite, e depois adicionar detergente. Com isso, todas as cores começam a se misturar sozinhas. Parece mágica!
Por causa disso, os pequenos ficam encantados. Eles vão pedir para fazer de novo, de novo e de novo… É super divertido ver as cores de misturando nessa dança mágica. Mas a ciência explica tudo!

Para pequenos que já estão no ensino fundamental, é possível explicar que o efeito maluco causado pelo detergente é causado pela quebra da chamada “tensão superficial”. A tensão superficial é um fenômeno que acontece nos líquidos, com a formação de uma fina membrana na superfície. No caso, a tensão superficial do leite impede a mistura com os corantes, mas o detergente a destrói e então a mistura acontece sozinha.

Para crianças e adolescentes mais velhos, é possível aprofundar ainda mais a explicação do experimento, que tem tudo a ver com a polaridade das moléculas do leite e do detergente. Saiba mais sobre isso aqui.

Se a criança for muito novinha, também dá para usar a experiência para aprender sobre a mistura das cores primárias. Outra ideia é aproveitar para ensinar o nome da cores em inglês.

Independentemente da idade, é diversão e aprendizado na certa!

Materiais necessários:

  • Prato
  • Leite
  • Corante alimentício (pelo menos  duas cores)
  • Cotonetes
  • Detergente

Como fazer a experiência com cores:

  1. Despeje o leite em um prato
  2. Pingue uma ou duas gotas de cada corante no leite, sem misturá-las
  3. Molhe o cotonete no detergente e toque-o nos pontos onde o corante caiu
  4. Veja as cores se misturarem de forma mágica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.