Estratégia de Ensino

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Sala de aula invertida?
A idéia é que o aluno absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar à sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online ou remoto. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos principalmente através de aulas do CMSP associando ao caderno do aluno. Os alunos assistem às aulas do CMSP previamente nas plataformas e, depois, tiram as dúvidas e aprofundavam os conhecimentos presencialmente. A cada aula do CMSP, será criada uma atividade no Google Sala de Aula para os alunos responderem e enviarem como teste do Formulário Google. O principal meio de controle da participação e presença dos estudantes, se dará por meio das entregas de atividades pelos estudantes. Fazer resumo no caderno da aula e anotar as dúvidas.

METODOLOGIA
Cada encontro se prestará para retirar dúvidas, discussões, reflexões e o estabelecimento de relações entre o que foi estudado e a vida real. Não haverá exposição de conteúdos! Isso favorece a autonomia e o protagonismo dos estudantes, ao mesmo tempo em que pode tornar o percurso de aprendizagem mais interessante, lúdico, e trazer o sentido necessário à atividade escolar. O resultado é a maior possibilidade de engajamento e de desenvolvimento da atitude corresponsável do estudante consigo mesmo e em relação a seu grupo

RECURSOS
Currículo PaulistaCaderno do Aluno, Livro DidáticoTV escolaCentro de Mídias SP Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Sala de leitura e informática.Blog – benib.com.brGoogle Sala de AulaGoogle Forms

PROJETO EXPERIMENTOS
Os alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório será na semana anterior ao fechamento das notas.

INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem:

Avaliação Atitudinal: esforço, responsabilidade, resiliência, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.

Autoavaliação de desempenho; quais aspectos que julga que precisam ser aprimorados.

Avaliação Conceitual: testes e exercícios.  

RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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