SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA 2020 ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA 2° SÉRIE / TURMA A |
DISCIPLINA; QUÍMICA – 2° SÉRIE A. PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA 1° BIMESTRE. Materiais e suas propriedades | |
CONTEÚDOS | |
Meio Ambiente na constituição brasileira. Água e seu consumo pela sociedade Propriedades da água para o consumo humano Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudanças de propriedades concentração de soluções. Concentração de soluções em massa em quantidade de matéria (g.L-1, mol.L-1, PPM, % em massa).Alguns parâmetros de qualidade da água concentração de materiais dissolvidos.Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em soluções.Relações estequiométricas; solubilidade de gases em água; potabilidade da água para consumo humano.Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em solução.Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO)Uso e preservação da água no mundo.Fontes causadoras da poluição da água.Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH. | |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | |
Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L.Preparar soluções a partir de informações de massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções concentradas.Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável.Interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas relativos ao critério brasileiro de potabilidade da água.Interpretar dados relativos á solubilidade e aplicá-los em situações do cotidiano.Avaliar a qualidade de diferentes águas por meio da aplicação do conceito de concentração (g.L -1 e mol.L-1).Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água.Definir demanda de Oxigênio (DBO).Interpretar dados de DBO para entender problemas ambientais.Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo.Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando sobre o seu tratamento e consumo. | |
DISCIPLINA; QUÍMICA – 2° BIMESTRE | |
CONTEÚDOS | |
O comportamento dos materiais e os modelos átomo As limitações das ideais de Dalton para explicar o comportamento dos matéria; o modelo de Rutherford – Bohr; Ligações químicas iônicas, covalentes e metálicas; energia de ligação das transformações químicas. Condutibilidade elétrica e radioatividade natural dos elementos.O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos matérias.O modelo de Bohr e a constituição da matéria O uso do modelo atômico como critério para organizar a tabela periódica.Ligações químicas em termos de força elétricas de atração e repulsão.Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações.Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a partir da posição na tabela periódica.Cálculo de entalpia de reação pelo balanço energético resultante da formação e ruptura de ligações.Diagramas de energia em transformações endotérmicas e exotérmicas. | |
COMPETÊNCIAS HABILIDADES | |
Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a expliquem.Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera.Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com o número de prótons e nêutrons.Reconhecer que há energia envolvida na quebra e formação de ligações.Explicar a estrutura da matéria com base nas ideais de Rutherford e de Bohr.Relacionar a presença de íons em matérias com a condutibilidade elétrica.Compreender a tabela periódica a partir dos números atômicos dos elementosConstruir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsão entre elétrons e núcleo.Identificar possíveis correlações entre os modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) Compreender e saber construir diagramas que representam a variação de energia envolvida em transformações químicas.Fazer previsões sobre modelos de ligação química baseada na tabela periódica e na eletronegatividade.Fazer previsões a respeito da energia envolvida numa transformação química, considerando a idéia de quebra e formação de ligações e os valores das energias de ligação. | |
DISCIPLINA; QUÍMICA – 3° BIMESTRE Materiais e suas propriedades | |
CONTEÚDOS | |
O comportamento dos materiais. Relações entre propriedades das substâncias e suas estruturas Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais. Polaridade das ligações covalentes e das moléculas.Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos estados sólidos, líquidos e gasosos.Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica.Dependência da temperatura de ebulição dos matérias com a pressão atmosférica. | |
COMPETÊNCIAS HABILIDADES | |
DISCIPLINA; QUÍMICA – 4° BIMESTRE. Materiais e suas propriedades | |
CONTEÚDOS GERAIS: | |
Metais e sua utilização em pilhas e na galvanização. Relação entre energia elétrica e as estruturas das substâncias em transformações químicas. Reatividade de metais; explicações qualitativas sobre as transformações químicas que produzem ou demandam corrente elétrica; conceito de reações e oxiredução. Reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos.Transformações que envolvem energia elétrica Processos de oxidação e de redução.As idéias da estrutura da matéria para explicar oxidação redução.Transformações químicas na geração industrial de energia.Diferentes usos dos metais. | |
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES | |
Reconhecer as evidencias das transformações químicas que ocorrem entre metais e ácidos e entre metais e íons metálicos.Identificar transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica.Relacionar a energia elétrica produzida e consumida na transformação química com os processos de oxidação e de redução.Estabelecer uma ordem de reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos.Descrever o funcionamento de uma pilha galvânica.Interpretar os processos de oxidação e de redução a partir de ideias sobre a estrutura da matéria.Avaliar as implicações sociais e ambientais das transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica.Avaliar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias.Desenvolver os conteúdos propostos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Levantamento das ideias dos alunos; experimento, problemas, questões abertas e questões de classificação.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos e pesquisas. |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO |
Sala de aula invertida? O conteúdo definido pelo professor para os alunos estudarem em casa obtendo conhecimentos prévios. E só posteriormente são debatidos e tirado as duvidas, executam esse conhecimento na sala de aula. A ideia é colocar o aluno como protagonista em um processo de aprendizagem. Nesse processo ele tem toda a autonomia necessária para adquirir novos conhecimentos e habilidades quando lhe for mais conveniente. Graças ao uso da tecnologia, é o próprio aluno que decide quando, como e onde eles irão aprender absorver o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula. Vantagens da sala de aula invertida? Alunos ativos: Por muitos séculos nos apropriamos de um sistema educacional tradicional, que até então foi o nosso único. Tudo que era visto de forma linear, agora passa a ser compreendido de maneira virtual, interativa e dinâmica. Aproveitamento do tempo: Com a sala de aula invertida, o tempo de aula é otimizado, já que os alunos possuem conhecimento prévio da lição por meio do material fornecido com antecedência pelo professor. Com isso, a aula pode ser dedicada a aprofundar o tema e a desenvolver os assuntos mais importantes. O tempo em classe é utilizado para aprofundar temas, criar oportunidades de aprendizagem mais enriquecedoras e maximizar as interações face a face. Tudo com o objetivo de garantir a compreensão e a síntese do conteúdo trabalhado. Assim, é aliado o tempo offline e a experiência digital do aluno. Mais materiais: Os alunos podem fazer o uso de vídeo aulas, games, slides, aplicativos ou qualquer outro material complementar que possa potencializar o processo de aprendizagem de forma dinâmica e inovadora, sempre com a supervisão de um tutor para ajudar em dúvidas ou qualquer outra demanda que possa ocorrer. Os alunos também poderão criar o seu próprio material de estudo usando as ferramentas de ensino online e compartilhá-lo com o grupo, colocando em prática, assim, a produção colaborativa – parte fundamental da sala de aula invertida. Aprendizado no ritmo do aluno: Cada aluno, sem dúvidas, possui um processo de aprendizagem diferente. Cada um deles possui um ritmo diferente para compreender determinados assuntos. Deste modo, aqui é possível que ele participe de grupos colaborativos online que mais atendam suas necessidades, além de caminhar à maneira que mais se adéqua a ele. Além disso, com a tecnologia o professor tem maior percepção das dificuldades do aluno e pode usar o momento da aula presencial para ajudá-lo. Assim, é possível até aliar a flipped classroom à aprendizagem adaptativa. Melhor desempenho: A melhora no desempenho estudantil é resultado dessa soma de vantagens. Ao controlar seu momento de estudo, ter mais materiais, ter seu ritmo respeitado e interagir com os colegas, os alunos podem render mais, aprender mais. E, com isso, melhorar seus desempenhos em um processo de aprendizagem, de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula. O QUE PRECISO FAZER? Utilizar o tema das atividades para fazer pesquisas, escrever um resumo argumentativo de 8 a 30 linhas no caderno com as principais idéias. Responder as questões da atividade no caderno. Na sala de aula faremos discussão das pesquisas. Duvidas devem ser enviadas no final de cada atividade pelo, (Deixe uma resposta) . |
RECURSOS |
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.Sala de leitura e informática. |
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO |
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: 50 % Avaliação atitudinal: responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, , apostila, participação em projetos.30% Avaliação Atividades: Pesquisas ou Projetos Caderno, serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Cabeçalho; Resumo; Conclusão; Organização; Bibliografia; Apresentação.20% Avaliação conceitual: Avaliação Aprendizagem em Processo, Português e Matemática |
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM |
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma. |
DUVIDA PODE COMENTAR E PERGUNTAR QUE AJUDAMOS A RESOLVER SEU PROBLEMA NESSES ASSUNTOS. DEIXE UMA RESPOSTA NO COMENTÁRIO ABAIXO.