Plano da Eletiva-Clube Xeque Mate

                                                                 Plano da Eletiva

Xeque Mate

Benivaldo

Ementa

Objetivo principal desta eletiva é desenvolver as regras básicas do Xadrez. Acredito que a prática de esporte ou qualquer outra modalidade esportiva proporciona a integração entre as pessoas agregando valores positivos na vida do praticante como o autoconhecimento, disciplina, equilíbrio, respeito ao próximo, saúde e qualidade de vida. Durante essa eletiva os poderemos adquirir novos conhecimentos de outras práticas desportivas tais como, Dama e Tênis de Mesa. Essas práticas levam seu praticante a aumentar a consciência de suas potencialidades e limitações, assim como a dos outros, aprendendo a ganhar e perder com dignidade, desenvolvendo a objetividade, capacidade de concentração e pensamento lógico. O Tênis de mesa é uma modalidade esportiva que traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, tais como a, Coordenação motora, Força, Resistência, Velocidade, Queima Calórica.

“O Xadrez, Dama, e Tênis de Mesa, são esportes de competição, expectativa, divertimento, higiene mental, repouso. Como ciência é técnica, estudo, pesquisa, imaginação, descobrimento, invenções. Como arte é beleza, emoção, felicidade”. Citando, ainda o (Dr. Emanuel Lasker). “Diante desses esportes, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. “A combinação criadora desmascara a presunção da mentira; os impiedosos fatos que culminam no fim do jogo, contradizem o hipócrita”. Nas últimas décadas têm se estabelecido um consenso cada vez maior, na área educacional, de que o objetivo primeiro da educação é a formação de um cidadão consciente, independente e solidário. Os documentos oficiais produzidos, como os PCNs e a LDBEN, têm bem expressos estes objetivos. Um indivíduo que seja capaz, a partir do conhecimento acumulado, interferir na sua comunidade de forma positiva, influenciando em decisões que permitam que a vida comum seja sempre permeada pelo respeito ao próximo, pela tolerância para com as diferenças, pelo sentimento de justiça, pelo ímpeto de cooperar e, ao mesmo tempo, pelo crescimento das possibilidades individuais de cada um.

Justificativa

Possibilitar aos alunos um maior conhecimento sobre o jogo de xadrez (dama e tênis de mesa) buscando de forma lúdica atrair a atenção, concentração e estimulando não só que estudantes conheçam uns aos outros e interajam entre si como escutem outras opiniões e percepções, compreendam as diferenças, identifiquem correspondências e exercitem competências como argumentação, empatia, cooperação e comunicação, aproximação com os colegas e seus professores entre outras.

Objetivos

O intuito é desenvolver as competências e habilidades; para solucionar situações complexas que exijam, ao mesmo tempo, conhecimentos, habilidades, experiência e atitudes de diversas naturezas. Oferecer a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de dama, xadrez ou tênis de mesa utilizando para desenvolver suas habilidades cognitivas e intelectuais.

Habilidades Desenvolvidas

As práticas de esportes estimulam o cálculo e o raciocínio abstrato, adquirindo e aprimorando valores morais positivos, como: autoestima, solidariedade e respeito mútuo. Melhora a concentração, desenvolve a tomada de decisões, estimula a memória, trabalha a paciência, aumenta a autoconfiança. Estimula o planejamento, a responsabilidade, autonomia, gestão do tempo e o respeito mútuo.

Conteúdo programático

As Origens do Xadrez; A Lenda de Sissa;

Natureza e objetivo do jogo de Xadrez
O Xadrez no Brasil; Tabuleiro;

 As casas e seus nomes; Peças;

Movimento das peças Regra da oposição;

Xeque , xeque mate e afogamento;

Mates elementares; Rei x Rei + Torre;

Estrutura de Peões;

Movimentos extraordinários;

Roque; Captura na passagem
Coroação; Casos de empate;

Princípios básicos de abertura; Temas de combinação
Ataque duplo; Xeque descoberto; Cravada de peças;

Raio x; Desvio; Atração; Interceptação; Peça sobrecarregada; Sacrifício; Exemplos de partidas com mates clássicos

TEMAS TÓPICOS ABORDADOS
Abertura; Como desenvolver na Abertura
Dicas na abertura; Conceitos rápidos para o desenvolvimento na abertura
Meio de jogo; Como desenvolver o meio de jogo
Dicas no meio de jogos,Conceitos rápidos para o desenvolvimento do meio jogo
final como desenvolver o Final
Dicas para os finais; conceitos rápidos para o desenvolvimento do Final
Analisar posição Conceitos para avaliar uma posição no Xadrez
Armadilhas; Aprender armadilhas nas diversas aberturas
BIOGRAFIAS Estudar a biografias dos grandes Mestres

Metodologia

Formação de duplas para começarem a jogar;

Levar os alunos à sala de informática, onde jogarão o jogo de dama virtual;

Periodicamente, com o avanço da aprendizagem ocorrerão vídeos aulas com tipos de jogadas e o regulamento oficial;

Os alunos que melhores se destacarem serão escolhidos como monitores para auxiliar o professor com as dificuldades dos demais colegas;

Recursos didáticos

Sala de Vídeos, Sala de informática, Conteúdo teórico, Tabuleiros de dama e peças, Data Show, Note Book, Relógio.

Culminância

Torneio de Xadrez na escola inicia de julho.

Avaliação

É feito autoavaliação, reconhecendo cada estudante como único, igualmente integrante de uma cultura, origem e estrutura familiar singular.  Assim, se entende que o papel do docente, da comunidade escolar e dos estudantes é apoiar que cada indivíduo se descubra e se conheça, a partir da interação com os outros, com os diferentes.

Cronograma semestral

03/02-  Acolhimento

24/02-  Detalhamento dos temas e metodologias a serem usadas em aula de aula.                                                  
02/03 – Apresentação da Eletiva e dos integrantes; Roda de conversa sobre as expectativas de trabalho.
02/03 – As Origens do Xadrez; A Lenda de Sissa; Natureza e objetivo do jogo de Xadrez

09/03 – O Xadrez no Brasil; Tabuleiro; As casas e seus nomes

Tabuleiro; As casas e seus nomes; Peças; Movimento das peças

Referências

Bibliografia: Damas

www.youtube.com/watch?v=_joqDhXvo3A

Bibliografia: Xadrez

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.