Experiência de Química – Catalisadores
Material:
- 2 fatias de bata inglesa;
- água oxigenada;
- pratinhos de plástico.
O que fazer:
- Corte a batata em fatias e coloque em pratinhos de plástico;
- Com cuidado, espalhe água filtrada na superfície da uma das rodelas de batata e observe;
- Agora, coloque um pouco de água oxigenada escorrer pela sua pele. Se não tiver qualquer ferida, nada vai acontecer;
- Espalhe, com bastante cuidado, água oxigenada sobr a outra fatia de batata e observe. Rapidamente, se formará uma espuma!
O que está acontecendo?
Você viu que nada acontece quando coloca a água oxigenada sobre a sua pele, não é mesmo?Mas é provável que você já tenha usa dágua oxigenada em algum ferimento, da mesma forma que aconteceu com a batata.
O que fez a água oxigenada espumar, tanto no ferimento quanto na batata, é a presença de uma proteína chamada catalase. Essa proteína é uma enzima pois aceleram as reações químicas (reações que levariam dias para acontecer, ocorrem em alguns segundos ou minutos). A batata é rica em catalase e, portanto é fácil de observar essa reação. No caso do ferimento, a calatase é proveniente das células vermelhas do seu sangue. Muitas outras células do seu corpo contém essa enzima que serve de proteção para o seu organismo. Isso porque a água oxigenada é, na verdade, um período um peróxido de hidrogênio (H2O2) muito parecido com a água (H2O).
O peróxido de hidrogênio é formado em nossas células mas é bastante tóxico para o nosso organismo. Ele contribui para as reações tóxico para o nosso organismo. Ele contribui para as reações que estão associadas ao envelhecimento dos animais, inclusive o nosso. Mas quando a catase atua, formam-se dois compostos bastante inofensivos para o nosso organismo: a água e o oxigênio.