DISCIPLINA; QUÍMICA –
2° SÉRIE A.
PROFESSOR: BENIVALDO
BRAGA 1° BIMESTRE.
Materiais e suas propriedades
|
CONTEÚDOS GERAIS:
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
|
Meio Ambiente na constituição brasileira.
Água e seu
consumo pela sociedade
Propriedades
da água para o consumo humano
Água pura e
água potável; dissolução de materiais em água e mudanças de propriedades
concentração de soluções.
|
Concentração de soluções em massa em quantidade de
matéria (g.L-1, mol.L-1, PPM, % em massa).Alguns parâmetros de qualidade da água
concentração de materiais dissolvidos.Relações quantitativas envolvidas nas
transformações químicas em soluções.Relações estequiométricas; solubilidade de gases
em água; potabilidade da água para consumo humano.Relações quantitativas envolvidas nas
transformações químicas em solução.Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido
nas águas (Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO)Uso e preservação da água no mundo.Fontes causadoras da poluição da água.Tratamento de água por filtração, flotação,
cloração e correção de pH.
|
Proposta de trabalho para o aluno.
Poluição da
Água e Chuva Ácida. Transposição do Rio São Francisco e Mar do Aaral.
Aquífero do Guarani,
|
Os
gases da chuva ácida ultrapassam fronteiras entre os países, causando efeitos
nos rios, solos, lagos, tornando-se responsável pela destruição de grandes áreas
de florestas e extinção de vidas em alguns rios e lagos. Os temas visam
demonstrar que apesar da existência de uma grande quantidade de água em nosso
planeta, ainda são escassas as reservas de água potável, problema que vem se
agravando a cada dia.
|
| |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
Reconhecer as unidades de concentração expressas
em g/L, % em massa, em volume e em mol/L.Preparar soluções a partir de informações de
massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções
concentradas.Refletir sobre o significado do senso comum de água
“pura” e água potável.Interpretar dados apresentados em gráficos e
tabelas relativos ao critério brasileiro de potabilidade da água.Interpretar dados relativos á solubilidade e
aplicá-los em situações do cotidiano.Avaliar a qualidade de diferentes águas por meio
da aplicação do conceito de concentração (g.L -1 e mol.L-1).Identificar e explicar os procedimentos envolvidos
no tratamento da água.Definir demanda de Oxigênio (DBO).Interpretar dados de DBO para entender problemas
ambientais.Aplicar conceitos de separação de misturas, de
solubilidade e de transformação química para compreender os processos
envolvidos no tratamento da água para consumo.Avaliar a necessidade do uso consciente da água,
interpretando sobre o seu tratamento e consumo.
|
|
DISCIPLINA;
QUÍMICA – 2° BIMESTRE.
|
CONTEÚDOS GERAIS:
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
|
O
comportamento dos materiais e os modelos átomo
As limitações
das ideais de Dalton para explicar o comportamento dos matéria; o modelo de
Rutherford – Bohr; Ligações químicas iônicas, covalentes e metálicas; energia
de ligação das transformações químicas.
|
Condutibilidade elétrica e radioatividade natural
dos elementos.O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos
matérias.O modelo de Bohr e a constituição da matéria O uso do modelo atômico como critério para
organizar a tabela periódica.Ligações químicas em termos de força elétricas de
atração e repulsão.Transformações químicas como resultantes de quebra
e formação de ligações.Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a
partir da posição na tabela periódica.Cálculo de entalpia de reação pelo balanço
energético resultante da formação e ruptura de ligações.Diagramas de energia em transformações
endotérmicas e exotérmicas.
|
Proposta de trabalho para o aluno.
|
Impactos sócios ambientais na extração mineral e
na produção e reciclagem de metais.
|
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
|
Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a
necessidade de modelos que a expliquem.Utilizar a linguagem química para descrever átomos
em termos de núcleo e eletrosfera.Relacionar o número atômico com o número de
prótons e o número de massa com o número de prótons e nêutrons.Reconhecer que há energia envolvida na quebra e
formação de ligações.Explicar a estrutura da matéria com base nas
ideais de Rutherford e de Bohr.Relacionar a presença de íons em matérias com a
condutibilidade elétrica.Compreender a tabela periódica a partir dos
números atômicos dos elementosConstruir o conceito de ligação química em termos
das atrações e repulsão entre elétrons e núcleo.Identificar possíveis correlações entre os modelos
de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) Compreender e saber construir diagramas que
representam a variação de energia envolvida em transformações químicas.Fazer previsões sobre modelos de ligação química
baseada na tabela periódica e na eletronegatividade.Fazer previsões a respeito da energia envolvida
numa transformação química, considerando a idéia de quebra e formação de ligações
e os valores das energias de ligação.
|
DISCIPLINA; QUÍMICA – 3° BIMESTRE.
Materiais e
suas propriedades
|
CONTEÚDOS GERAIS:
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
|
O
comportamento dos materiais. Relações entre propriedades das substâncias e
suas estruturas
Interações interpartículas
e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais.
|
Polaridade das ligações covalentes e das
moléculas.Forças de interação entre as partículas – átomos,
íons e moléculas – nos estados sólidos, líquidos e gasosos.Interações inter e intrapartículas para explicar
as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição,
solubilidade e condutibilidade elétrica.Dependência da temperatura de ebulição dos
matérias com a pressão atmosférica.
|
Proposta de trabalho para o aluno.
|
Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do
gás carbônico e suas inter-relações.
|
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
|
|
|
DISCIPLINA; QUÍMICA – 4° BIMESTRE.
Materiais e
suas propriedades
|
CONTEÚDOS GERAIS:
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
|
Metais e sua
utilização em pilhas e na galvanização. Relação entre energia elétrica e as
estruturas das substâncias em transformações químicas.
Reatividade de
metais; explicações qualitativas sobre as transformações químicas que
produzem ou demandam corrente elétrica; conceito de reações e oxiredução.
|
Reatividade dos metais em reações com ácidos e
íons metálicos.Transformações
que envolvem energia elétrica Processos de oxidação e de redução.As idéias da estrutura da matéria para explicar
oxidação redução.Transformações
químicas na geração industrial de energia.Diferentes usos dos metais.
|
Proposta de trabalho para o aluno.
|
Impactos socioambientais
das transformações químicas, que envolvem eletricidade.Avaliar os
impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias.
|
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES
|
Reconhecer as evidencias das transformações
químicas que ocorrem entre metais e ácidos e entre metais e íons metálicos.Identificar transformações químicas que ocorrem
com o envolvimento de energia elétrica.Relacionar a energia elétrica produzida e
consumida na transformação química com os processos de oxidação e de redução.Estabelecer uma ordem de reatividade dos metais em
reações com ácidos e íons metálicos.Descrever o funcionamento de uma pilha galvânica.Interpretar os processos de oxidação e de redução
a partir de ideias sobre a estrutura da matéria.Avaliar as implicações sociais e ambientais das
transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica.Avaliar os impactos ambientais causados pelo
descarte de pilhas galvânicas e baterias.Desenvolver os conteúdos propostos
através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos
práticos de nosso dia a dia.Levantamento das ideias dos
alunos; experimento, problemas, questões abertas e questões de classificação.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a
Química.Praticar os conteúdos estudados
através de exercícios propostos, trabalhos e pesquisas.
|
| | | | |