PLANO DE ENSINO 2° SÉRIE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA DE 2020
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA 2° SÉRIE
  • OBJETIVOS

Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante dele. Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano. Os avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes.Ao mesmo tempo, se esse conhecimento não for bem usado, ele pode (assim como vimos acontecer algumas vezes ao longo da história) ser usado de forma errada. De tal modo, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico. Daí a importância do estudo desta ciência.

DISCIPLINA; QUÍMICA – 2° SÉRIE A.                                           PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA 1° BIMESTRE. Materiais e suas propriedades
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Meio Ambiente na constituição brasileira. Água e seu consumo pela sociedade Propriedades da água para o consumo humano Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudanças de propriedades concentração de soluções.   Concentração de soluções em massa em quantidade de matéria (g.L-1, mol.L-1, PPM, % em massa).Alguns parâmetros de qualidade da água concentração de materiais dissolvidos.Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em soluções.Relações estequiométricas; solubilidade de gases em água; potabilidade da água para consumo humano.Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em solução.Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO)Uso e preservação da água no mundo.Fontes causadoras da poluição da água.Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH.
Proposta de trabalho para o aluno. Poluição da Água e Chuva Ácida. Transposição do Rio São Francisco e Mar do Aaral. Aquífero do Guarani, Os gases da chuva ácida ultrapassam fronteiras entre os países, causando efeitos nos rios, solos, lagos, tornando-se responsável pela destruição de grandes áreas de florestas e extinção de vidas em alguns rios e lagos. Os temas visam demonstrar que apesar da existência de uma grande quantidade de água em nosso planeta, ainda são escassas as reservas de água potável, problema que vem se agravando a cada dia.  
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L.Preparar soluções a partir de informações de massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções concentradas.Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável.Interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas relativos ao critério brasileiro de potabilidade da água.Interpretar dados relativos á solubilidade e aplicá-los em situações do cotidiano.Avaliar a qualidade de diferentes águas por meio da aplicação do conceito de concentração (g.L -1 e mol.L-1).Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água.Definir demanda de Oxigênio (DBO).Interpretar dados de DBO para entender problemas ambientais.Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo.Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando sobre o seu tratamento e consumo.
   
                                                    DISCIPLINA; QUÍMICA – 2° BIMESTRE.
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
O comportamento dos materiais e os modelos átomo As limitações das ideais de Dalton para explicar o comportamento dos matéria; o modelo de Rutherford – Bohr; Ligações químicas iônicas, covalentes e metálicas; energia de ligação das transformações químicas.   Condutibilidade elétrica e radioatividade natural dos elementos.O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos matérias.O modelo de Bohr e a constituição da matéria O uso do modelo atômico como critério para organizar a tabela periódica.Ligações químicas em termos de força elétricas de atração e repulsão.Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações.Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a partir da posição na tabela periódica.Cálculo de entalpia de reação pelo balanço energético resultante da formação e ruptura de ligações.Diagramas de energia em transformações endotérmicas e exotérmicas.
Proposta de trabalho para o aluno.   Impactos sócios ambientais na extração mineral e na produção e reciclagem de metais.  
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a expliquem.Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera.Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com o número de prótons e nêutrons.Reconhecer que há energia envolvida na quebra e formação de ligações.Explicar a estrutura da matéria com base nas ideais de Rutherford e de Bohr.Relacionar a presença de íons em matérias com a condutibilidade elétrica.Compreender a tabela periódica a partir dos números atômicos dos elementosConstruir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsão entre elétrons e núcleo.Identificar possíveis correlações entre os modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) Compreender e saber construir diagramas que representam a variação de energia envolvida em transformações químicas.Fazer previsões sobre modelos de ligação química baseada na tabela periódica e na eletronegatividade.Fazer previsões a respeito da energia envolvida numa transformação química, considerando a idéia de quebra e formação de ligações e os valores das energias de ligação.
DISCIPLINA; QUÍMICA – 3° BIMESTRE. Materiais e suas propriedades
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
O comportamento dos materiais. Relações entre propriedades das substâncias e suas estruturas Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais. Polaridade das ligações covalentes e das moléculas.Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos estados sólidos, líquidos e gasosos.Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica.Dependência da temperatura de ebulição dos matérias com a pressão atmosférica.
Proposta de trabalho para o aluno. Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas inter-relações.
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
   
DISCIPLINA; QUÍMICA – 4° BIMESTRE. Materiais e suas propriedades
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Metais e sua utilização em pilhas e na galvanização. Relação entre energia elétrica e as estruturas das substâncias em transformações químicas. Reatividade de metais; explicações qualitativas sobre as transformações químicas que produzem ou demandam corrente elétrica; conceito de reações e oxiredução.   Reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos.Transformações que envolvem energia elétrica Processos de oxidação e de redução.As idéias da estrutura da matéria para explicar oxidação redução.Transformações químicas na geração industrial de energia.Diferentes usos dos metais.
Proposta de trabalho para o aluno.   Impactos socioambientais das transformações químicas, que envolvem eletricidade.Avaliar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias.
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES
Reconhecer as evidencias das transformações químicas que ocorrem entre metais e ácidos e entre metais e íons metálicos.Identificar transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica.Relacionar a energia elétrica produzida e consumida na transformação química com os processos de oxidação e de redução.Estabelecer uma ordem de reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos.Descrever o funcionamento de uma pilha galvânica.Interpretar os processos de oxidação e de redução a partir de ideias sobre a estrutura da matéria.Avaliar as implicações sociais e ambientais das transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica.Avaliar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias.Desenvolver os conteúdos propostos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Levantamento das ideias dos alunos; experimento, problemas, questões abertas e questões de classificação.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos e pesquisas.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos
PROJETOEXPERIMENTOS
Os alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório será na semana anterior ao fechamento das notas.
RECURSOS
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.Sala de leitura e informática.
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: 50 % (Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.30% (Pesquisas ou Projetos):serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão; Organização; Bibliografia; Apresentação.20% (Avaliação conceitual): exercícios de fixação e prova.
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.
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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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