SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA DE 2019ESCOLA IVONE DA SILVA DE OLIVEIRAPROFA.
ÁREA: CIÊNCIAS DA
NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA
DISCIPLINA;
QUÍMICA – 3° SÉRIE. A
COORDENADORA PEDAGÓGICA:
MARIA EDILZA
OBJETIVOS
Diferentemente do que
muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente
às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está
muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante
dele. Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia
envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e
esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano. Os
avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições
da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de
tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da
agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre
outros aspectos extremamente importantes.Ao mesmo tempo, se esse conhecimento
não for bem usado, ele pode (assim como vimos acontecer algumas vezes ao longo
da história) ser usado de forma errada. De tal modo, o futuro da humanidade
depende de como será utilizado o conhecimento químico. Daí a importância do
estudo desta ciência.
DISCIPLINA;
QUÍMICA – 3° SÉRIE.
PROFESSOR:
BENIVALDO BRAGA 1° BIMESTRE.
Atmosfera como fonte de
materiais para uso humano
CONTEÚDOS
GERAIS:
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
Meio Ambiente na constituição brasileira.
Extração de materiais úteis da
atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das
transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas;
o nitrogênio como matéria prima para produzir alguns materiais.
Liquefação
e destilação fracionada do ar para obtenção de materiais – primas (oxigênio,
nitrogênio e gases nobres)Variáveis
que podem interferir na rapidez das transformações (concentração,
temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador).Modelos
explicativos da velocidade das transformações químicas.Estado de equilíbrio químico em
sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio – avaliação de
produção, consumo e utilização social.
Proposta
de trabalho para o aluno.
Desenvolver
atitudes e valores em relação à consciência ambiental, em relação a um
problema de natureza global, a poluição atmosférica.
É importante para os alunos terem informações
sobre a qualidade do ar que respiramos O que tem sido feito para melhorá-la e quais as
causas da poluição atmosférica gerada pela população e pelas indústrias,
apresentando a responsabilidade da sociedade como um todo. Devemos adotar uma estratégia a partir de aspectos
locais para chegarmos ao estudo de problemas globais.Fornecer informações sobre cuidados com a nossa
pele, esse tema é fundamental em um país tropical como o Brasil, onde é
crescente o número de casos de câncer de pele.
COMPETÊNCIAS
E SUAS HABILIDADES
Reconhecer
o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases.Optar
pelo processo de destilação fracionada para separar substância com
temperaturas de ebulição próximas.Reconhecer
que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado
chamado equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.Reconhecer
e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura,
pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade de uma
transformação química.Reconhecer
orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra
uma colisão efetiva.Reconhecer
que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar
a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade
com que ela ocorre.Identificar
transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação
entre dados tabelados referentes ao rendimento ao rendimento real e o
estequiometricamente previsto dessas transformações.Relacionar
a energia de ativação da etapa lenta da transformação química com a
velocidade com que ela ocorre.Aplicar
conhecimentos referentes ás influencias da pressão e da temperatura na
rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio para escolher
condições reacionais mais adequadas.Fazer
previsões qualitativas sobre como composições de variáveis podem afetar as
velocidades de transformações químicas, usando modelos explicativos.
DISCIPLINA;
QUÍMICA – 3° SÉRIE.
PROFESSOR:
BENIVALDO BRAGA
UNIDADE 2.
HIDROSFERA COMO FONTE DE
MATERIAIS PARA USO HUMANO
CONTEÚDOS
GERAIS:
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
Extração de materiais úteis da
atmosfera; acidez e alcalinidade de águas naturais – Conceito de Arrhenius;
força de ácido e de bases – significado de constante de equilíbrio;
pertubação do equilíbrio químico; reação de neutralização.
Composição das águas
naturais.
Processos industriais que
permitem a obtenção de produtos a partir da água do mar.
Acidez e basicidade das
águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo.
Ácidos e bases. Conceitos de Arrhenius
e de Brönsted-Lowry. Forças de ácidos e bases.
Ácidos e bases
inorgânicos mais comuns: identificação, nomenclatura, propriedades,
usos.
Transformações ácidas –
base e sua utilização no controle de pH de soluções.
Sais:
identificação, nomenclatura, comportamento em água, usos.
Óxidos: identificação, nomenclatura,
comportamento em água.
Conceito de dissociação
iônica e de ionização e a extensão das transformações químicas –
equilíbrio químico.
Constante de equilíbrio
para expressar a relação entre as concentrações de reagentes e produtos
numa transformação química.
Influência da temperatura,
da concentração e da pressão em equilíbrio químico.
Equilíbrios
químicos envolvidos no sistema CO2/H2O na
natureza.
Proposta
de trabalho para o aluno.
Busque
notícias que relacionem as jazidas de petróleo presentes no litoral
brasileiro com a economia brasileira e registre as informações pesquisadas.
COMPETÊNCIAS
E SUAS HABILIDADES
Identificar
métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir
da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e
do sódio metálico por eletrolise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro
por eletrolise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Sovay e de
água por destilação e por osmose reversa.Reconhecer
o processo de auto ionização da água pura no nível microscópico como
responsável pela condutividade elétrica por ela apresentada.Reconhecer
que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações
entre soluções ácidas e básicas.Reconhecer
os fatores que alteram os estados de equilíbrio químicos: temperatura,
pressão e mudanças na concentração de espécies envolvidas no equilíbrio.Extrair
dados de esquemas relativos a subprodutos do cloreto de sódio e a alguns de
seus processos de obtenção.Utilizar
valores de escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas,
básicas e neutras (a 25°C).Interpretar
reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações
entre H+ e OH–.Interpretar
a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações
relativas de reagentes e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico.Saber
construir a equação representativa da constante de equilíbrio de uma
transformação química a partir de sua equação química balanceada.Prever
modificações no equilíbrio químico causadas por alterações de temperatura,
observando entalpias das reações diretas e inversas.Prever
como as alterações nas pressões modificam equilíbrio envolvendo fases
líquidas e gasosas (solubilidade de gases em líquidos).Valorizar
o uso responsável da água levando em conta sua disponibilidade e os custos
ambientais e econômicos envolvidos em sua captação e distribuição.Avaliar
a importância dos produtos extraídos água do mar o como matéria prima e para
o consumo direto (cloreto de sódio).Calcular
valores de pH a partir das concentrações de H+e vive –versa.Saber
prever a quantidade (em massa, em quantidade de matéria e em volume) de base
forte que deve ser adicionada a um ácido forte para que a solução obtida seja
neutra, dadas as concentrações das soluções.Saber
calcular a constante de equilíbrio de uma transformação química a partir de
dados empíricos.Avaliar,
entre diferentes transformações químicas, a que apresenta maior extensão,
dadas as equações químicas e as constantes de equilíbrio correspondente.
DISCIPLINA;
QUÍMICA – 3° SÉRIE.
PROFESSOR:
BENIVALDO BRAGA UNIDADE 3.
Biosfera como fonte de
materiais para uso humano
CONTEÚDOS
GERAIS:
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
Extração
de materiais úteis da biosfera; recursos vegetais para a sobrevivência humana
– carboidratos, lipídios e vitaminas; recursos animais para a sobrevivência
humana – proteínas e lipídios; recursos fossilizados para a sobrevivência
humana – gás natural, carvão mineral e petróleo.
Identificação, nomenclatura, propriedades, usos. Ácidos carboxílicos e
aminas: identificação, nomenclatura, propriedades, usos.
compostos orgânicos. Hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ésteres,
éteres, fenóis, haletos, amidas: identificação, nomenclatura segundo a IUPAC,
propriedades, usos.
Os componentes
principais dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas), suas
propriedades e funções no organismoBiomassa
como fonte de materiais combustíveis. Arranjos
atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações, funções
orgânicas e isomeria.Processos
de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e
substancias utilizadas no sistema produtivo – refino do petróleo, destilação
seca do carvão e purificação do gás.Produção e uso social dos
combustíveis fósseis.
Proposta
de trabalho para o aluno.
Impactos
sócios ambientais e econômicos na extração de combustíveis fósseis
COMPETÊNCIAS
E SUAS HABILIDADES
Reconhecer
os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em
materiais e substâncias utilizadas no sistema produtivo.Reconhecer
a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural.Reconhecer
a biomassa como recurso renovável da biosfera.Escrever
formulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice
versa.Classificar
as substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou formulas
estruturais.Reconhecer
que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes
fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas e mesmas fórmulas
moleculares. Analisar
classificar fórmulas estruturais, aminas, amidas, ácidos, carboxílicos,
ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto ás funções.Avaliar
vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa (ao
petróleo e ao gás natural) de matérias combustíveis.
DISCIPLINA;
QUÍMICA – 3° SÉRIE.
PROFESSOR:
BENIVALDO BRAGA 4° BIMESTRE.
O que o ser humano introduz na
atmosfera, hidrosfera e biosfera
CONTEÚDOS
GERAIS:
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Poluição atmosférica: poluição
das águas por efluentes urbanos, domésticos, industriais e agropecuários;
perturbação da biosfera pela produção, uso e descarte de materiais e sua
relação com a sobrevivência das espécies vivas; ciclos biogeoquímicos e
desenvolvimento sustentável.
Desequilíbrios
ambientais pela introdução de gases na atmosfera, como SO2, CO2 e NOx .Chuva
ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio – causas e
consequências. Poluição
das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outras causas, e
contaminação por agentes patogênicos.Perturbações
da biosfera por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis, indústrias,
rupturas das teias alimentares e outras causas.Ciclos
da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas inter-relações.Impactos
ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável.Ações
corretivas e preventivas e busca de alternativas para a sobrevivência no
planeta.
Proposta
de trabalho para o aluno.
Avaliar
custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação e da
utilização de materiais obtidos pelo extrativismo.Organizar
conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações problema relacionadas a
desequilíbrio ambientais e propor ações que busquem minimizá-las ou
solucioná-las
COMPETÊNCIAS
E SUAS HABILIDADES
Reconhecer
os gases SO2, CO2 e CH4 como os principais responsáveis pela intensificação
do efeito estufa e identificar as principais fontes de emissão desses gases.Reconhecer
os gases SO2, CO2 e NOx como principais responsáveis pela intensificação de
chuvas acidas e identificar as principais fontes de emissão desses gases.Reconhecer
a diminuição da camada de ozônio como resultado da atuação de cloro, flúor, cabonetos
(CFCs) no equilíbrio químico entre ozônio e oxigênio. Reconhecer
agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, indústrias e
agropecuários, detergentes, praguicidas).Reconhecer
a importância da coleta e do tratamento de esgotos para qualidade das águas.Reconhecer
perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas e do ar, além de
outras ocasionadas pelo despejo direto de dejetos sólidos.Reconhecer
que a poluição atmosférica está relacionada com o tempo de permanência e com
a solubilidade dos gases poluentes, assim como com as reações envolvendo
esses gases.Relacionar
as propriedades dos gases lançados pelos seres humanos na atmosfera para
entender alguns prognósticos sobre possíveis consequências socioambientais do
aumento do efeito estufa, da intensificação de chuvas acidas e da camada de
ozônio. Interpretar
e explicar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio, e do gás carbônico
suas inter-relações e os impactos gerados pela ação humana.Aplicar
conceitos de concentração de PPM, de solubilidade, de estrutura molecular e
de equilíbrio químico para entender a bio acumulação de pesticidas ao longo
da cadeia alimentar.Avaliar
custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação e da
utilização de materiais obtidos pelo extrativismo.Organizar
conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações – problema relacionadas a
desequilíbrio ambientais e propor ações que busquem minimizá-las ou
solucioná-las
ESTRATÉGIAS
DE ENSINO
Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno
absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já
esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula
presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas
e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam
todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam
a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à
Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse
conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos
através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos
práticos de nosso dia a dia.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a
Química.Praticar os conteúdos estudados
através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos
PROJETO EXPERIMENTOS
Os
alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão
pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando interação
entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas
do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório
será na semana anterior ao fechamento das notas.
RECURSOS
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos,
exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos
trabalhados.Livro
Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.Sala
de leitura e informática.
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
Todas
as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de
aprendizagem:
50 %
(Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula,
tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância
às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno,
apostila, participação em projetos.30% (Pesquisas ou Projetos):serão
avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão;
Organização; Bibliografia; Apresentação.20% (Avaliação
conceitual): exercícios de fixação e prova
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O
processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e
imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no
bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem,
referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos
conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas
e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta
vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços
no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua
individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são
avaliados da mesma forma.
Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.