PLANO DE ENSINO 3° SÉRIE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA DE 2019 ESCOLA IVONE DA SILVA DE OLIVEIRA PROFA. ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA DISCIPLINA; QUÍMICA – 3° SÉRIE. A COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA EDILZA
  • OBJETIVOS

Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante dele. Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano. Os avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes.Ao mesmo tempo, se esse conhecimento não for bem usado, ele pode (assim como vimos acontecer algumas vezes ao longo da história) ser usado de forma errada. De tal modo, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico. Daí a importância do estudo desta ciência.

DISCIPLINA; QUÍMICA – 3° SÉRIE. PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA 1° BIMESTRE. Atmosfera como fonte de materiais para uso humano
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Meio Ambiente na constituição brasileira. Extração de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria prima para produzir alguns materiais.   Liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de materiais – primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres)Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração, temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador).Modelos explicativos da velocidade das transformações químicas.Estado de equilíbrio químico em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio – avaliação de produção, consumo e utilização social.
Proposta de trabalho para o aluno. Desenvolver atitudes e valores em relação à consciência ambiental, em relação a um problema de natureza global, a poluição atmosférica.   É importante para os alunos terem informações sobre a qualidade do ar que respiramos O que tem sido feito para melhorá-la e quais as causas da poluição atmosférica gerada pela população e pelas indústrias, apresentando a responsabilidade da sociedade como um todo. Devemos adotar uma estratégia a partir de aspectos locais para chegarmos ao estudo de problemas globais.Fornecer informações sobre cuidados com a nossa pele, esse tema é fundamental em um país tropical como o Brasil, onde é crescente o número de casos de câncer de pele.
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES
Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases.Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substância com temperaturas de ebulição próximas.Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade de uma transformação química.Reconhecer orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva.Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade com que ela ocorre.Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações.Relacionar a energia de ativação da etapa lenta da transformação química com a velocidade com que ela ocorre.Aplicar conhecimentos referentes ás influencias da pressão e da temperatura na rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio para escolher condições reacionais mais adequadas.Fazer previsões qualitativas sobre como composições de variáveis podem afetar as velocidades de transformações químicas, usando modelos explicativos. 
DISCIPLINA; QUÍMICA – 3° SÉRIE. PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA UNIDADE 2. HIDROSFERA COMO FONTE DE MATERIAIS PARA USO HUMANO
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
  Extração de materiais úteis da atmosfera; acidez e alcalinidade de águas naturais – Conceito de Arrhenius; força de ácido e de bases – significado de constante de equilíbrio; pertubação do equilíbrio químico; reação de neutralização.   Composição das águas naturais. Processos industriais que permitem a obtenção de produtos a partir da água do mar. Acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo.  Ácidos e bases. Conceitos de Arrhenius e de Brönsted-Lowry. Forças de ácidos e bases. Ácidos e bases inorgânicos mais comuns: identificação, nomenclatura, propriedades, usos. Transformações ácidas – base e sua utilização no controle de pH de soluções. Sais: identificação, nomenclatura, comportamento em água, usos.  Óxidos: identificação, nomenclatura, comportamento em água. Conceito de dissociação iônica e de ionização e a extensão das transformações químicas – equilíbrio químico. Constante de equilíbrio para expressar a relação entre as concentrações de reagentes e produtos numa transformação química. Influência da temperatura, da concentração e da pressão em equilíbrio químico. Equilíbrios químicos envolvidos no sistema CO2/H2O na  natureza.
Proposta de trabalho para o aluno.   Busque notícias que relacionem as jazidas de petróleo presentes no litoral brasileiro com a economia brasileira e registre as informações pesquisadas.
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES
Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrolise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrolise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Sovay e de água por destilação e por osmose reversa.Reconhecer o processo de auto ionização da água pura no nível microscópico como responsável pela condutividade elétrica por ela apresentada.Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e básicas.Reconhecer os fatores que alteram os estados de equilíbrio químicos: temperatura, pressão e mudanças na concentração de espécies envolvidas no equilíbrio.Extrair dados de esquemas relativos a subprodutos do cloreto de sódio e a alguns de seus processos de obtenção.Utilizar valores de escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras (a 25°C).Interpretar reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações entre H+ e OH.Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações relativas de reagentes e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico.Saber construir a equação representativa da constante de equilíbrio de uma transformação química a partir de sua equação química balanceada.Prever modificações no equilíbrio químico causadas por alterações de temperatura, observando entalpias das reações diretas e inversas.Prever como as alterações nas pressões modificam equilíbrio envolvendo fases líquidas e gasosas (solubilidade de gases em líquidos).Valorizar o uso responsável da água levando em conta sua disponibilidade e os custos ambientais e econômicos envolvidos em sua captação e distribuição.Avaliar a importância dos produtos extraídos água do mar o como matéria prima e para o consumo direto (cloreto de sódio).Calcular valores de pH a partir das concentrações de H+e vive –versa.Saber prever a quantidade (em massa, em quantidade de matéria e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um ácido forte para que a solução obtida seja neutra, dadas as concentrações das soluções.Saber calcular a constante de equilíbrio de uma transformação química a partir de dados empíricos.Avaliar, entre diferentes transformações químicas, a que apresenta maior extensão, dadas as equações químicas e as constantes de equilíbrio correspondente.  
DISCIPLINA; QUÍMICA – 3° SÉRIE. PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA UNIDADE 3. Biosfera como fonte de materiais para uso humano
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Extração de materiais úteis da biosfera; recursos vegetais para a sobrevivência humana – carboidratos, lipídios e vitaminas; recursos animais para a sobrevivência humana – proteínas e lipídios; recursos fossilizados para a sobrevivência humana – gás natural, carvão mineral e petróleo.   Identificação, nomenclatura, propriedades, usos. Ácidos carboxílicos e aminas: identificação, nomenclatura, propriedades, usos.
compostos orgânicos. Hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ésteres, éteres, fenóis, haletos, amidas: identificação, nomenclatura segundo a IUPAC, propriedades, usos.
Os componentes principais dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas), suas propriedades e funções no organismoBiomassa como fonte de materiais combustíveis. Arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações, funções orgânicas e isomeria.Processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substancias utilizadas no sistema produtivo – refino do petróleo, destilação seca do carvão e purificação do gás.Produção e uso social dos combustíveis fósseis.
Proposta de trabalho para o aluno.   Impactos sócios ambientais e econômicos na extração de combustíveis fósseis
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES
Reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizadas no sistema produtivo.Reconhecer a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural.Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera.Escrever formulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice versa.Classificar as substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou formulas estruturais.Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas e mesmas fórmulas moleculares. Analisar classificar fórmulas estruturais, aminas, amidas, ácidos, carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto ás funções.Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa (ao petróleo e ao gás natural) de matérias combustíveis.
DISCIPLINA; QUÍMICA – 3° SÉRIE. PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA 4° BIMESTRE. O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Poluição atmosférica: poluição das águas por efluentes urbanos, domésticos, industriais e agropecuários; perturbação da biosfera pela produção, uso e descarte de materiais e sua relação com a sobrevivência das espécies vivas; ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável.   Desequilíbrios ambientais pela introdução de gases na atmosfera, como SO2, CO2 e NOx .Chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio – causas e consequências. Poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outras causas, e contaminação por agentes patogênicos.Perturbações da biosfera por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis, indústrias, rupturas das teias alimentares e outras causas.Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas inter-relações.Impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável.Ações corretivas e preventivas e busca de alternativas para a sobrevivência no planeta.
Proposta de trabalho para o aluno.   Avaliar custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação e da utilização de materiais obtidos pelo extrativismo.Organizar conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações problema relacionadas a desequilíbrio ambientais e propor ações que busquem minimizá-las ou solucioná-las 
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES
Reconhecer os gases SO2, CO2 e CH4 como os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e identificar as principais fontes de emissão desses gases.Reconhecer os gases SO2, CO2 e NOx como principais responsáveis pela intensificação de chuvas acidas e identificar as principais fontes de emissão desses gases.Reconhecer a diminuição da camada de ozônio como resultado da atuação de cloro, flúor, cabonetos (CFCs) no equilíbrio químico entre ozônio e oxigênio. Reconhecer agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, indústrias e agropecuários, detergentes, praguicidas).Reconhecer a importância da coleta e do tratamento de esgotos para qualidade das águas.Reconhecer perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas e do ar, além de outras ocasionadas pelo despejo direto de dejetos sólidos.Reconhecer que a poluição atmosférica está relacionada com o tempo de permanência e com a solubilidade dos gases poluentes, assim como com as reações envolvendo esses gases.Relacionar as propriedades dos gases lançados pelos seres humanos na atmosfera para entender alguns prognósticos sobre possíveis consequências socioambientais do aumento do efeito estufa, da intensificação de chuvas acidas e da camada de ozônio. Interpretar e explicar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio, e do gás carbônico suas inter-relações e os impactos gerados pela ação humana.Aplicar conceitos de concentração de PPM, de solubilidade, de estrutura molecular e de equilíbrio químico para entender a bio acumulação de pesticidas ao longo da cadeia alimentar.Avaliar custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação e da utilização de materiais obtidos pelo extrativismo.Organizar conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações – problema relacionadas a desequilíbrio ambientais e propor ações que busquem minimizá-las ou solucioná-las    
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos
PROJETO EXPERIMENTOS
Os alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório será na semana anterior ao fechamento das notas.
RECURSOS
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.Sala de leitura e informática.
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: 50 % (Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.30% (Pesquisas ou Projetos):serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão; Organização; Bibliografia; Apresentação.20% (Avaliação conceitual): exercícios de fixação e prova
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.