SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA DE 2019
ESCOLA IVONE DA SILVA DE
OLIVEIRA PROFA.
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS
TECNOLOGIAS
PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA
DISCIPLINA: FÍSICA-
1° SÉRIE / TURMA A
COORDENADORA PEDAGÓGICA:
MARIA EDILZA
OBJETIVOS
A Física é uma ciência da
natureza que estuda as diferentes formas de energia e a sua interação com a
matéria. A Física é dividida em diversas áreas de estudo, tais como: Mecânica,Eletricidade e Magnetismo,Ondulatória,FísicaModerna,FísicaNuclear,Biofísica,Ensino de Física,Mecânica Quântica, entre outras.
Muitas
vezes ao estudarmos o conteúdo de uma disciplina pensamos:
Onde
vou usar esta informação? Como se toda a informação tivesse que ter uma
aplicação prática, como se o conhecimento não fosse uma forma de crescermos e
nos tornarmos conscientes de nosso valor como ser humano.
Com
a Física isto também acontece. Mas ela está presente em nosso dia-a-dia, embora
isso muitas vezes nos passe despercebido. Poderíamos dizer que a Física está
presente em todas as atividades que realizamos e conhecendo as razões dos
fenômenos, poderemos mais facilmente entendê-los, admirá-los e aproveitá-los
para nossa segurança e bem estar.
A
Física esta presente em nosso corpo, em nossa casa, no celular, nos automóveis,
em nossa atmosfera, na natureza, no espaço, nos mares e rio, enfim, em todos os
lugares que conhecemos e até onde não conhecemos.
Que
possamos compreender um pouco mais deste importante assunto e perceber o quanto
ele esta presente em nossas vidas.
DISCIPLINA: FÍSICA – 1° BIMESTRE
CONTEÚDOS GERAIS:
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Introdução
à Física
Cinemática escalar
Ramos da Física;
Unidades e grandezas
Grandezas e unidades de medidaSistema internacional de Unidades
(SI)Notação cientificaUnidades de medida de comprimentoUnidades de medida de massaUnidades de medida de tempoAlgarismo significativo
Conceitos Básicos
Referencial, repouso, movimento e
ponto material.Trajetória, intervalo de tempo,
deslocamento escalar e distância percorrida.Velocidade escalar médiaVelocidade escalar instantâneaPesquisa – O que é nanotecnologia e o
que ela tem a ver com nossa vida
DISCIPLINA: FÍSICA – 2° BIMESTRE
CONTEÚDOS GERAIS:
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Movimento uniforme (UM)
Movimento variado
Movimento uniformemente variado (MUV)
Velocidade escalar média velocidade escalar
instantânea e movimento uniforme.Movimento acelerado, movimento retardado e movimento
uniforme.Aceleração escalar.Movimento uniformemente variado.Trabalho de uma força como uma medida
da variação do movimento, inclusive nas situações envolvendo atrito;Formas de energia mecânica e sua
associação aos movimentos reais;Avaliação dos riscos da alta
velocidade em veículo por meio dos parâmetros envolvidos na variação do
movimento;
Cinemática vetorial
Grandezas escalares e vetoriaisVetores, operações com vetores, posição e
deslocamento vetorial
Força e as leis de movimento da Dinâmica
IntroduçãoDinâmica do ponto materialVelocidade vetorialAceleração da velocidade média e
instantâneaComposição dos movimentosPesquisa – Por que tudo gira com a
Terra.
DISCIPLINA: FÍSICA – 3° BIMESTRE
CONTEÚDOS
GERAIS:
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Leis de Newton
As leis de Newton na análise de
partes de um sistema de corpos;Relação entre as leis de Newton e a
lei da conservação da quantidade de movimento;
-Universo: elementos que o compõem
Os diferentes elementos que compõem o
Universo e sua organização a partir de características comuns em relação a
massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação,
agrupamento etc;Modelos explicativos da origem e da
constituição do Universo, segundo diferentes culturas, buscando semelhanças e
diferenças em suas formulações;
-Interação gravitacional
O modelo explicativo das interações
astronômicas: campo gravitacional; a ordem de grandeza das massas na qual a
interação gravitacional começa a fazer sentido;Movimentos próximos da superfície
terrestre: lançamentos oblíquos e movimentos orbitais;Validade das leis da Mecânica nas
interações astronômicas;
DISCIPLINA: FÍSICA – 4° BIMESTRE
CONTEÚDOS
GERAIS:
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
-Sistema Solar
Transformação da visão de mundo geocêntrica
para a heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais que lhe são
contemporâneas, identificando resistências, dificuldades e repercussões que
acompanharam essa transformação;Campos gravitacionais e relações de
conservação na descrição do movimento do sistema planetário, dos cometas, das
naves e dos satélites;As inter-relações Terra –Lua – Sol.
O Universo, sua origem e compreensão humana
Teorias e
modelos propostos para origem, evolução e constituição do
Universo, além das formas atuais para sua investigação e os limites de seus
resultados, no sentido de ampliar a visão de mundo;As etapas da evolução estelar;Estimativas das ordens de grandeza de
medidas astronômicas para situar a vida em geral, e vida humana em particular, temporal e espacialmente
no Universo;Avaliação científica das hipóteses de
vida fora da Terra;Evolução dos modelos sobre o Universo
a partir de aspectos da evolução dos modelos da ciência;Algumas especificidades do modelo cosmológico
atual (espaço curvo,universo inflacionário, Big Bang etc.)
COMPETÊNCIAS
GERAIS
HABILIDADES
GERAIS E ESPECÍFICAS
Representar
Comunicar-se
Conviver
Ler e expressar-se com textos,
cifras, ícones, gráficos tabelas e fórmulas;Converter uma linguagem em outra;Registrar medidas e observações;Descrever situações;Planejar e fazer entrevistas;Sistematizar dados;Elaborar relatórios;Participar de reuniões;Argumentar;Trabalhar em grupo;
Investigar e intervir em situações
reais
Formular questões;Realizar observações;Selecionar variáveis;Estabelecer relações;Interpretar, propor e fazer
experimentos;Fazer e verificar hipóteses;Diagnosticar e enfrentar problemas,
individualmente ou em equipe;
Estabelecer conexões e dar contexto
Relacionar informações e processos
com seus contextos e com diversas áreas de conhecimento;Identificar dimensões, sociais,
éticas e estéticas em questões técnicas e científicas;Analisar o papel da ciências e da
tecnologia nopresente e ao longo da história.
ESTRATÉGIAS
DE ENSINO
Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno
absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já
esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula
presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas
e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam
todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam
a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à
Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse
conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos
através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos
práticos de nosso dia a dia.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a
Química.Praticar os conteúdos estudados
através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos
PROJETO EXPERIMENTOS
Os alunos deverão formar grupos de no
máximo 5 (cinco) pessoas, deverão pesquisar um experimento de acordo com o
tema proposto. Demonstrando interação entre conhecimento e criatividade,
promovendo a valorização das descobertas do cientista ou pesquisador
escolhido. Apresentação e entrega de relatório será na semana anterior ao
fechamento das notas.
RECURSOS
Conteúdos retirados de livros
didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e
suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (), Caderno do aluno.Sala de leitura e informática.
INSTRUMENTOS
AVALIAÇÃO
Todas
as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de
aprendizagem: 50 %
(Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula,
tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância
às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno,
apostila, participação em projetos.30% (Pesquisas ou Projetos):serão
avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão;
Organização; Bibliografia; Apresentação.
20% (Avaliação
conceitual): exercícios de fixação e prova.
RECUPERAÇÕES
DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação
da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas
habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a
avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação
didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para
esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada
uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos
instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o
comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu
tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.
Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.