PLANO DE ENSINO – FÍSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA DE 2019 ESCOLA IVONE DA SILVA DE OLIVEIRA PROFA. ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA DISCIPLINA: FÍSICA- 1° SÉRIE / TURMA A COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA EDILZA  

OBJETIVOS

Física é uma ciência da natureza que estuda as diferentes formas de energia e a sua interação com a matéria. A Física é dividida em diversas áreas de estudo, tais como: Mecânica, Eletricidade e Magnetismo, Ondulatória, Física Moderna, Física Nuclear, Biofísica, Ensino de Física, Mecânica Quântica, entre outras.

Muitas vezes ao estudarmos o conteúdo de uma disciplina pensamos:

Onde vou usar esta informação? Como se toda a informação tivesse que ter uma aplicação prática, como se o conhecimento não fosse uma forma de crescermos e nos tornarmos conscientes de nosso valor como ser humano.

Com a Física isto também acontece. Mas ela está presente em nosso dia-a-dia, embora isso muitas vezes nos passe despercebido. Poderíamos dizer que a Física está presente em todas as atividades que realizamos e conhecendo as razões dos fenômenos, poderemos mais facilmente entendê-los, admirá-los e aproveitá-los para nossa segurança e bem estar.

A Física esta presente em nosso corpo, em nossa casa, no celular, nos automóveis, em nossa atmosfera, na natureza, no espaço, nos mares e rio, enfim, em todos os lugares que conhecemos e até onde não conhecemos.

Que possamos compreender um pouco mais deste importante assunto e perceber o quanto ele esta presente em nossas vidas.

DISCIPLINA: FÍSICA – 1° BIMESTRE  
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Introdução à Física         Cinemática escalar       Ramos da Física; Unidades e grandezas Grandezas e unidades de medidaSistema internacional de Unidades (SI)Notação cientificaUnidades de medida de comprimentoUnidades de medida de massaUnidades de medida de tempoAlgarismo significativo  
Conceitos Básicos Referencial, repouso, movimento e ponto material.Trajetória, intervalo de tempo, deslocamento escalar e distância percorrida.Velocidade escalar médiaVelocidade escalar instantâneaPesquisa – O que é nanotecnologia e o que ela tem a ver com nossa vida
DISCIPLINA: FÍSICA – 2° BIMESTRE  
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Movimento uniforme (UM)   Movimento variado   Movimento uniformemente variado (MUV) Velocidade escalar média velocidade escalar instantânea e movimento uniforme.Movimento acelerado, movimento retardado e movimento uniforme.Aceleração escalar.Movimento uniformemente variado.Trabalho de uma força como uma medida da variação do movimento, inclusive nas situações envolvendo atrito;Formas de energia mecânica e sua associação aos movimentos reais;Avaliação dos riscos da alta velocidade em veículo por meio dos parâmetros envolvidos na variação do movimento;  
Cinemática vetorial Grandezas escalares e vetoriaisVetores, operações com vetores, posição e deslocamento vetorial  
Força e as leis de movimento da Dinâmica IntroduçãoDinâmica do ponto materialVelocidade vetorialAceleração da velocidade média e instantâneaComposição dos movimentosPesquisa – Por que tudo gira com a Terra.  
     
DISCIPLINA: FÍSICA – 3° BIMESTRE
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Leis de Newton As leis de Newton na análise de partes de um sistema de corpos;Relação entre as leis de Newton e a lei da conservação da quantidade de movimento;  
  -Universo: elementos que o compõem Os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização a partir de características comuns em relação a massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação, agrupamento etc;Modelos explicativos da origem e da constituição do Universo, segundo diferentes culturas, buscando semelhanças e diferenças em suas formulações;  
-Interação gravitacional O modelo explicativo das interações astronômicas: campo gravitacional; a ordem de grandeza das massas na qual a interação gravitacional começa a fazer sentido;Movimentos próximos da superfície terrestre: lançamentos oblíquos e movimentos orbitais;Validade das leis da Mecânica nas interações astronômicas;  
   
DISCIPLINA: FÍSICA – 4° BIMESTRE  
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
-Sistema Solar Transformação da visão de mundo geocêntrica para a heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais que lhe são contemporâneas, identificando resistências, dificuldades e repercussões que acompanharam essa transformação;Campos gravitacionais e relações de conservação na descrição do movimento do sistema planetário, dos cometas, das naves e dos satélites;As inter-relações Terra –Lua – Sol.  
 O Universo, sua origem e compreensão humana Teorias e modelos propostos para origem, evolução e constituição do Universo, além das formas atuais para sua investigação e os limites de seus resultados, no sentido de ampliar a visão de mundo;As etapas da evolução estelar;Estimativas das ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar a vida em geral, e vida humana em particular, temporal e espacialmente no Universo;Avaliação científica das hipóteses de vida fora da Terra;Evolução dos modelos sobre o Universo a partir de aspectos da evolução dos modelos da ciência;Algumas especificidades do modelo cosmológico atual (espaço curvo,universo inflacionário, Big Bang etc.)  
  COMPETÊNCIAS GERAIS HABILIDADES GERAIS E ESPECÍFICAS  
  Representar Comunicar-se Conviver Ler e expressar-se com textos, cifras, ícones, gráficos tabelas e fórmulas;Converter uma linguagem em outra;Registrar medidas e observações;Descrever situações;Planejar e fazer entrevistas;Sistematizar dados;Elaborar relatórios;Participar de reuniões;Argumentar;Trabalhar em grupo;  
  Investigar e intervir em situações reais Formular questões;Realizar observações;Selecionar variáveis;Estabelecer relações;Interpretar, propor e fazer experimentos;Fazer e verificar hipóteses;Diagnosticar e enfrentar problemas, individualmente ou em equipe;  
  Estabelecer conexões e dar contexto Relacionar informações e processos com seus contextos e com diversas áreas de conhecimento;Identificar dimensões, sociais, éticas e estéticas em questões técnicas e científicas;Analisar o papel da ciências e da tecnologia nopresente e ao longo da história.  
 ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos
PROJETO EXPERIMENTOS
Os alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório será na semana anterior ao fechamento das notas.
RECURSOS
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (), Caderno do aluno.Sala de leitura e informática.
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: 50 % (Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.30% (Pesquisas ou Projetos):serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão; Organização; Bibliografia; Apresentação. 20% (Avaliação conceitual): exercícios de fixação e prova.
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.
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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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