PLANO DE ENSINO 1° SÉRIE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA DE 2019 ESCOLA IVONE DA SILVA DE OLIVEIRA PROFA. ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA 1° SÉRIE / TURMA A COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA EDILZA
  • OBJETIVOS

Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante dele. Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano. Os avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes. Ao mesmo tempo, se esse conhecimento não for bem usado, ele pode (assim como vimos acontecer algumas vezes ao longo da história) ser usado de forma errada. De tal modo, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico. Daí a importância do estudo desta ciência.

DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE A PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA 1° BIMESTRE. Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo.
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Transformações químicas no dia a dia. Algumas matérias usadas no dia a dia. Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias. Meio Ambiente na constituição brasileira. Poluição do SoloEvidencias; de tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade.Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações.Diferentes intervalos de tempo para ocorrência das transformações.Reações endotérmicas e exotérmicas.Transformações químicas na natureza em diferentes sistemas produtivos.Transformações que podem ser revertidas.Propriedades das substâncias como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade.Separação da substância por filtração flotação, destilação, sublimação, recristalização.Métodos de separação do sistema produtivo
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Identificar matérias – primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais.Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudança de temperatura, formação de precipitado, emissão de Luzetc.). Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.Identificar formas e energia envolvidas nas transformações químicas.Ler, descrever e compreender as transformações químicas em linguagem discursiva.Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição.Comparar o tempo necessário para que as transformações químicas ocorram (rapidez).Trazer para a sala de aula informações sobre a situação do lixo no município e na escola, levando os alunos a discutir os problemas de sua comunidade para que ele possa tomar consciência do mundo em que está inserido. São introduzidos os conteúdos para a compreensão da tecnologia relacionada ao lixo. Esse conteúdo é essencial na medida em que contribui para a formação tecnológica do aluno.  
Proposta de trabalho para o aluno.   Desenhar a Tabela Periódica completa.   Colocar os símbolos, nome do elemento, número atômico, massa atômico.Identificar os períodos, grupos e o nome das famílias dos elementos representativos e transição externa.Pintar os metais e não metais, colar no caderno.
 
DISCIPLINA: QUÍMICA – 2° BIMESTRE. Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo.
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Combustíveis – transformações químicas, massas envolvidas e produção de energia.   Reações de combustão- aspectos quantitativos nas transformações químicas; poder calorífico dos combustíveis. Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas. Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicasPrimeiras ideias sobre a constituição da matéria.Modelo de Dalton sobre a constituição da matéria.Conceito de átomo e de elemento segundo Dalton.Átomo: dos gregos a Dalton. Teoria atômica de Dalton.Modelos atômicos: de Dalton a Rutherford/Bohr.Partículas subatômicas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.Número atômico e número de massa.Distribuição eletrônica em camadas. Elétrons de valência.Tabela Periódica
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
Identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reação de combustão.Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas.Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes eprodutos.Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e minera e de outros combustíveis.Reconhecer a importância e as limitações do uso de modelos explicativos na ciência.Descrever as principais ideias da constituição da matéria a partir das ideias de Dalton.Realizar cálculos e fazer estimativas relacionando massa de combustível, calor produzido e poder calorífico.Interpretar figuras, diagramas e textos referentes á transformação de chuva ácida e ao efeito estufa.Interpretar transformações químicas e mudança s de estado físico a partir das idéias de Dalton sobre constituição da matéria.Relacionar quantidade de calor e massas de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas.Aplicar as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas de reagentes ou produtos.Analisar critérios como poder calorífico, custo de produção e impactos ambientais de combustíveis para julgar a melhor forma de obtenção de calor em uma dada situação.Aplicar o modelo de Dalton na interpretação das transformações químicas.Aplicar o modelo de Dalton na interpretação da lei de conservação de massa.
     
DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE- 3° BIMESTRE. Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo.
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Metais – processos de obtenção. Representação de transformações químicas. Linguagem simbólica da Química. Relação entre massa, número de partículas e energia. Transformações químicas e equações na obtenção de ferro e cobre.Importância do ferro e do cobre.Símbolos dos elementos e equações químicas.Tabela periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química.Balanceamento das equações químicas.Organização dos elementos de acordo com as massas atômicas na tabela Periódica.
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica.Representar substâncias usando formulas químicas.Identificar os reagentes e produtos na metalurgia do ferro e do cobre.Reconhecer algumas aplicações de metais no cotidiano.Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes.Interpretar fórmula químicas de substâncias.Interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e produtos envolvidos.Aplicar a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear equações químicas.Relacionar as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (grama, quilograma, toneladas).
   
DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE4° BIMESTRE. Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo.
CONTEÚDOS GERAIS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Metais – processos de obtenção e relações quantitativas Relações quantitativas envolvidas na transformação química. Estequiometria; Massa molar e quantidade de matéria mol.Cálculo estequiométrico – massas, quantidade de matéria e energia nas transformações.Cálculo estequiométrico na produção do ferro e do cobre.  
Proposta de trabalho para o aluno. Impactos ambientais na produção do ferro e do cobre. Impactos sócios ambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre, reciclagem de metais.
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES
Identificar as principais formas de poluição geradas na extração e na metalurgia de minérios de ferroe cobre.Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol)Calcular massas molares das substâncias.Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e numero de partículas.Prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas em termosde massas e quantidade de matéria (mol).Avaliar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos
PROJETO EXPERIMENTOS
Os alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório será na semana anterior ao fechamento das notas.
RECURSOS
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.Sala de leitura e informática.
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: 50 % (Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.30% (Pesquisas ou Projetos):serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão; Organização; Bibliografia; Apresentação.20% (Avaliação conceitual): exercícios de fixação e prova.
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.