DISCIPLINA: QUÍMICA
– 1° SÉRIE A
PROFESSOR:
BENIVALDO BRAGA 1° BIMESTRE.
Transformações químicas na
natureza e no sistema produtivo.
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CONTEÚDOS
GERAIS:
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CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
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Transformações químicas no dia
a dia. Algumas matérias usadas no dia a dia.
Caracterização de reagentes e
produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e
identificação das substâncias.
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Meio Ambiente na constituição brasileira. Poluição do
SoloEvidencias;
de tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade.Descrição
das transformações em diferentes linguagens e representações.Diferentes
intervalos de tempo para ocorrência das transformações.Reações
endotérmicas e exotérmicas.Transformações
químicas na natureza em diferentes sistemas produtivos.Transformações
que podem ser revertidas.Propriedades
das substâncias como temperatura de fusão e de ebulição, densidade,
solubilidade.Separação
da substância por filtração flotação, destilação, sublimação,
recristalização.Métodos
de separação do sistema produtivo
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COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
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Identificar
matérias – primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos
industriais.Identificar
a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas
(mudanças de
cor, desprendimento de gás,
mudança de temperatura, formação de precipitado, emissão de Luzetc.).
Reconhecer
a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.Identificar
formas e energia envolvidas nas transformações químicas.Ler,
descrever e compreender as transformações químicas em linguagem discursiva.Reconhecer
o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de
ebulição.Comparar
o tempo necessário para que as transformações químicas ocorram (rapidez).Trazer para
a sala de aula informações sobre a situação do lixo no município e na escola,
levando os alunos a discutir os problemas de sua comunidade para que ele
possa tomar consciência do mundo em que está inserido. São introduzidos os
conteúdos para a compreensão da tecnologia relacionada ao lixo. Esse conteúdo
é essencial na medida em que contribui para a formação tecnológica do aluno.
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Proposta de trabalho para o aluno.
Desenhar
a Tabela Periódica completa.
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Colocar
os símbolos, nome do elemento, número atômico, massa atômico.Identificar
os períodos, grupos e o nome das famílias dos elementos representativos e
transição externa.Pintar
os metais e não metais, colar no caderno.
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DISCIPLINA: QUÍMICA
– 2° BIMESTRE.
Transformações químicas na
natureza e no sistema produtivo.
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CONTEÚDOS
GERAIS:
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CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
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Combustíveis
– transformações químicas, massas envolvidas e produção de energia.
Reações de combustão- aspectos
quantitativos nas transformações químicas; poder calorífico dos combustíveis.
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Conservação
da massa e proporção entre as massas de reagentes
e produtos nas transformações
químicas.
Relação
entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicasPrimeiras
ideias sobre a constituição da matéria.Modelo
de Dalton sobre a constituição da matéria.Conceito
de átomo e de elemento segundo Dalton.Átomo: dos gregos a Dalton. Teoria atômica de Dalton.Modelos atômicos: de Dalton a Rutherford/Bohr.Partículas subatômicas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.Número atômico e número de massa.Distribuição eletrônica em camadas. Elétrons de valência.Tabela Periódica
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COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
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Identificar
os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reação de
combustão.Reconhecer
a conservação de massa em transformações químicas.Reconhecer
que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de
reagentes eprodutos.Reconhecer
os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão
vegetal e minera e de outros combustíveis.Reconhecer
a importância e as limitações do uso de modelos explicativos na ciência.Descrever
as principais ideias da constituição da matéria a partir das ideias de
Dalton.Realizar
cálculos e fazer estimativas relacionando massa de combustível, calor
produzido e poder calorífico.Interpretar
figuras, diagramas e textos referentes á transformação de chuva ácida e ao
efeito estufa.Interpretar
transformações químicas e mudança s de estado físico a partir das idéias de
Dalton sobre constituição da matéria.Relacionar
quantidade de calor e massas de reagentes e produtos envolvidos nas
transformações químicas.Aplicar
as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas de
reagentes ou produtos.Analisar
critérios como poder calorífico, custo de produção e impactos ambientais de
combustíveis para julgar a melhor forma de obtenção de calor em uma dada
situação.Aplicar
o modelo de Dalton na interpretação das transformações químicas.Aplicar
o modelo de Dalton na interpretação da lei de conservação de massa.
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DISCIPLINA: QUÍMICA
– 1° SÉRIE- 3° BIMESTRE.
Transformações químicas na
natureza e no sistema produtivo.
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CONTEÚDOS
GERAIS:
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CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
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Metais – processos de obtenção.
Representação de transformações químicas.
Linguagem simbólica da Química.
Relação entre massa, número de partículas e energia.
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Transformações
químicas e equações na obtenção de ferro e cobre.Importância
do ferro e do cobre.Símbolos
dos elementos e equações químicas.Tabela
periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação
química.Balanceamento
das equações químicas.Organização
dos elementos de acordo com as massas atômicas na tabela Periódica.
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COMPETÊNCIAS HABILIDADES
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Reconhecer
e localizar os elementos químicos na tabela periódica.Representar
substâncias usando formulas químicas.Identificar
os reagentes e produtos na metalurgia do ferro e do cobre.Reconhecer
algumas aplicações de metais no cotidiano.Calcular
massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos
químicos constituintes.Interpretar
fórmula químicas de substâncias.Interpretar
equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e
produtos envolvidos.Aplicar
a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear
equações químicas.Relacionar
as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (grama,
quilograma, toneladas).
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DISCIPLINA: QUÍMICA
– 1° SÉRIE4° BIMESTRE.
Transformações químicas na
natureza e no sistema produtivo.
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CONTEÚDOS
GERAIS:
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CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
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Metais – processos de obtenção
e relações quantitativas
Relações quantitativas
envolvidas na transformação química. Estequiometria;
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Massa molar e quantidade de
matéria mol.Cálculo estequiométrico –
massas, quantidade de matéria e energia nas transformações.Cálculo estequiométrico na
produção do ferro e do cobre.
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Proposta
de trabalho para o aluno.
Impactos ambientais na produção
do ferro e do cobre.
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Impactos
sócios ambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre, reciclagem de metais.
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COMPETÊNCIAS
E SUAS HABILIDADES
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Identificar
as principais formas de poluição geradas na extração e na metalurgia de
minérios de ferroe cobre.Representar
as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol)Calcular
massas molares das substâncias.Realizar
cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e numero de
partículas.Prever
as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas
em termosde massas e quantidade de matéria (mol).Avaliar
os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de
ferro e de
cobre.
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