PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FÍSICA

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FÍSICA
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA – 1° SÉRIE / TURMA A  
DISCIPLINA: FÍSICA – 1° BIMESTRE
CONTEÚDOS
Introdução à Física Unidades e grandezas Grandezas e unidades de medidaSistema internacional de Unidades (SI)Notação cientificaUnidades de medida de comprimentoUnidades de medida de massaUnidades de medida de tempoAlgarismo significativo Conceitos Básicos Referencial, repouso, movimento e ponto material.Trajetória, intervalo de tempo, deslocamento escalar e distância percorrida.Velocidade escalar médiaVelocidade escalar instantâneaPesquisa – O que é nanotecnologia e o que ela tem a ver com nossa vida
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio de textos científicos e vídeos sobre a Química. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula. Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos
PROJETO EXPERIMENTOS
Os alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório será na semana anterior ao fechamento das notas.
RECURSOS
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (), Caderno do aluno.Sala de leitura e informática.
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: Aula dada é aula Avaliada. 50 % (Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.30% (Pesquisas ou Projetos):serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão; Organização; Bibliografia; Apresentação.20% (Avaliação conceitual): exercícios de fixação e prova.
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.
DISCIPLINA: FÍSICA – 2° BIMESTRE
CONTEÚDOS
Movimento uniforme (MU)
Movimento uniformemente variado (MUV)
Velocidade escalar média velocidade escalar instantânea e movimento uniforme.
Movimento acelerado, movimento retardado e movimento uniforme.Aceleração escalar.
Movimento uniformemente variado.
Trabalho de uma força como uma medida da variação do movimento, inclusive nas situações envolvendo atrito;
Formas de energia mecânica e sua associação aos movimentos reais;Avaliação dos riscos da alta velocidade em veículo por meio dos parâmetros envolvidos na variação do movimento;
Cinemática vetorial Grandezas escalares e vetoriais Vetores, operações com vetores, posição e deslocamento vetorial Força e as leis de movimento da Dinâmica Introdução Dinâmica do ponto material Velocidade vetorial Aceleração da velocidade média e instantânea Composição dos movimentos Pesquisa – Por que tudo gira com a Terra.
 
 
DISCIPLINA: FÍSICA – 3° BIMESTRE
CONTEÚDOS
Leis de Newton As leis de Newton na análise de partes de um sistema de corpos;Relação entre as leis de Newton e a lei da conservação da quantidade de movimento;Universo: elementos que o compõem Os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização a partir de características comuns em relação a massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação, agrupamento etc; Modelos explicativos da origem e da constituição do Universo, segundo diferentes culturas, buscando semelhanças e diferenças em suas formulações;  
Interação gravitacional. O modelo explicativo das interações astronômicas: campo gravitacional; a ordem de grandeza das massas na qual a interação gravitacional começa a fazer sentido; Movimentos próximos da superfície terrestre: lançamentos oblíquos e movimentos orbitais; Validade das leis da Mecânica nas interações astronômicas;  
   
DISCIPLINA: FÍSICA – 4° BIMESTRE
CONTEÚDOS
Sistema Solar Transformação da visão de mundo geocêntrica para a heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais que lhe são contemporâneas, identificando resistências, dificuldades e repercussões que acompanharam essa transformação;Campos gravitacionais e relações de conservação na descrição do movimento do sistema planetário, dos cometas, das naves e dos satélites;As inter-relações Terra –Lua – Sol. O Universo, sua origem e compreensão humana Teorias e modelos propostos para origem, evolução e constituição do Universo, além das formas atuais para sua investigação e os limites de seus resultados, no sentido de ampliar a visão de mundo;As etapas da evolução estelar;Estimativas das ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar a vida em geral, e vida humana em particular, temporal e espacialmente no Universo;Avaliação científica das hipóteses de vida fora da Terra;Evolução dos modelos sobre o Universo a partir de aspectos da evolução dos modelos da ciência;Algumas especificidades do modelo cosmológico atual (espaço curvo, universo inflacionário, Big Bang etc.)  
COMPETÊNCIAS HABILIDADES GERAIS E ESPECÍFICAS
Representar, Comunicar-se, Conviver Ler e expressar-se com textos, cifras, ícones, gráficos tabelas e fórmulas;Converter uma linguagem em outra;Registrar medidas e observações;Descrever situações;Planejar e fazer entrevistas;Sistematizar dados;Elaborar relatórios;Participar de reuniões;Argumentar;Trabalhar em grupo; Investigar e intervir em situações reais Formular questões;Realizar observações;Selecionar variáveis;Estabelecer relações;Interpretar, propor e fazer experimentos;Fazer e verificar hipóteses; Diagnosticar e enfrentar problemas, individualmente ou em equipe; Estabelecer conexões e dar contexto Relacionar informações e processos com seus contextos e com diversas áreas de conhecimento;Identificar dimensões, sociais, éticas e estéticas em questões técnicas e científicas;Analisar o papel das ciências e da tecnologia no presente e ao longo da história

DUVIDA PODE COMENTAR E PERGUNTAR QUE AJUDAMOS A RESOLVER SEU PROBLEMA NESSES ASSUNTOS. DEIXE UMA RESPOSTA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.