Plano experiência Química
Formar grupo de 5 pessoas, mesmo grupo durante o ano.
Escolher um líder para o grupo.
O líder da nota para os integrantes do grupo o grupo da nota para o líder.
Fazer apresentação para a sala.
Entregar relatório 13 e 14/05
Apresentação 03 e 04/06 Tempo 15 minutos
Antes de iniciar qualquer atividade experimental, é preciso prestar atenção em algumas orientações sobre segurança em laboratório para que a atividade (mesmo sendo feita de maneira demonstrativa) não ofereça nenhum risco á saúde. Alguns cuidados básicos são:
- Trabalhar com seriedade e calma. Não fazer nada apressadamente e jamais fazer brincadeiras no laboratório. Brincadeiras sempre causam algum tipo de acidente.
- Usar um avental (jaleco) durante as atividades práticas. O seu uso é recomendado por uma questão de higiene e segurança.
- Executar somente as experiências propostas pelo professor. Jamais fazer qualquer outra experiência utilizando materiais e reagentes de laboratório sem a permissão do professor.
- Nunca provar ou colocar na boca os reagentes e os materiais de laboratório.
- Nunca ingerir alimentos ou fumar no laboratório.
- Nunca correr no laboratório. Caminhe com calma.
- Cabelos compridos devem ficar presos ou amarrados.
- Usar somente calçados de couro (ou material impermeável) fechado para evitar o derramamento de produtos químicos nos pés.
- Nunca pipetar qualquer tipo de reagente com a boca. Utilizar um pipetador (pêra de pipetagem).
- Nunca tocar os produtos químicos diretamente com as mãos. Utilizar espátula ou bastão de vidro.
- Em caso de derramamento de qualquer produto químico lavar bem as mãos com água corrente e avisar o professor.
- Nunca inspirar gases e vapores resultantes de experiências e nunca cheirar diretamente os produtos químicos.
- Nunca deixar material aquecido em lugar em que alguém possa pegá-lo inadvertidamente.
- Ao aquecer tubos de ensaio contendo qualquer produto químico, nunca voltar a extremidade aberta do tubo para si ou para outra pessoa.
- Lavar todo o material de vidro e colocar os resíduos sólidos no lixo após o término das experiências. Nunca colocar resíduos sólidos na pia.
- Em caso de quebra de alguma vidraria, não colocar cacos de vidro no lixo comum. Avisar o professor!
- Nunca deixar frascos contendo reagentes inflamáveis próximos à chama.
- Manter as torneiras de gás fechadas após o uso.
- Em caso de acidente ou derramamento de algum reagente, por menor que seja, comunicar imediatamente o Professor!
Tópicos a serem avaliados na apresentação oral (Seminário)
TÓPICO | CRITÉRIO | NOTA |
Gestão do tempo | Avaliar o uso do tempo disponibilizado para apresentar o trabalho. O grupo fez bom uso do tempo? Se estendeu além do necessário ou foi breve demais? | Peso 2,0 |
Capacidade de expressão oral e capacidade de síntese
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Avaliar se a apresentação do trabalho teve uma sequência lógica e uma clareza objetiva. O grupo demonstrou ter se preparado adequadamente para transmitir o conhecimento adquirido? O grupo demonstrou domínio do assunto abordado?
Avaliar se as ideias e conteúdos fundamentais do trabalho foram apresentados de forma clara e coerente, se o tema foi apresentado de forma organizada. |
Peso 3,0 |
Criatividade do grupo | Avaliar a criatividade do grupo ao expor o conteúdo apresentado. Fizeram um bom uso dos recursos disponíveis (cartazes, teatro, recursos audiovisuais etc.)? | Peso 2,0 |
Postura do grupo | Avaliar se os alunos demonstraram uma postura corporal e gestual, bem como um comportamento adequado durante a apresentação. | Peso 2,0 |
Resposta aos questionamentos | Avaliar se os integrantes do grupo souberam responder de forma convincente as questões levantadas. | Peso 1,0 |