Plano experiência Química

Plano experiência Química

 Formar grupo de 5 pessoas, mesmo grupo durante o ano.

Escolher um líder para o grupo.

O líder da nota para os integrantes do grupo o grupo da nota para o líder.

Fazer apresentação para a sala.

Entregar relatório 13 e 14/05

Apresentação 03 e 04/06 Tempo 15 minutos

Antes de iniciar qualquer atividade experimental, é preciso prestar atenção em algumas orientações sobre segurança em laboratório para que a atividade (mesmo sendo feita de maneira demonstrativa) não ofereça nenhum risco á saúde. Alguns cuidados básicos são:

  1. Trabalhar com seriedade e calma. Não fazer nada apressadamente e jamais fazer brincadeiras no laboratório. Brincadeiras sempre causam algum tipo de acidente.
  2. Usar um avental (jaleco) durante as atividades práticas. O seu uso é recomendado por uma questão de higiene e segurança.
  3. Executar somente as experiências propostas pelo professor. Jamais fazer qualquer outra experiência utilizando materiais e reagentes de laboratório sem a permissão do professor.
  4. Nunca provar ou colocar na boca os reagentes e os materiais de laboratório.
  5. Nunca ingerir alimentos ou fumar no laboratório.
  6. Nunca correr no laboratório. Caminhe com calma.
  7. Cabelos compridos devem ficar presos ou amarrados.
  8. Usar somente calçados de couro (ou material impermeável) fechado para evitar o derramamento de produtos químicos nos pés.
  9. Nunca pipetar qualquer tipo de reagente com a boca. Utilizar um pipetador (pêra de pipetagem).
  10. Nunca tocar os produtos químicos diretamente com as mãos. Utilizar espátula ou bastão de vidro.
  11. Em caso de derramamento de qualquer produto químico lavar bem as mãos com água corrente e avisar o professor.
  12. Nunca inspirar gases e vapores resultantes de experiências e nunca cheirar diretamente os produtos químicos.
  13. Nunca deixar material aquecido em lugar em que alguém possa pegá-lo inadvertidamente.
  14. Ao aquecer tubos de ensaio contendo qualquer produto químico, nunca voltar a extremidade aberta do tubo para si ou para outra pessoa.
  15. Lavar todo o material de vidro e colocar os resíduos sólidos no lixo após o término das experiências. Nunca colocar resíduos sólidos na pia.
  16. Em caso de quebra de alguma vidraria, não colocar cacos de vidro no lixo comum. Avisar o professor!
  17. Nunca deixar frascos contendo reagentes inflamáveis próximos à chama.
  18. Manter as torneiras de gás fechadas após o uso.
  19. Em caso de acidente ou derramamento de algum reagente, por menor que seja, comunicar imediatamente o Professor!

Tópicos a serem avaliados na apresentação oral (Seminário)

TÓPICO CRITÉRIO NOTA
Gestão do tempo Avaliar o uso do tempo disponibilizado para apresentar o trabalho. O grupo fez bom uso do tempo? Se estendeu além do necessário ou foi breve demais? Peso 2,0
Capacidade de expressão oral e capacidade de síntese

 

Avaliar se a apresentação do trabalho teve uma sequência lógica e uma clareza objetiva. O grupo demonstrou ter se preparado adequadamente para transmitir o conhecimento adquirido? O grupo demonstrou domínio do assunto abordado?

Avaliar se as ideias e conteúdos fundamentais do trabalho foram apresentados de forma clara e coerente, se o tema foi apresentado de forma organizada.

Peso 3,0
Criatividade do grupo Avaliar a criatividade do grupo ao expor o conteúdo apresentado. Fizeram um bom uso dos recursos disponíveis (cartazes, teatro, recursos audiovisuais etc.)? Peso 2,0
Postura do grupo Avaliar se os alunos demonstraram uma postura corporal e gestual, bem como um comportamento adequado durante a apresentação. Peso 2,0
Resposta aos questionamentos Avaliar se os integrantes do grupo souberam responder de forma convincente as questões levantadas. Peso 1,0

 

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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