Questões de Química

Questões de Química

A Química Orgânica é a área que estuda os compostos formados pelo carbono “C”. Como o carbono é tetravalente, ele realiza quatro ligações, que podem ser simples, duplas ou triplas, essas ligações químicas podem ser entre átomos de carbono ou entre o carbono e outros átomos.

Funções Orgânicas

A primeira coisa que você precisa dominar para preparar-se para as questões de Química Orgânica no Enem é reconhecer as funções orgânicas. Para tal é preciso saber identificar  de acordo com a tabela 1, os grupos funcionais que constituem essas funções que são cobrados com muita frequência, por isso ,estude esse conteúdo.

Tabela 1: Grupos Funcionais

Nome da funções Caracteristica Grupos funcionais
Hidrocarbonetos Possuem apenas C eH

Alcanos: apenas ligação simples na cadeia.

Alceno: uma ligação dupla.

Alcino: uma ligação tripla.

Ciclocano: um alcano de cadeia fechada.

Aromático: possui anel benzenico

Álcoois Função oxigenda.

Hidroxilas (-OH) ligados a um carbono.

Éteres Função oxigenda.

Oxigenio ligados entre duas cadeias carbono.

Fenóis Função oxigenda.

Hidroxila (-OH)  e carbono ligados  ao anel benzeno.

Aldeídos Função oxigenda.
Cetonas Função oxigenda.

São compostos que têm um grupo carbonila (C=O) ligado a dois carbonos

Ácidos Carboxilicos Função oxigenda.

São compostos que no final das cadeias de carbonos têm um grupo hidroxilo (-OH) e um grupo Carbonilo (C=O) ligados ao mesmo carbono.

Ésteres Função oxigenda.

São compostos que na cadeias de carbonos têm um grupo carbonila (C=O) ligado a um carbono e o mesmo carbono ligado a um oxigênio.

Aminas Função nitrogenada.

São compostos que no terminal (ou no meio) de uma cadeia de carbonos têm um grupo amina (-NH2 , -NH- ou –N– ).

Amidas Função nitrogenada.

São compostos que têm um átomo de (N) ligado ao grupo carbonilo (C=O).

Haletos orgânicos Derivado de hidrocarboneto pela a substituiçao de um ou mais atamo de hidrogenio pelo atamo de halogênio (X=Cl, B..)

Observações

  1.  Não confudir a função dos fenóis com  dos álcoois (ambos possuem o gurpo OH).
  2. Não confudir a função dos aldeídos com das cetonas (ambos possuem o grupo carbonila C=O).

Nomenclatura

A Nomenclatura IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada, em português), foi criada para auxiliar o estudo das funções orgânicas. Nela você também encontrará, a nomenclatura oficial segundo as regras da IUPAC para os compostos orgânicos, e a forma correta de escrever cada um dos compostos ogânicos.

Dicas de Química Orgânica, que é um conteúdo bastante recorrente no Enem. A quantidade de questões que envolvem essa matéria cresce cada vez mais. Sempre que for analizar uma cadeia de carbono, deve-se indentificar e destacar qualquer elemento diferente do carbono, isso facilitara na identificação das funções orgânicas. Assim ao analizar as funçôes dadas na questão  podemos afirma quais as funções presente nas biopesticidas, piretrina e coronopilina. Na Piretrina, temos uma ligação dupla de oxigênio (C=O) e outra simples de oxigênio (C−O), entre elas encontra-se um carbono, e a cadeia  continuando caracterizando um éster. Já na outra função na mesma molécula da peretrina, temos uma dupla ligação com o oxigênio (C=O) isolando, carbonila caracterizando acetona. E na coronopilina tem três funçoes orgânias, novamente uma ligação dupla de oxigênio (C=O) e outra simples de oxigênio (C−O), entre elas encontra-se um carbono, e a cadeia continuando caracterizando um éster, e outra carbonila (C=O) isolando  representando a funçãocetona, na mesma molécula  encontra se no superior dela uma hidroxila(-OH)   ligada a uma cadeia de cabono caracterizando a função álcool, De acordo com a figura 2. Potanto podemos concluir que as funções encomum presentes simultaneamente nos dois biopetiscidas são éster e cetona, assim afirmando que a respota correta do gabarito e alternativa b).

Figura 2: Indentificação das Funções.


Fonte: Google imagens.

Comentário: De uma maneira geral essa questão tem como classificação de nível baixo questão simples e clássica de reconhecimento de funções orgânicas, e a abordagem da questão relacionada ao meio ambiente. O aluno deve ficar atento aos elementos químicos diferentes de carbono e hidrogênio. Esses sempre representam (isolados ou em conjunto) uma função orgânica.

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Exemplo 1: Enem -2009 – caderno azul:

Questão 36 do Enem 2009 sobre funções orgânicas

Resolução comentada:

A alternativa correta é a letra “e”. O enunciado disse que a molécula deveria ter anel aromático conjugado com carbonila ( C = O), alternância entre ligações simples e duplas e apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar. A única molécula que possui todas essas características é a da letra e:

Resposta para questão do Enem sobre funções orgânicas
Resposta para questão do Enem sobre funções orgânicas

Exemplo 2: Enem -2012 – caderno azul:

Questão 49 do Enem 2012 sobre funções orgânicas
Questão 49 do Enem 2012 sobre funções orgânicas

Resolução comentada:

A alternativa correta é a letra “b”.

Observe a seguir todos os grupos funcionais existentes nas estruturas dos dois pesticidas e veja que os que se apresentam em ambos são apenas o grupo das cetonas e dos ésteres.

Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas
Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas

Falando em dicas de Química Orgânica para o Enem, é de suma importância ressaltar que a Química está inserida na parte de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dessa forma, a Química Orgânica é bastante cobrada porque ela está muito inserida em nossa vida cotidiana, no meio ambiente e na geração de energia. Em grande parte das perguntas, a Química Orgânica é cobrada relacionando-se com os combustíveis, principalmente os combustíveis fósseis, e com a poluição ambiental causada por eles.

Os combustíveis fósseis são aqueles que surgiram a partir da decomposição de seres vivos, animais e vegetais no decorrer de milhares de anos. Entre eles, os principais são o petróleo, o gás natural e o carvão. O petróleo e seus derivados são formados especialmente por hidrocarbonetos; o gás natural, por metano; e o carvão, por carbono.

Para a geração de energia atual, esses combustíveis passam por reações de combustão. Por isso, você também precisa estudar esse conteúdo e conhecer as reações de combustão completas e incompletas e os seus efeitos, como as substâncias liberadas como produtos que poluem o meio ambiente e causam problemas tais como o efeito estufa, o aquecimento global e a chuva ácida.

ciclo do carbono, que envolve principalmente os processos de respiração e fotossíntese, também deve ser estudado. E aspectos relacionados com o etanol como combustível e com os biocombustíveis geralmente também são cobrados no Enem.

Veja abaixo um exemplo de questão desse tipo que caiu no Enem:

Exemplo 3: Enem -2009 – caderno azul – Questão 6:

O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca:

A- aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

B- redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

C- aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

D- aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

E- redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

Resolução comentada:

A alternativa correta é a letra “d”.

As reações de combustão completa dos combustíveis fósseis liberam para a atmosfera mais gás carbônico (CO2), e a combustão incompleta libera monóxido de carbono (CO) e fuligem. Portanto, aumenta a quantidade de carbono na atmosfera.

Por fim, um último assunto de Química Orgânica para o Enem que merece atenção são as Reações Orgânicas, principalmente as de esterificação, que são aquelas que ocorrem entre um ácido e um álcool, originando um éster e água como produtos, e as reações orgânicas de adição e de substituição, especialmente as de halogenação.

Observe um exemplo:

Exemplo 4: Enem -2012 – caderno azul:

Questão 58 do Enem 2012 sobre reação de esterificação
Questão 58 do Enem 2012 sobre reação de esterificação

Resolução comentada:

A alternativa correta é a letra “a”.

Reação de esterificação como resolução de questão do Enem
Reação de esterificação como resolução de questão do Enem

Enfim, lembre-se de que as questões do Enem são interdisciplinares e abrangem situações-problema. Por isso, na maioria das vezes, não será cobrado somente um conteúdo de Química Orgânica isolado, mas também outras disciplinas, como Biologia e Geografia, além de outros conteúdos de Química como Química AmbientalEstequiometria e Termoquímica.

Bons estudos!

1.  Outro composto encontrado no óleo de citronela, embora em menor proporção, é o isopulegol. Trata-se de um álcool cíclico formado a partir do ataque nucleofílico dos elétrons pi da ligação dupla do citronelal ao carbono de sua carbonila, reação essa catalisada por ácidos de Lewis.

Com relação ao isopulegol e a sua formação, julgue os itens e assinale a opção correta nos item que se pede.

A presença de um catalisador diminui a energia do complexo ativado da reação e, por esse motivo, aumenta a fração de colisões efetivas para a reação.

CERTO.

ERRADO.

2. Observe no diagrama as etapas de variação da temperatura e de mudanças de estado físico de uma esfera sólida, em função do calor por ela recebido. Admita que a esfera é constituída por um metal puro.

Durante a etapa D, ocorre a seguinte mudança de estado físico:

3. O cloreto de sódio, principal composto obtido no processo de evaporação da água do mar, apresenta a fórmula química NaCl.

Esse composto pertence à seguinte função química:

4. Leia a seguinte curiosidade sobre queijos para responder à questão

Pegue dez litros de leite, misture com ácido e deixe estragar em algum lugar quente. Algum tempo depois a massa terá se transformado em uma massa semissólida, de aspecto estranho e lotada de bactérias – que se alimentam do leite e nele liberam seus excrementos. Parece apetitoso?… Desde que a humanidade aprendeu a fazer queijo ele se tornou uma de nossas comidas preferidas. Revista Super Interessante. Jul de 2016.

A fabricação do queijo é um processo biotecnológico porque

5. Analise os dados a seguir para responder à questão 60.

A formação e a ruptura de ligações químicas são processos que envolvem a interação da matéria com a energia. Ocorrem com a absorção ou a liberação de energia na forma de calor

– representado pela variação de entalpia (∆H = Hprodutos – Hreagentes) do sistema, quando o processo ocorre à pressão constante. Os processos de liberação e de absorção de energia são assim conhecidos:

Processo exotérmico – o sistema libera calor (o ambiente é aquecido): reagentes → produtos + calor 

Processo endotérmico – o sistema absorve calor (o ambiente é resfriado): reagentes + calor → produtos

O gráfico a seguir representa a variação de entalpia de um processo exotérmico.

Ao considerar o processo exotérmico, é correto afirmar que

a variação da entalpia é nula.

 

Questão 69 254073

Um dos benefícios do consumo de frutas e outros vegetais é geralmente atribuído aos flavonoides, uma vez que a esta classe de substâncias são atribuídos diversos efeitos biológicos que incluem, entre outros, ação anti-inflamatória, hormonal, antihemorrágica, antialérgica e anticâncer, além da antioxidante. Observe abaixo algumas das classes dos flavonoides encontrados em pólen, mel e própolis:

Quais os grupos funcionais que estão presentes ?

Questão 28 301195

Um químico que trabalha em um laboratório de pesquisa recebeu a estrutura molecular de alguns polímeros como demonstrados abaixo:

Polímero I 

Após analisar as estruturas dessas substâncias, o químico concluiu que os polímeros I, II e III são solúveis, respectivamente, nos seguintes solventes:

Questão 30 109950

O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600 km do local do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados.

O metal que apresenta as características químicas descritas no texto é denominado:

Questão 39 128497

A síntese e a transformação de fármacos envolvem a quebra e a formação de várias ligações. Algumas dessas reações ocorrem com absorção de energia, e outras, com liberação de energia. Dois diagramas de energia genéricos são mostrados abaixo:

No que se refere aos diagramas acima, podemos afirmar que

I – o diagrama 1 mostra uma reação exotérmica, isto é, aquela que ocorre com absorção de energia.

II – o diagrama 2 mostra uma reação endotérmica, isto é, aquela que ocorre com absorção de energia.

III – o diagrama 1 mostra uma reação energeticamente favorável, enquanto o diagrama 2 mostra uma reação que ocorre sem variação de energia.

Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que

Questão 56 130075

A mistura conhecida como soro fisiológico é um exemplo de ______, na qual o______é a água e o______é o______de sódio.

As lacunas do texto são, correta e respectivamente, preenchidas por:

Questão 31 130146

Em uma mistura de 3 gases ideais, 30% é representado pelo gás A, o gás B tem uma pressão parcial de 100 mmHg, qual o percentual e a pressão parcial do gás C sendo a pressão total da mistura 200 mm Hg?

1 % e 2 mmHg

REFERÊNCIAS

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em:

<https://www.suapesquisa.com/enem/>. Acesso em 12 setembro de 2018.

SERPA, Luiz. Química no Enem: confira os assuntos que mais caem no exame. Disponível em:

<https://www.stoodi.com.br/blog/2017/10/17/o-que-mais-cai-de-quimica-no-enem/>. Acesso em 15 setembro de 2018.

Conteúdos de Química para o Enem. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/quimica/conteudos-quimica-para-enem.htm>. Acesso em 15 setembro de 2018.

Funções Orgânicas. Disponível em:

<https://www.todamateria.com.br/funcoes-organicas/>. Acesso em 18 setembro de 2018.

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Dicas de Química Orgânica para o Enem. Disponível em: <https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/enem/dicas-quimica-organica-para-enem.htm>. Acesso em 18 setembro de 2018.

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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