Plano de Estudos Enem 2018: Como estudar para as Provas
Plano de Estudos Enem 2018. Qual a importância do planejamento na preparação das provas?
O Enem é um teste de conhecimentos que inicialmente tinha o objetivo de avaliar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos do ensino médio.
Porém, o Ministério da Educação – MEC, com a criação de programas que servem como acesso ao ensino superior, ProUni, SISU e Fies, passou a utilizar as notas do Enem em seus processos seletivos.
No entanto, não é fácil conseguir uma boa nota no Enem. O participante que deseja se sair bem nas provas do Exame devem dedicar e realizar uma boa preparação. A dica é organizar um bom plano de estudos para ter uma orientação para alcançar o objetivo almejado.
Passo a passo de um Plano de estudos do Enem 2018
As provas do Enem 2018 devem seguir os mesmos moldes das aplicadas no último exame. O participante deve elaborar seu plano de estudos para estar preparado para realizar 04 provas de conhecimentos (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Cada uma das provas será composta por 45 questões de múltipla escolha e além das provas de conhecimentos os participantes têm que realizar a prova de redação.
Com intuito de ajudar os participantes na preparação, vamos enumerar uma série de importantes dicas para uma boa elaboração de um plano de estudos Enem 2018.
1º – Concentração. Evite distrações que tirem sua concentração, como por exemplo, estudar com a TV ligada ou escutando música.
2º – Grade de matérias.Estude matérias de acordo com a área de conhecimento. Cada uma das provas que vão fazer parte do Enem 2018 irá abordar matérias escolares de acordo com a área de conhecimento, por exemplo: Ciências da Natureza e suas tecnologias terão questões sobre Química, Física e Biologia.
3º – Organize seu Tempo. Reserve um tempo exclusivo para os estudos, com intervalos para descanso e alimentação.
Exemplo de um Plano de Estudos voltado para o Enem 2018
4º – Tenha como base questões de provas anteriores. Utilize provas anteriores do Enem para ter uma base das matérias mais recorrentes nas questões do Exame.
5º – Marque o que achar importante. Marcar tudo o que for importante é uma maneira de posteriormente revisar o que já foi estudado.
6º – Estudar sozinho. Além de aumentar a concentração, estudar sozinho evita que assuntos paralelos sejam abordados e com isso atrapalhe na concentração.
7º – Sempre procure resolver as dúvidas. Ajuda profissional ou de amigos sempre é bem vinda, o importante é que todas as dúvidas sejam sanadas antes das provas.
8º – Não se esqueça da prova de Redação. A prova de redação é uma parte muito importante do Enem 2018, sua nota pode ser o diferencial para uma boa média no Exame, então reserve um bom tempo lendo jornais e revistas para estar bem preparado.
9º – Leia o Edital. O edital trará informações importantes para os candidatos do Enem 2018, estudar o edital evita surpresas desagradáveis por desconhecer as regras do Exame.