Atividade de Recesso 3° Série

Atividade de Recesso

Química 3° Série – Professor Benivaldo

Questões para fixação dos temas trabalhados, copiar e responder no caderno.

Questão 1. A poluição atmosférica está diretamente relacionada com o surgimento de doenças respiratórias em uma população. Irritações nas mucosas e casos de cânceres são apenas alguns dos problemas causados por esse tipo de poluição, que deve ser rapidamente combatido. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não representa uma forma de diminuir a poluição atmosférica.

a) Monitorar áreas que correm risco de incêndio.

b) Diminuir o uso de veículos automotores.

c) Promover o reflorestamento.

d) Reduzir o transporte coletivo.

e) Não realizar queimadas.

Questão 2. Um dos poluentes atmosféricos que afetam nossa saúde é o monóxido de carbono. Ele pode, em alta concentração, causar asfixia e, até mesmo, morte. Isso acontece porque o monóxido de carbono:

a) fixa-se nas vias respiratórias, causando sua obstrução.

b) causa o fechamento da glote, impedindo que o oxigênio chegue até os pulmões.

c) liga-se à hemoglobina, dificultando o transporte de oxigênio.

d) causa obstrução dos alvéolos pulmonares.

e) causa a destruição dos brônquios.

Questão 3. ENEM-1998) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas, está(ão) correta(s):

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I e III, apenas.

QUESTÃO 4. (Mack-2007) Três consequências da poluição atmosférica são a destruição da camada de ozônio (A), o efeito estufa (B) e as chuvas ácidas (C). Os principais gases envolvidos em A, B e C são, respectivamente,

a) dióxido de carbono, dióxido de enxofre e clorofluorcarbono (CFC).

b) dióxido de enxofre, dióxido de carbono e clorofluorcarbono (CFC).

c) clorofluorcarbono (CFC), dióxido de carbono e dióxido de enxofre.

d) clorofluorcarbono (CFC), dióxido de enxofre e dióxido de carbono.

e) dióxido de carbono, clorofluorcarbono (CFC) e dióxido de enxofre.

6. O que é temperatura de ebulição?

7. Para uma mesma substância a uma dada pressão, o valor da temperatura de ebulição
é igual ao valor da temperatura de liquefação, ou seja, TE = TL. Explique a razão de, às vezes, usarmos a expressão “temperatura de ebulição” e, às vezes, usarmos “temperatura de liquefação”.

8. Embora o gás hélio esteja presente no ar atmosférico e em uma quantidade maior que a dos gases criptônio e xenônio, comercialmente é obtido de jazidas subterrâneas de gás natural. Procure dar uma explicação para esse fato.

9. Em uma torre de destilação fracionada do ar, o nitrogênio deve ser obtido em um prato situado acima do prato de onde sai o oxigênio. Procure dar uma explicação para essas posições.

10. Explique: “as moléculas de nitrogênio, oxigênio e de hidrogênio são apolares”.

11. Como explicar que, a uma mesma pressão, o gás oxigênio se liquefaça a uma temperatura mais alta que o gás hidrogênio?

12) Existem formas adequadas para o tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o destino mais adequado para restos de alimentos, de lixo hospitalar e de resíduos sólidos (vidros, plásticos, papéis, metais).

( ) usina de compostagem, aterro sanitário e reciclagem

( ) biodigestor, lixão e usina de compostagem

( ) usina de compostagem, incineração e reciclagem

( ) incineração, incineração e lixão

( ) lixão, incineração e biodigestor

13) Os altos índices de contaminação de águas superficiais decorrentes da suinocultura. A alta carga orgânica e de nutrientes presentes nos dejetos suínos causam um grande impacto sobre os corpos receptores.

Assinale a alternativa incorreta em relação aos impactos provocados pelo lançamento de dejetos suínos no corpo receptor.

( ) Favorece o aparecimento de insetos e roedores.

( ) Favorece o crescimento de microrganismos.

( ) Aumenta a concentração de oxigênio dissolvido na água, devido à atividade microbiana.

( ) Causa eutrofização dos corpos receptores.

( ) Provoca a ocorrência de maus odores.

14) A destinação correta do lixo urbano produzido é uma constante preocupação para a sociedade e os governos. O manejo inadequado destes resíduos oferece alimento e abrigo para muitos vetores de doenças, como roedores, moscas e mosquitos. A respeito do assunto, assinale a alternativa incorreta.

( ) A compostagem é uma técnica eficiente de tratamento do lixo para inativação de agentes patogênicos, uma vez que os mesmos ficam expostos a temperaturas que podem chegar à 70ºC.

( ) Todos os municípios já utilizam aterros sanitários como destino final para o lixo, os quais funcionam em diferentes níveis de eficiência.

( ) Práticas de saneamento podem ser adotadas como um conjunto de medidas preventivas e corretivas que visam impedir e/ou dificultar o estabelecimento de artrópodes e roedores associados ao lixo. Dentro dessas medidas está o melhor acondicionamento, transporte e disposição do lixo; eliminação dos depósitos a céu aberto e a destinação correta de entulhos.

( ) A aplicação de processos químicos para a eliminação de roedores visa à diminuição rápida dos níveis de infestação em áreas consideradas como problemas.

( ) Atualmente o tratamento do lixo coletado, antes da sua disposição final, é uma realidade para a maioria dos municípios brasileiros, fato que garante uma diminuição nas populações de vetores associados a esses resíduos.

15) A poluição das águas é a adição de substâncias ou de formas de energia que direta ou indiretamente alteram a natureza do corpo d’água, prejudicando seus legítimos usos. Com base nesta informação, relacione as colunas.

Agente poluidor Efeito poluidor

(1) Sólidos em suspensão                         ( ) Crescimento de algas

(2) Matéria orgânica biodegradável      ( ) Adsorção de poluentes

(3) Nutrientes                                             ( ) Consumo de oxigênio

(4) Organismos patogênicos                     ( ) Doenças de veiculação hídrica

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

( ) 2 – 3 – 4 – 1

( ) 2 – 1 – 4 – 3

( ) 3 – 1 – 2 – 4

( ) 1 – 2 – 3 – 4

( ) 4 – 3 – 1 – 2

Enviar suas duvidas para “benib.com.br” no rodapé de cada atividade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.