Atividade de Recesso 1ª Série

 Química – Professor Benivaldo

Questões para fixação dos temas trabalhados, responder no caderno, demonstrar os cálculos.

1) Existem formas adequadas para o tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o destino mais adequado para restos de alimentos, de lixo hospitalar e de resíduos sólidos (vidros, plásticos, papéis, metais).

( ) usina de compostagem, aterro sanitário e reciclagem

( ) biodigestor, lixão e usina de compostagem

( ) usina de compostagem, incineração e reciclagem

( ) incineração, incineração e lixão

( ) lixão, incineração e biodigestor

2) A destinação correta do lixo urbano produzido é uma constante preocupação para a sociedade e os governos. O manejo inadequado destes resíduos oferece alimento e abrigo para muitos vetores de doenças, como roedores, moscas e mosquitos. A respeito do assunto, assinale a alternativa incorreta.

( ) A compostagem é uma técnica eficiente de tratamento do lixo para inativação de agentes patogênicos, uma vez que os mesmos ficam expostos a temperaturas que podem chegar à 70ºC.

( ) Todos os municípios já utilizam aterros sanitários como destino final para o lixo, os quais funcionam em diferentes níveis de eficiência.

( ) Práticas de saneamento podem ser adotadas como um conjunto de medidas preventivas e corretivas que visam impedir e/ou dificultar o estabelecimento de artrópodes e roedores associados ao lixo. Dentro dessas medidas está o melhor acondicionamento, transporte e disposição do lixo; eliminação dos depósitos a céu aberto e a destinação correta de entulhos.

( ) A aplicação de processos químicos para a eliminação de roedores visa à diminuição rápida dos níveis de infestação em áreas consideradas como problemas.

( ) Atualmente o tratamento do lixo coletado, antes da sua disposição final, é uma realidade para a maioria dos municípios brasileiros, fato que garante uma diminuição nas populações de vetores associados a esses resíduos.

  • Recorde as definições de matéria.
  • Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e pode,  de alguma forma, ser medido.
  • Matéria é tudo o que tem massa.  Marque com X o que não é exemplo de matéria.

A) Borracha
B) Ar
C) Calor
D) Fumaça

4) Para cada exemplo de propriedade da matéria, acrescente pg ( propriedade geral) ou pe ( propriedade específica).

(    ) massa           

(    ) ebulição           

(    ) dureza                    

(   ) volume

(    ) Cor

(    ) Ponto de Fusão

(    ) Temperatura

4) Em condições normais, o ponto de ebulição da água é 100 °C. Podemos afirmar que esta é uma propriedade:

a) específica

b) genérica

c) funcional

d) geral

e) organoléptica

5) A seguir são apresentadas algumas propriedades do cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha):

I. Sólido;

II. Cristalizado no sistema cúbico com faces centradas;

III. Branco;

IV. Com ponto de fusão a 800,4 °C;

V. Com ponto de ebulição a 1413 °C;

VI. Com solubilidade de 357 g/L a 25 °C;

VII. Com sabor salgado;

VIII. Inodoro;

IX. Em água, origina solução neutra;

X. No estado sólido, reage com ácido sulfúrico concentrado, produzindo gás clorídrico.

São propriedades especificas:

a) somente I, III e VIII.

b) somente  IV, V e VI.

c) somente III, V e VII

d) somente I e X.

e) nenhuma das citadas.

6) Considere a mistura abaixo: Sobre a mistura podemos afirmar que:

A) O gelo é mais denso que a água.

B) A água é mais densa do que o enxofre, e menos densa do que o gelo.

7)  (PUC-MG) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:

1. Ponto de ebulição

2. Massa

3. Volume

4. Densidade

Assinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.

a) 1 e 2

b) 1 e 3

c) 2 e 4

d) 1 e 4

8) As mudanças de estado físico do gasoso para o líquido e do sólido para o líquido respectivamente é:

A) fusão e solidificação.

B) vaporização e sublimação.

C) condensação e fusão.

D) vaporização e solidificação

9) Indique o volume: 2 Kg de chumbo ( densidade = 11,3 g/cm3 ) e 2 Kg de alumínio ( densidade = 2,7 g/cm3 ). Efetue e demonstre os cálculos. (Lembre um 1 Kg e igual a mil gramas)

A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão.

10) Se um liquido possui volume de 166 cme a massa correspondente  a 498 g . A densidade do líquido é: demonstre os cálculos

11) Um corpo tem densidade igual a 7,6 g/cm3  e o volume ocupa uma extensão de  200 cm3. Sua massa é: demonstre os cálculos

12) O latão, o bronze e o aço são misturas, denominadas ligas metálicas. Pode-se dizer que o latão, o bronze e o aço são tipos diferentes de:
A) misturas heterogêneas.
B) soluções líquidas.
C) soluções sólidas.
D) minerais rochosos

13) Em geral, as pessoas consideram água mineral engarrafada como água pura, do ponto de vista químico, entretanto, se observarmos o rótulo de uma garrafa de água mineral, podemos afirmar que ela constitui uma:

A) mistura heterogênea.
B) mistura homogênea.
C) substância pura.
D) substância composta.

14) Um aluno deseja calcular a densidade de uma bola de gude. Primeiramente, mediu numa balança a massa do objeto 10 g. Depois, determinou o volume utilizando uma proveta com água que indicava 50 mL: mergulhou a bola de gude e a nova leitura foi 54 mL.
Os valores obtidos permitem saber a densidade do material que é feita a bola de gode é:

15) (Fuvest-SP) Quais propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

  1. Cor e densidade.
  2.  Cor e dureza.
  3. Ponto de fusão e densidade.
  4. Cor e ponto de fusão.
  5. Densidade e dureza.

16) (FAAP-SP) No texto: “Um escultor recebe um  bloco retangular de mármore e, habilmente, o transforma na estátua de uma celebridade do cinema”, podemos identificar matéria, corpo e objeto e, a partir daí, definir esses três conceitos.

I. Matéria (mármore): tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.

II. Corpo (bloco retangular de mármore): porção limitada de matéria que, por sua forma especial, se presta a um determinado uso.

III. Objeto (estátua de mármore): porção limitada de matéria.

Assinale a alternativa correta:

a) se somente a afirmativa I é correta.

b) se somente a afirmativa II é correta.

c) se somente a afirmativa III é correta.

d) se somente as afirmativas I e II são corretas.

e) se as afirmativas I, II e III são corretas

17) (CFT-PR) As propriedades de um material utilizadas para distinguir-se um material do outro são divididas em Organolépticas, Físicas e Químicas. Associe a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das respostas.

PRIMEIRA COLUNA

(A) Propriedade Organoléptica

(B) Propriedade Física

(C) Propriedade Química

SEGUNDA COLUNA

( ) Sabor

( ) Ponto de Fusão

( ) Combustibilidade

( ) Reatividade

( ) Densidade

( ) Odor

( ) Estados da Matéria

a) A, B, C, C, B, A, B

b) A, B, C, A, B, C, B

c) A, C, B, C, B, C, B

d) A, B, C, B, B, A, B

e) C, B, A, C, B, A, B

18) Observe a tabela que apresenta as temperaturas de fusão e de ebulição de algumas substâncias.

Substância TF ( °C) TE ( °C)
I -117,3 78,5
II -93,9 65
III 801 1413
IV 1550 2827

Em relação aos estados físicos das substâncias, a alternativa errada é:

a) I é sólido a -125 °C

b) II é gasoso a 80°C

c )III é líquido a 1000°C

d) IV é gasoso a 2900°C

19. Define-se como um fenômeno químico aquele que altera a identidade química da espécie da matéria envolvida, ou seja, promove uma reação química. Nesse contexto, assinale o que for correto, no que se refere à exemplificação dessa afirmação.

(  ) A combustão da gasolina no motor de um carro.

 (  ) A formação de ferrugem sobre uma peça de ferro exposta ao ambiente.

 (  ) A sublimação da naftalina.

 (  ) A formação de gotículas de água na superfície de um recipiente gelado.

.

20. (IFGO/2015) Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que o aumento da pressão não interfere na densidade das substâncias quando no estado gasoso, tendo maior influência quando no estado sólido ou líquido.

 (  ) quando a substância se encontra no estado líquido, suas partículas possuem maior liberdade para deslocamento, não existindo interação entre elas.

(  )  o aumento da temperatura pode promover dilatação da matéria quando no estado sólido, variando seu volume. O mesmo não ocorre quando no estado líquido, em que o aumento da temperatura não influencia o volume.

 (  ) todas as substâncias no estado sólido possuem forma definida e volume constante, pois suas partículas estão dispostas em arranjos bem organizados, obedecendo a uma estrutura cristalina.

 (  ) os gases, em geral, apresentam uma menor densidade em relação aos sólidos e líquidos devido à maior distância média entre suas partículas.

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Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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