PLANO DE ENSINO DISCIPLINA QUÍMICA – 1° SÉRIE

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA DE 2020 ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA
DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE
1° SÉRIE– 1° BIMESTRE. Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo.
CONTEÚDOS:
Transformações químicas no dia a dia. Algumas matérias usadas no dia a dia. Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias. Meio Ambiente na constituição brasileira. Poluição do SoloEvidencias; de tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade.Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações.Diferentes intervalos de tempo para ocorrência das transformações.Reações endotérmicas e exotérmicas.Transformações químicas na natureza em diferentes sistemas produtivos.Transformações que podem ser revertidas.Propriedades das substâncias como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade.Separação da substância por filtração flotação, destilação, sublimação, recristalização.Métodos de separação do sistema produtivo
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Identificar matérias – primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais.Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudança de temperatura, formação de precipitado, emissão de Luzetc.).Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.Identificar formas e energia envolvidas nas transformações químicas.Ler, descrever e compreender as transformações químicas em linguagem discursiva.Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição.Comparar o tempo necessário para que as transformações químicas ocorram (rapidez).Trazer para a sala de aula informações sobre a situação do lixo no município e na escola, levando os alunos a discutir os problemas de sua comunidade para que ele possa tomar consciência do mundo em que está inserido. São introduzidos os conteúdos para a compreensão da tecnologia relacionada ao lixo. Esse conteúdo é essencial na medida em que contribui para a formação tecnológica do aluno.
DISCIPLINA: QUÍMICA -1° SÉRIE-  2° BIMESTRE.
CONTEÚDOS:
Combustíveis – transformações químicas, massas envolvidas e produção de energia. Reações de combustão – aspectos quantitativos nas transformações químicas; poder calorífico dos combustíveis. Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas.Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicasPrimeiras ideias sobre a constituição da matéria.Modelo de Dalton sobre a constituição da matéria.Conceito de átomo e de elemento segundo Dalton.Átomo: dos gregos a Dalton. Teoria atômica de Dalton.Modelos atômicos: de Dalton a Rutherford/Bohr.Partículas subatômicas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.Número atômico e número de massa.Distribuição eletrônica em camadas. Elétrons de valência.Tabela Periódica
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
Identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reação de combustão.Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas.Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes eprodutos.Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e minera e de outros combustíveis.Reconhecer a importância e as limitações do uso de modelos explicativos na ciência.Descrever as principais ideias da constituição da matéria a partir das ideias de Dalton.Realizar cálculos e fazer estimativas relacionando massa de combustível, calor produzido e poder calorífico.Interpretar figuras, diagramas e textos referentes á transformação de chuva ácida e ao efeito estufa.Interpretar transformações químicas e mudança s de estado físico a partir das idéias de Dalton sobre constituição da matéria.Relacionar quantidade de calor e massas de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas.Aplicar as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas de reagentes ou produtos.Analisar critérios como poder calorífico, custo de produção e impactos ambientais de combustíveis para julgar a melhor forma de obtenção de calor em uma dada situação.Aplicar o modelo de Dalton na interpretação das transformações químicas.Aplicar o modelo de Dalton na interpretação da lei de conservação de massa.
   
DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE- 3° BIMESTRE
CONTEÚDOS:
Metais – processos de obtenção. Representação de transformações químicas. Linguagem simbólica da Química. Relação entre massa, número de partículas e energia. Transformações químicas e equações na obtenção de ferro e cobre.Importância do ferro e do cobre.Símbolos dos elementos e equações químicas.Tabela periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química.Balanceamento das equações químicas.Organização dos elementos de acordo com as massas atômicas na tabela Periódica.
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica.Representar substâncias usando formulas químicas.Identificar os reagentes e produtos na metalurgia do ferro e do cobre.Reconhecer algumas aplicações de metais no cotidiano.Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes.Interpretar fórmula químicas de substâncias.Interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e produtos envolvidos.Aplicar a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear equações químicas.Relacionar as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (grama, quilograma, toneladas).
DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE  4° BIMESTRE PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA
CONTEÚDOS:
Metais – processos de obtenção e relações quantitativas Relações quantitativas envolvidas na transformação química. Estequiometria; Massa molar e quantidade de matéria mol.Cálculo estequiométrico – massas, quantidade de matéria e energia nas transformações.Cálculo estequiométrico na produção do ferro e do cobre.Cálculo percentual.  
Proposta de trabalho para o aluno. Impactos ambientais na produção do ferro e do cobre. Impactos sócios ambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre, reciclagem de metais.
COMPETÊNCIAS E SUAS HABILIDADES
Identificar as principais formas de poluição geradas na extração e na metalurgia de minérios de ferroe cobre.Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol)Calcular massas molares das substâncias.Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e numero de partículas.Prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas em termosde massas e quantidade de matéria (mol).Avaliar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre.
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: 50 % Avaliação atitudinal: responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, , apostila, participação em projetos.30%  Avaliação Atividades: Pesquisas ou Projetos Caderno, serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Cabeçalho; Resumo; Conclusão; Organização; Bibliografia; Apresentação.20% Avaliação conceitual: Avaliação Aprendizagem em Processo, Português e Matemática  
RECURSOS
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, note book, internet, Tv.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno, Sala de leitura e informática.
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.

DUVIDA PODE COMENTAR E PERGUNTAR QUE AJUDAMOS A RESOLVER SEU PROBLEMA NESSES ASSUNTOS. DEIXE UMA RESPOSTA NO COMENTÁRIO ABAIXO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.