PROJETO DAMA E XADREZ

EE PROFª. IVONE DA SILVA DE OLIVEIRA

PROJETO DAMA E XADREZ

 

l.l –  Identificação

1.1  – Título do Projeto:

Dama e Xadrez na Escola

1.2  – Disciplina:

Todas as Disciplinas.

1.3  Professores responsáveis:

Professor Benivaldo Braga, Fabiana, Vera e demais professores.

1.4  – Público Alvo:

         Alunos do 6º ano EF ao 3 º ano  do EM.

1.5  Período:

         De 20 de agosto a 10 de dezembro de 2018.

 

II – Objetivos:

2.1  – Objetivo Geral:

·         O intuito é desenvolver as competências e habilidades; para solucionar situações complexas que exijam, ao mesmo tempo, conhecimentos, habilidades, experiência e atitudes de diversas naturezas. Oferecer a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de dama e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas e intelectuais.

·         Através dos jogos de damas e xadrez torna-se possível a construção de conceitos de uma maneira informal, explorando diversos potenciais característicos dos alunos e fazendo do educando um sujeito ativo no processo de aprendizagem.

·         Os alunos com responsabilidades apresentaram auto-estima mais elevada, se tornam mais calmos, motivados, com uma maior concentração e mais receptividade para os conteúdos a serem aprendidos.

2.2  – Objetivo Específico:

·         Estimular o raciocínio lógico na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo.

·         Organizar uma variedade de elementos para uma finalidade.

·         Imaginar concretamente situações futuras próximas.

·         Prever as prováveis conseqüências de atos próprios e alheios.

·          Tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

·         Praticar a escrita e a leitura, de forma mais dinâmica.

·         Introduzir a informática no cotidiano desses educandos, de forma prazerosa.

·         Proporcionar paciência, autocontrole, memória e criatividade.

III – Introdução:

3.1 – Introdução:

O jogo de Damas é o nome de um jogo de tabuleiro. Pratica-se entre dois jogadores num tabuleiro quadrado de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas.

No início da partida as pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, ela movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para frente e uma casa de cada vez, a pedra pode capturar a peça do adversário tanto para frente quanto para trás.

A pedra que atingir a extremidade contrária do tabuleiro, parando ali, será promovida a “dama”, e é marcada empilhando-se duas pedras. A dama segue movendo-se em diagonal, mas podendo avançar ou retroceder e mover-se mais de uma casa.

Ganha o jogo quem imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.

 

 

IV – Justificativa:

4.1 – Justificativa:

Possibilitar aos alunos um maior conhecimento sobre o jogo de dama, buscando de forma lúdica atrair a atenção, concentração e a aproximação com os colegas e seus professores.

 

 

V – Metodologia:

5.1 – Metodologia:

– Introduzir as regras do jogo;

– Formação de duplas para começarem a jogar;

– Levar os alunos à sala de informática, onde jogarão o jogo de dama virtual;

– Periodicamente, com o avanço da aprendizagem ocorrerão vídeos aulas com tipos de jogadas e o regulamento oficial;

– Os alunos que melhores se destacarem serão escolhidos como monitores para auxiliar o professor com as dificuldades dos demais colegas;

 – Resultados esperados:

·         Os alunos apresentaram auto-estima mais elevada, se tornam mais calmos, motivados, com uma maior concentração e mais receptividade para os conteúdos a serem aprendidos.

·         O jogo de damas torna possível a construção de conceitos de uma maneira Informal, explorando diversos potenciais característicos dos alunos e fazendo do educando um sujeito ativo no processo de aprendizagem.

·         São que os alunos ao praticar o jogo de dama desenvolvam o raciocínio, a concentração, analisem com precisão antes de tomar decisões, criação artística, controle nervoso, o estudo sistematizado, o gosto pelos estudos, a prática desportiva saudável.

 

6.1 – Recursos Humanos:

– Direção; Coordenação; Professores e Alunos.

 

6.2 – Recursos Matérias:

– Sala de informática e leitura, (computador e internet);

– Conteúdo teórico;

– Tabuleiros de dama e peças;

– Data show;

6.3 – Culminância:

Competição entre os alunos da sala será realizada nos dias 01 e 02 de outubro.

6.4 – Avaliação:

A avaliação será contínua, através de observação nas atividades propostas no decorrer do jogo visando a participação e interesse do aluno.

6.5 – Bibliografia: Damas

www.youtube.com/watch?v=_joqDhXvo3A

https://www.youtube.com/watch?v=zRiX-LYOsfE

6.6 – Bibliografia: Xadrez

 

          https://www.youtube.com/watch?v=pG8YBvPYWI4

          https://www.youtube.com/watch?v=qBDD4OIVHoo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPEONATO DE DAMAS E XADREZ  NA ESCOLA

SERÁ REALIZADO  AS         HORAS

INSCRIÇOES COM PROF.

ATÉ 20 MINUTOS ANTES DE COMEÇAR O TORNEIO.

REGRAS DO PERFEITO DAMISTA

1 – Manter a educação esportiva em qualquer emergência.
2 – Respeitar seu adversário.
3 – Obedecer estritamente às regras do jogo.
4 – Conservar o domínio às regras do jogo.
5 – Ter calma em todos os instantes.
6 – Raciocinar antes das jogadas.
7 – Usar sempre o bom senso.
8 – Jamais procurar desculpas à partida perdida ou empatada.
9 – Cumprimentar respeitosamente o seu vencedor.
10 – Saber ganhar, perder ou empatar.

 

 

Regras Damas e da competição

A competição de Dama será realizada na forma de melhor de três com duração de 20 minutos cada jogo.

O aluno-atleta deverá obedecer as seguintes regras:

  1. Em caso de empate no tempo normal, será declarado vencedor, o jogador que capturou mais peça do adversário (Dama não entra na contagem), se persistir o empate, prorrogação com morte súbita (quem capturar a 1ª peça sem cometer nenhuma jogada irregular, ganha o jogo).
  2. Será definido no momento do jogo, através do Par ou Ímpar, quem sairá jogando com as peças brancas, ou seja, o primeiro a jogar.
  3. A final não terá tempo determinado, ou seja, o ganhador terá que capturar todas as peças do adversário.

 

4 – O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
5 – O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. 
O lance inicial
 cabe sempre a quem estiver com as peças brancas, definidas através de Par ou Ímpar entre os competidores.
6 – A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
7 – A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.
8 – A captura é obrigatória.
Não existe sopro.
Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas.
9 – A pedra captura a dama e a damacaptura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
10 – A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças.
11 – Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
12 – A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida à dama.
13 – Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça.
14 – Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.
 

 

 

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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