EE PROFª. IVONE DA SILVA DE OLIVEIRAPROJETO DAMA E XADREZ |
l.l – Identificação
1.1 – Título do Projeto:
Dama e Xadrez na Escola |
1.2 – Disciplina:
Todas as Disciplinas. |
1.3 Professores responsáveis:
Professor Benivaldo Braga, Fabiana, Vera e demais professores. |
1.4 – Público Alvo:
Alunos do 6º ano EF ao 3 º ano do EM. |
1.5 Período:
De 20 de agosto a 10 de dezembro de 2018. |
II – Objetivos:
2.1 – Objetivo Geral:
· O intuito é desenvolver as competências e habilidades; para solucionar situações complexas que exijam, ao mesmo tempo, conhecimentos, habilidades, experiência e atitudes de diversas naturezas. Oferecer a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de dama e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas e intelectuais. · Através dos jogos de damas e xadrez torna-se possível a construção de conceitos de uma maneira informal, explorando diversos potenciais característicos dos alunos e fazendo do educando um sujeito ativo no processo de aprendizagem. · Os alunos com responsabilidades apresentaram auto-estima mais elevada, se tornam mais calmos, motivados, com uma maior concentração e mais receptividade para os conteúdos a serem aprendidos. |
2.2 – Objetivo Específico:
· Estimular o raciocínio lógico na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo. · Organizar uma variedade de elementos para uma finalidade. · Imaginar concretamente situações futuras próximas. · Prever as prováveis conseqüências de atos próprios e alheios. · Tomar decisões vinculadas à resolução de problemas. · Praticar a escrita e a leitura, de forma mais dinâmica. · Introduzir a informática no cotidiano desses educandos, de forma prazerosa. · Proporcionar paciência, autocontrole, memória e criatividade. |
III – Introdução:
3.1 – Introdução:
O jogo de Damas é o nome de um jogo de tabuleiro. Pratica-se entre dois jogadores num tabuleiro quadrado de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas. No início da partida as pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, ela movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para frente e uma casa de cada vez, a pedra pode capturar a peça do adversário tanto para frente quanto para trás. A pedra que atingir a extremidade contrária do tabuleiro, parando ali, será promovida a “dama”, e é marcada empilhando-se duas pedras. A dama segue movendo-se em diagonal, mas podendo avançar ou retroceder e mover-se mais de uma casa. Ganha o jogo quem imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
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IV – Justificativa:
4.1 – Justificativa:
Possibilitar aos alunos um maior conhecimento sobre o jogo de dama, buscando de forma lúdica atrair a atenção, concentração e a aproximação com os colegas e seus professores.
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V – Metodologia:
5.1 – Metodologia:
– Introduzir as regras do jogo; – Formação de duplas para começarem a jogar; – Levar os alunos à sala de informática, onde jogarão o jogo de dama virtual; – Periodicamente, com o avanço da aprendizagem ocorrerão vídeos aulas com tipos de jogadas e o regulamento oficial; – Os alunos que melhores se destacarem serão escolhidos como monitores para auxiliar o professor com as dificuldades dos demais colegas; |
– Resultados esperados:
· Os alunos apresentaram auto-estima mais elevada, se tornam mais calmos, motivados, com uma maior concentração e mais receptividade para os conteúdos a serem aprendidos. · O jogo de damas torna possível a construção de conceitos de uma maneira Informal, explorando diversos potenciais característicos dos alunos e fazendo do educando um sujeito ativo no processo de aprendizagem. · São que os alunos ao praticar o jogo de dama desenvolvam o raciocínio, a concentração, analisem com precisão antes de tomar decisões, criação artística, controle nervoso, o estudo sistematizado, o gosto pelos estudos, a prática desportiva saudável. |
6.1 – Recursos Humanos:
– Direção; Coordenação; Professores e Alunos. |
6.2 – Recursos Matérias:
– Sala de informática e leitura, (computador e internet); – Conteúdo teórico; – Tabuleiros de dama e peças; – Data show; |
6.3 – Culminância:
Competição entre os alunos da sala será realizada nos dias 01 e 02 de outubro. |
6.4 – Avaliação:
A avaliação será contínua, através de observação nas atividades propostas no decorrer do jogo visando a participação e interesse do aluno. |
6.5 – Bibliografia: Damas
www.youtube.com/watch?v=_joqDhXvo3A https://www.youtube.com/watch?v=zRiX-LYOsfE |
6.6 – Bibliografia: Xadrez
https://www.youtube.com/watch?v=pG8YBvPYWI4 https://www.youtube.com/watch?v=qBDD4OIVHoo |
CAMPEONATO DE DAMAS E XADREZ NA ESCOLA
SERÁ REALIZADO AS HORAS
INSCRIÇOES COM PROF.
ATÉ 20 MINUTOS ANTES DE COMEÇAR O TORNEIO.
REGRAS DO PERFEITO DAMISTA
1 – Manter a educação esportiva em qualquer emergência.
2 – Respeitar seu adversário.
3 – Obedecer estritamente às regras do jogo.
4 – Conservar o domínio às regras do jogo.
5 – Ter calma em todos os instantes.
6 – Raciocinar antes das jogadas.
7 – Usar sempre o bom senso.
8 – Jamais procurar desculpas à partida perdida ou empatada.
9 – Cumprimentar respeitosamente o seu vencedor.
10 – Saber ganhar, perder ou empatar.
Regras Damas e da competição
A competição de Dama será realizada na forma de melhor de três com duração de 20 minutos cada jogo.
O aluno-atleta deverá obedecer as seguintes regras:
- Em caso de empate no tempo normal, será declarado vencedor, o jogador que capturou mais peça do adversário (Dama não entra na contagem), se persistir o empate, prorrogação com morte súbita (quem capturar a 1ª peça sem cometer nenhuma jogada irregular, ganha o jogo).
- Será definido no momento do jogo, através do Par ou Ímpar, quem sairá jogando com as peças brancas, ou seja, o primeiro a jogar.
- A final não terá tempo determinado, ou seja, o ganhador terá que capturar todas as peças do adversário.
4 – O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. | |
5 – O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas, definidas através de Par ou Ímpar entre os competidores. |
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6 – A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama. | |
7 – A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor. | |
8 – A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. |
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9 – A pedra captura a dama e a damacaptura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas. | |
10 – A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças. | |
11 – Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria). | |
12 – A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida à dama. | |
13 – Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça. | |
14 – Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura. | |
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