FÍSICA
TEMA 1 – INTRODUÇÃO À FÍSICA
ATIVIDADE 1
TEMA 2 – MOVIMENTO: IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO, ESTIMATIVA DE GRANDEZAS
ATIVIDADE 1 – MECÂNICA
Ela ainda é dividida entre Cinemática, Dinâmica e Estática. Procure em seu livro didático ou sites de internet, a dife-rença entre cada uma delas e anote na tabela:
Conceito de Cinemática Conceito de Dinâmica Conceito de Estática
ATIVIDADE 2 – OBSERVAÇÃO DOS MOVIMENTOS
ATIVIDADE 3 – ANALISANDO CASOS DE VELOCIDADE
ATIVIDADE 4 – DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE MÉDIA
ATIVIDADE 5 – MOVIMENTO UNIFORME
TEMA 3 – LEIS DE NEWTON
ATIVIDADE 1 – INTRODUÇÃO ÀS CAUSAS DOS MOVIMENTOS
ATIVIDADE 2 – QUEM FOI ISAAC NEWTON?
ATIVIDADE 3 – INÉRCIA
ATIVIDADE 4 – PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA
ATIVIDADE 5 – AÇÃO E REAÇÃO
ATIVIDADE 6 – FORÇAS
QUÍMICA
TEMA: “TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA NA NATUREZA E NO SISTEMA PRODUTIVO”
ATIVIDADE 1: PRODUÇÃO DE ETANOL
.
ATIVIDADE 2 – RECONHECENDO OS MATERIAIS POR MEIO DAS PROPRIEDADES
QUÍMICA
31
QUÍMICA
TEMA: “QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA”
ATIVIDADE 1
1.A Realize uma discussão baseada nos conceitos propostos nas questões a seguir:
• Podemos beber água do Rio Tietê?
• Como fazer com que a água poluída dos rios se torne própria para o consumo?
• O que é necessário fazer para obter água limpa para o consumo?
• É possível construir uma miniestação de tratamento de água na escola? Outras sugestões?
1.B. Após a discussão inicial, preencha individualmente o quadro a seguir para formular hipóte-ses que expliquem o porquê de cada situação-problema:
Perguntas Hipóteses
1. Podemos beber água do Rio Tietê?
2. Como fazer com que a água poluída dos rios
se torne própria para o consumo?
3. O que é necessário fazer para obter água
limpa para o consumo?
4. É possível construir uma miniestação de
tratamento de água na escola?
Outras sugestões?
Dado o esquema básico das etapas do tratamento de água, realizado nas Estações de Tra-tamento de Água – ETA, desenvolva as atividades 2 e 3 a seguir:
1 – Captação 6 – Desinfecção 7 – Fluoretação
2 – Coagulação 5 – Filtração 8 – Correção de pH
3 – Floculação 4 – Decantação 9 – Reserva e Distribuição
ATIVIDADE 2
2.A Descreva com suas palavras, com o auxílio de pesquisas, as etapas do tratamento de água que são realizadas nas Estações de Tratamento de Água – ETA e socialize com os colegas as suas considerações.
2.B. Assista ao Vídeo “Sabesp – Tratamento de Água” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts e reflita sobre as etapas do tratamento, o consumo e o uso consciente da água. Escreva as principais ideias do vídeo no quadro abaixo e socialize com os colegas.
Cite alguns usos da água:
% Água no planeta:
Como a água chega em casa?
Quais as represas de água
interligadas da Sabesp e como
funcionam?
Ao chegar na ETA, quais as
etapas do tratamento da água?
Quais atitudes você poderá
adotar para economizar a
água?
ATIVIDADE 3
3.A Em grupos, realizem uma pesquisa para fundamentação teórica do tema abaixo escolhido e uma pesquisa de campo para a elaboração de um diagnóstico da utilização da água na escola e/ou no seu entorno, para mapear a condição atual e real dos hábitos de consumo. As ações, informações, dados, fotos, pesquisas deverão ser registradas em Relatórios, Diá-rios de Bordo ou Portfólios (conforme indicação do professor). Socializar com a classe as conclusões obtidas no desenvolvimento do trabalho.
Temas:
Grupo 1: Realização de um experimento sobre as etapas para o tratamento de água.
Grupo 2: Como é o sistema de abastecimento de água da escola (qual represa, distribuido-ra, etc.).
Grupo 3: Projeto de construção de sistema de reutilização da água de chuva na escola.
Grupo 4: Rios e córregos da região da escola.
Grupo 5: Consumo sustentável de água na escola.
3.B Utilize o Simulador “Preciso de Oxigênio” disponível em:
http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/microorganismos/atividade5/atividade5.htm e se- lecione o item 2 (vermelho) “Despejo de Esgotos”. Para iniciar discussões acer- ca da redução de oxigênio nos cursos de água em função do aumento de des- pejo de esgotos nessas águas. Efetue a leitura do texto do lado esquerdo da telinha, manuseie o simulador para observar as consequências no despejo do esgoto no lago e responda às perguntas sugeridas. Anote e discuta com os seus colegas as observações realizadas.
3.C. Dadas as perguntas abaixo, realize pesquisas mais específicas para respondê-las, com o auxílio do professor, sobre a Qualidade e Tratamento de Água e socialize com os colegas:
a) Qual a diferença entre água pura e potável?
b) Por que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?
c) Por que se adiciona o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio para que ocorra a eta-pa da floculação, no tratamento de água?
d) Qual a função da filtração após a floculação?
e) O que é concentração de uma solução? Quais os tipos de concentração? Como podem ser calculadas e em quais unidades de medida podem ser expressas?
f) O que significa DBO e por que constitui um dos parâmetros para verificação da qualida-de da água?
ATIVIDADE 4
4.A Para realizar a determinação da concentração de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), foi realizada a titulação com ácido sulfúrico (H2SO4) na concentração de 0,1mol/L. Para este procedimento, foram utilizados 27,5mL de solução ácido sulfúrico para a neutra-lização de 25mL do hidróxido sódio. A partir dos dados fornecidos e da reação não balan-ceada a seguir, realize o balanceamento e calcule a concentração, em mol/L, de hidróxido de sódio que foi encontrada.
NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + H2O
4.B Uma amostra de 3L de água foi submetida à incubação por cinco dias, numa temperatura de 20°C, para determinação da sua Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO. Foi observa-do um consumo de 211 mg de oxigênio. Sabendo-se que a água de esgoto, quando trata-da, deve apresentar uma DBO máxima de 60 mg/L (Sabesp) para poder ser lançada nos rios, será que essa amostra analisada está adequada para ser lançada nos rios? Justifique.
4.C Dado o gráfico abaixo, que apresenta a variação de solubilidade do gás oxigênio em água em diferentes temperaturas, a 760mmHg, responda:
O que acontece com o gás oxigênio da água nas
temperaturas de 10°C e 30°C?
Baseado na resposta anterior, reflita acerca dos
possíveis impactos à vida nos rios e mares?
Qual é a máxima quantidade de oxigênio que se dissolve em 1L de água a uma temperatura de 20°C?
Solubilidade do oxigênio a várias
temperaturas (a 760 mmHg)
L )-1
•
(mg 16
12
solubilidade
8
4
0
0 10 20 30 40 50
temperatura (ºC)
4.D A cidade X possui três rios em suas imediações, que apresentam os parâmetros de quali-dade indicados na tabela abaixo. Para que as águas dos rios da cidade sejam tratadas, precisam atender a determinadas concentrações de metais indicadas pelo limite permiti-do. De acordo com esses parâmetros permitidos na tabela, quais amostras devem ser tra-tadas? Por quê?
Parâmetro Concentração em mg/L
medido Limite permitido Amostra A Amostra B Amostra C
Níquel (Ni) 0,02 0,0007 0,120 0,009
Cromo (Cr) 0,059 0,045 0,27 0,033
Zinco (Zn) 5,9 4,72 3,1 4,88
4.E Um Químico preparou 3 soluções de KMnO4 (permanganato de potássio), com as seguintes concentrações: (A) 0,5 mol/L; (B) 79 g/L; (C) 39,5 g/L. Fornecidos os dados a seguir, quais as soluções que possuem a mesma concentração? K= 39 g/mol; Mn= 55 g/mol; O=16 g/mol.
4.F Na etapa da coagulação, no tratamento da água, adiciona-se agentes coagulantes que formam material flocular de baixa solubilidade em água, para serem retidos juntamente com as impurezas, na etapa da floculação. As reações que ocorrem são:
QUÍMICA
35
3Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 -> 2Al(OH)3 + 3CaSO4
3Ca(OH)2 + 2FeCl3 -> 2Fe(OH)3 + 3CaCl2
Baseado no quadro da solubilidade das substâncias abaixo em 100g de água, quais as substâncias que floculam e por quê?
Substância Solubilidade
(g/100g de água)
FeCl3 102,0
Ca(OH)2 0,13
Al(OH) 1,0×10-7
3
Al2(SO4)3 38,4
Fe(OH)3 4,8×10-9
CaSO4 1,4×10-3
CaCl2 78,6
ATIVIDADE 5
Utilize os seguintes objetos digitais para complementar e/ou exemplificar os conceitos estudados e desenvolver as seguintes atividades:
5.A Utilize o Simulador 1 “Concentração” disponível em
e verifique o comportamento da concentração de várias soluções e preencha os valores que faltam na tabela a seguir, considerando as seguintes massas molares: K=39 g/mol; Mn=55 g/mol; O=16 g/mol; Cr=52 g/mol; Cu=64 g/mol; S=32 g/mol.
Massa Massa Volume Concentração Concentração
Soluto Molar soluto Molar mol/L Molar mol/L
(g/mol) (g) (L) (Sem evaporação) (Com evaporação de 1/2L)
Permanganato de 1 0,190
potássio (KMnO4)
Permanganato de 20 1
potássio (KMnO4)
Cromato de potássio 10 1
(K2CrO4)
Suco em pó — — 1 0,04
Sulfato de cobre II 1 0,220
(CuSO4)
36 CADERNO DO ALUNO
5.B Utilizando o Simulador 2 “Molaridade” disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/molarity/latest/molarity_pt_BR.html verifique o comportamento de várias concentrações de soluções (molaridade) de vários solutos, observando a relação soluto/solvente e preencha os valores que faltam na tabela a seguir, considerando as seguintes massas molares: K=39 g/mol; Mn=55 g/mol; O=16 g/mol; Cr=52 g/mol; Cu=64 g/mol; S=32 g/mol. Observação: Clicar em ver valores no simulador.
Massa Quantidade Massa Volume Concentração Diluído ou
Soluto Molar de Soluto Soluto Solução
Solução (L) Saturado?
(g/mol) (mol) (g) (Molaridade)
Permanganato de 0,400 1
potássio (KMnO4)
Permanganato de 0,550 1
potássio (KMnO4)
Permanganato de 0,200 0,5
potássio (KMnO4)
Cromato de 0,500 0,5
potássio (K2CrO4)
Sulfato de cobre II 0,100 0,8
(CuSO4)
ATIVIDADE 6
6.A Pesquise de que forma podem ser eliminados os microrganismos da água contaminada, na etapa 6 do tratamento da água, e quais os procedimentos. Realize a pesquisa em grupo, faça o registro de suas anotações e socialize com os colegas.
ATIVIDADE 7
7.A Esta atividade refere-se à etapa 7 e 8 do tratamento de água: fluoretação e correção de pH. Pesquise sobre a importância da presença do flúor na saúde bucal e sobre qual valor de pH
- mais adequado para o consumo humano. Registre as informações e socialize com os co-legas.
7.B Utilize o Simulador “Escala de pH” disponível em https://phet.colorado.edu/sims/html/ph-scale/latest/ph-scale_pt_BR.html selecione Macro, preencha a tabela a seguir e discuta os dados obtidos com os colegas:
QUÍMICA
37
Volume Mudar o Solução Alcalina ou
Substância analisada pH volume pH
Inicial Ácida?
para:
Sabonete 1/2L 1L
Sangue 1/2L 0,8L
Leite 1/2L 1,2L
Café 1/2L 0,2L
7.C Utilize o Infográfico “Escala de pH” disponível em http://www.johnkyrk.com/pH.pt.html efetue a leitura e discuta sobre os con-ceitos envolvidos com os colegas. Registre suas considerações.
7.D Utilize a Animação “Água” disponível em http://www.johnkyrk.com/H2O.pt.html selecione pH, efetue a leitura da ani-mação e discuta sobre os conceitos envolvidos com os colegas. Registre suas considerações.
7.E Utilize o Simulador “Soluções ácidos e bases”, disponível em:
selecione o item Moléculas no simulador e registre o pH para cada uma das soluções indicadas na tabela a seguir:
Aparelho de pH Indicador de pH Eletrodos (verifique a condutibilidade
Soluções elétrica – a lâmpada acende pouco,
(Peagâmetro) (Papel universal)
acende muito ou não acende)
Água
Ácido Forte
Ácido Fraco
Base Forte
Base Fraca
7.F Em grupos, recolha amostras de água em diversos pontos da escola para verificar os valo-res de pH, por meio do papel tornassol e/ou do papel indicador universal. Analise, registre as considerações e socialize com os colegas.
ATIVIDADE 8
8.A Para o estudo da Etapa 9 de tratamento de água “Reserva e Distribuição”, realize um de-bate, com a orientação do professor, sobre a Conscientização do uso racional e sustentá-
38 CADERNO DO ALUNO
vel da água: baseados na realidade de sua região, observe a qualidade da água for-necida, deveres e direitos do cidadão e práticas de incentivo ao uso consciente de água. Registre suas considerações.
8.B. Em grupos, com orientação do professor, desenvolva um projeto que tenha como objetivo principal divulgar e propor bons costumes e estratégias para o reuso e a captação da água da chuva, além de promover o hábito da economia de água nas pequenas tarefas nas resi-dências, nas escolas, no comércio, etc. Divulgue as informações por meio de banners, car-tazes ou pelas mídias, para cultivar os bons hábitos na comunidade escolar e acentuar uma cultura do uso consciente de água.
ATIVIDADE 9
9.A. Assista ao vídeo 1: “Experimento de Química – Tratamento de Água”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ba6skAs0f4w e, com o apoio do professor, realize o experimento em grupo e preencha o quadro abaixo individualmente:
Escreva a lista do material a ser utilizado no
experimento:
Descrição do procedimento:
Faça um desenho do filtro apontando as camadas
acrescentadas:
Quais substâncias acrescentadas fazem parte
do processo de floculação e para que serve esta
etapa?
Descreva o teste que é realizado com o padrão
de cloro e para que serve?
Quais foram os resultados obtidos a partir da
realização do experimento?
Conclusões:
9.B Assistir ao vídeo 3: “Etapas de uma estação de tratamento de água ETA”, disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/videos/ e sistematizar no caderno as informações de cada etapa do tratamento de água e as dúvidas que ainda persistam, para socializá-las com os colegas e realizar o fechamento das ideias.
TEMA “O AR ATMOSFÉRICO COMO FONTE
DE MATÉRIA PRIMA”
ATIVIDADE 1: DESTILAÇÃO FRACIONADA
1A Reflita com seus colegas sobre os questionamentos a seguir:
É Como é o ar que respiramos?
É Como o ar atmosférico pode ser utilizado, além da respiração dos seres vivos?
É Como o ar pode ser usado na indústria?
1B Após a discussão, registre as suas ideias e hipóteses com relação a cada situação-problema.
1C Leia o texto “Qualidade do Ar” do Ministério do Meio Ambiente. Elabore um resumo com referência nas questões abaixo e socialize com seus colegas:
Texto 1: Ministério do Meio Ambiente. Qualidade do ar. Disponível em:
Questões:
• Defina com suas palavras o que é poluição atmosférica? B) Quais os maiores causadores da introdução de substâncias poluentes na atmosfera? C) Quais os efeitos da má qualidade do ar? D) Quais prejuízos que a poluição atmosférica pode causar?
1D Em duplas realizem a leitura do texto 2 “Poluentes”. Responda em seu caderno as ques-tões norteadoras preencha a tabela considerando: umidade do ar e recomendações e cui-dados em relação a atividade física, conforme modelo de tabe. Posteriormente socialize com seus colegas:
Texto 2: Poluentes. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/
• O que é considerado poluente?
• Como é realizado a medida o nível de poluição na atmosfera?
• Qual a influência das condições meteorológicas na concentração de poluentes?
• Descreva a relação entre a umidade do ar e os cuidados com a prática de atividades físicas.
32 CADERNO DO ALUNO
• Faça uma análise da resposta do item “d” e descreva quais aspectos pode contribuir para uma melhor qualidade de vida.
1E Faça uma pesquisa sobre a composição do ar atmosférico (oxigênio, nitrogênio e gases nobres) e suas respectivas temperaturas de liquefação e fusão. Registre suas respostas e socialize com seus colegas.
1F Com a orientação de seu professor realize, em grupos, uma pesquisa sobre o uso industrial dos gases que compõe o ar atmosférico. Desenvolva os questionamentos abaixo e sociali-ze com os colegas:
g) Qual a utilização e aplicação dos gases que compõe o ar atmosférico (oxigênio, ni-trogênio e xenônio)?
h) Como os gases são separados para serem utilizados?
1G Assistir ao Vídeo 1 sobre o funcionamento da coluna de destilação. Individualmente res-ponder as questões da tabela e construa um esquema em seu caderno, cartolina ou ainda no computador para projeção, após a realização da atividade socialize com os colegas.
Vídeo 1: Criogenia – Como funcionam as colunas de destilação fracionada do ar. Dis-
ponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S4W7ghsOGrQ
QUESTÕES NORTEADORAS RESPOSTAS
O que são líquidos criogênicos? E quais
são eles?
Descrever o procedimento da separação
fracionada dos gases.
Como se dá seu transporte e
armazenamento dos líquidos criogênicos?
Construir o esquema da coluna de
destilação, indicando a entrada dos gases e
como os gases são dispostos nas bandejas.
1H Realizar a leitura sugerida no Texto 3 “Histórico da medição da qualidade do ar em São Paulo”.
Elabore um resumo destacando as ideias principais com foco nas questões da e socia-lize com seus colegas. Texto 3: Histórico da medição da qualidade do ar em São Pau-lo. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/ar/
QUÍMICA
33
QUESTÕES NORTEADORAS RESPOSTAS
Explique quais fatores de mudanças se deram em
relação ao monitoramento da qualidade do ar nos
anos de 1972 e 1981.
Qual o significado da sigla PROCONVE?
Explique como ocorreu a evolução do
monitoramento por meio da CETESB?
Quais as consequências se não houvesse um
monitoramento da qualidade do ar?
1I Assistir o vídeo 2 “Mudanças climáticas”. Escreva as ideias principais com refe-rência nos questionamentos contidos na tabela e compartilhe com seus colegas. Vídeo 2: Mudanças climáticas. Disponível em: https://www.youtube.com/
watch?v=ssvFqYSlMho
QUESTÕES NORTEADORAS RESPOSTAS
- Por que devemos preocupar com as mudanças climáticas?
- Há benefícios no efeito estufa? Explique.
- As mudanças climáticas são causadas pelo homem, quais ações contribuem para estas mudanças?
- Quais impactos o aquecimento global pode causar?
- Descreva qual o possível cenário se houver a continuidade da emissão de gases poluentes?
- Quais a ações importantes que você pode passar a diante?
1J Assistir o Vídeo 3 “Mudanças ambientais globais”. Escreva as ideias principais com referência nos questionamentos a seguir e compartilhe com seus colegas.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QCwXuEBDcU0
34 CADERNO DO ALUNO
- O que são mudanças climáticas?
- Onde estão associadas ao homem?
- Observe a afirmação “O vídeo demonstra alguns aspectos significativos em relação aos cenários de aumento médio de temperatura e do nível do mar”, a que se atribui este fato. Justifique.
1L Retome as suas hipóteses construídas no item 1.B e verifique e/ou reelabore suas ideias para a construção das considerações finais.
ATIVIDADE 2: EQUILÍBRIO QUÍMICO
2A Reflita sobre as seguintes situações-problema:
a. Por que o refrigerante gelado tem mais gás que o refrigerante em temperatura ambi-ente?
b. Por que o refrigerante dá sensação de estufamento no estômago?
c. Por que quem tem gastrite não pode tomar refrigerante?
2B Após a discussão, registre as suas ideias e hipóteses com relação a cada situação-problema e socialize com os colegas.
2C Leia o Texto 1 “A Química do Refrigerante”. Elabore um resumo com as ideias principais com referência nas questões abaixo e socialize com os colegas. Questões: A) Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante? B) Sintetize as etapas da fabricação do refrigerante. C) O que difere o processo de fabricação do Xarope simples do composto? D) Explique se há ou não interferência na qualidade do refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro? E)Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?
Texto 1: Química Nova na Escola. A Química do Refrigerante. Disponível em:
2D Realize a atividade Experimental com apoio do Texto 1: Química Nova na Escola, confor-me o procedimento a seguir. Após a realização do experimento socialize as observações dos grupos.
Título: Teste Sensorial
Materiais:
2 copos descartáveis; 2 refrigerantes (200 mL) de uma mesma qualidade e sabor
QUÍMICA
35
1º Passo:
a. Identificar os refrigerantes e os copos com os numerais 1 e 2;
b. Abrir o refrigerante 1, adicionar 200 mL em um copo (1) e deixar em repouso por 30 minutos;
c. O refrigerante 2 deverá permanecer fechado se possível em temperatura baixa.
2º Passo:
- Abrir o refrigerante 2, adicionar 200 mL em outro copo (2);
- Degustar o refrigerante 1 e 2.
- Registrar as impressões no quadro a seguir.
Refrigerante Sabor percebido Justifique suas percepções
Refrigerante 1
(com repouso de 30 min)
Refrigerante 2
(sem repouso)
A que você atribui esta diferença no sabor do refrigerante?
2E Assistir ao Vídeo 1: Dissolução de gás em água. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=9u67GNYQ_JE. Individualmente observe as informa-ções contidas no vídeo sobre as evidências visuais do experimento e preencha a Tabela abaixo. Após o preenchimento socialize com os colegas.
Amostras Água do mar filtrada Água de Cal filtrada Água da torneira
Evidência com adição de indicador
pH inicial da amostra depois da
adição de indicador
Evidências com a adição de CO2,
pH da amostra depois da adição
de CO2
Evidências da amostra de pois de 5
minutos de aquecimento.
Escreva as reações envolvidas na adição de CO2 com água do mar, água de cal filtrada e água da torneira.
2F Assistir ao Vídeo 2: Equilíbrio químico – Le Chatelier e a temperatura – Experimento, dispo-nível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video= 17561 Em duplas, responda no caderno: A) O que acontece ao aquecer os tubos de ensaio com Nitrato de Chumbo? B) Qual a necessidade de tampar os tubos de ensaio? C) Quais percepções são visíveis quando os tubos de ensaio são colocados na água fria e quente?
36 CADERNO DO ALUNO
2G O refrigerante é formado por uma solução aquosa de xarope e gás carbônico (CO2), que por sua vez é adicionado em um aparelho chamado carbonizador gerando o ácido carbô-nico (H2CO3), representado pela seguinte equação em equilíbrio:
CO2(g) + H2O(l) <=> H2CO3(g)
Reação Genérica: a A + b B c C + d D
Aplicação da fórmula: Kc = [C]c . [D]d
[A]a . [B]b
Conforme os dados na Tabela 7, calcule a constante de equilíbrio para a reação que forma
o ácido carbônico.
Substância Concentração Resolução do cálculo do Equilíbrio
(mol/L)
CO2(g) 2,0
H2O(l) 1,5
H2CO3(g) 2,5
2H Com a orientação de seu professor explore o simulador de Equilíbrio
Químico, seguindo o passo a passo, mediante a reação de decomposição:
2H2O2 2H2O + O2 . Simulador: Equilíbrio Químico. Disponível em:
http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/susanaf/simul
• Abra o simulador e selecione os itens conforme indicações abaixo;
• Clicar no botão “iniciar”;
• Na reação indicada clicar em “OK”;
• No botão de seleção, clicar em temperatura e selecionar a temperatura 600 K;
• No botão de seleção, clicar em pressão/volume e selecionar volume mínimo;
• No botão de seleção, clicar em reagente/produto e selecionar reagente;
• No botão de seleção, clicar em gás inerte e selecionar o gás Xénon (Xenônio) à pressão de 1 bar;
• Clicar no botão “equilibrar”;
• Efetuar o cálculo da constante de equilíbrio e observar se a produção é alta ou baixa;
• Repita os procedimentos do item 3 ao 9, alterando as variáveis temperatura, pressão/volu-me, reagente/produto ) gás inerte;
• Faça os cálculos necessários, preencha a tabela e com o auxílio dos dados preenchidos, descreva quais as condições que contribuem para um melhor rendimento da reação. Socia-lize com seus colegas os resultados obtidos.
QUÍMICA
37
Temperatura Pressão/ Reagente/ Gás Inerte Cálculo da Resultados
(K) Volume Produto constante de (produção alta
equilíbrio ou baixa)
600
700
800
2I Retome as suas hipóteses construídas no item 2.B e verifique e/ou reelabore suas ideias para a construção das considerações finais.
ATIVIDADE 3: RAPIDEZ DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
3A Reflita e discuta com seus colegas sobre as situações-problema a seguir:
• O que você observa ao adicionarmos água oxigenada em um machucado?
• Por que precisamos da geladeira?
• Por que precisamos guardar alguns alimentos na geladeira?
• Por que carnes salgadas não necessitam de refrigeração?
3B Registre suas impressões, ideias e/ou hipóteses e socialize com seus colegas.
3C Leia o texto “Métodos Gerais de Conservação de Alimentos” da apostila Téc-nico em Alimentos, disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/sto-ries/pdf/eixo_prod_alim/tec_alim/181012_con_alim.pdf. e responda: A) Qual a necessidade de conservar alimentos? B) Quando surgiu esta necessi-dade e quais objetivos? C) Cite e explique alguns métodos de conservação de alimentos.
3D Em grupo com quatro integrantes façam a leitura do texto “Cinética Quími-ca”, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/quimica/cinetica-quimi-ca.htm Preencham a tabela com referência nos fatores que influenciam na rapidez das transformações: concentração dos reagentes, temperatura, su-perfície de contato, pressão e catalisadores. Após o preenchimento socialize com os colegas.
3E Em duplas, leia o texto: A História sob o Olhar da Química. Atividades Experimentais Simples para o Entendimento de Conceitos de Cinética Enzimática: Solanum tubero-sum – Uma Alternativa Versátil. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc35_1/05-RSA-104-11.pdf Cite e explique quais fatores interferem na rapidez da reação. Socialize a resposta com os colegas.
38 CADERNO DO ALUNO
3F Em grupos realizem a atividade Experimental: Rapidez da Reação – Superfície de Contato, conforme o procedimento a seguir. Durante a realização registre as evidências observadas para subsidiar a resposta do Quadro 2 , após a realização do experimento socialize as respostas com os demais grupos.
Título: Rapidez da Reação – Superfície de Contato Materiais e reagentes:
2 recipientes transparentes (copo);
Uma palha de aço;
Um prego de ferro;
100 mL de HCl (diluído);
Procedimento:
• Numerar os recipientes 1 e 2;
• Colocar aproximadamente 50 mL de HCl em cada um dos recipientes;
• Colocar ao mesmo tempo no recipiente 1 a palha de aço e no recipiente 2 o prego de ferro, observe atentamente e faça registros;
O que pode ser observado nos recipientes 1 e 2, comparando-se a rapidez das reações? Justifique sua resposta.
3G Utilizar o Simulador. Cinética Química. Disponível em: http://www.profpc.com. br/Simula%C3%A7%C3%A3o/Cin%C3%A9tica%20Qu%C3%ADmica/rxnRa-te01.html . O referido simulador apresenta a possibilidade de observar e com-preender que o uso de diferentes catalisadores e as quantidades utilizadas influenciam diretamente na rapidez da reação, neste caso de estudo a decompo-sição da água oxigenada: 2H2O2 -> 2H2O + O2 . Em duplas explorem a ferramen-ta e registrem as informações solicitadas na tabela 5 e depois responda às questões.
Adição de Catalisadores
Volumes Adicionados
0,5M KI 1M KCl 0,1M FeCl3
de Reagente H2O2
0mL 2mL 4mL 0mL 2mL 4mL 0mL 2mL 4mL
Adição de 5 mL H2O2
Adição de 10 mL H2O2
a) O aumento do volume de H2O2 de 5 mL para 10 mL influencia na rapidez da decom-posição? Justifique.
b) O aumento dos volumes dos 3 catalisadores interfere na rapidez da decomposição?
c) Qual catalisador é mais indicado para a reação de decomposição da H2O?
3H Retome as suas hipóteses construídas no item 3.B e verifique e/ou reelabore suas ideias para a construção das considerações finais.
BIOLOGIA
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