Efeito Borboleta

Plano da Eletiva

Professor Benivaldo

Ementa

É cada vez mais urgente respeitar o meio ambiente sem ele não existe vida, o futuro da humanidade depende do equilíbrio da natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. O tema provoca a reflexão do educando contemplando a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.

Justificativa

Nunca foi tão importante entender como a natureza funciona e como podemos ajudá-la a salvar os seres humanos. As populações da vida selvagem sofreram uma redução em média de 60 por cento, apenas nos últimos cinqüenta anos. Pela primeira vez na nossa história o equilíbrio da natureza não pode ser garantido. Mas a natureza é resiliente. Muitas riquezas ainda permanecem. E com a nossa ajuda a natureza pode se recuperar.

Objetivos

Motivar o estudante na busca por conhecimento científico, perceber que fazemos parte da natureza e que para sobrevivermos é necessário preservar a natureza. Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.

Habilidades desenvolvidas

Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente que as ações humanas interferem na qualidade e equilíbrio do ambiente. Conhecer  de  que forma pode colaborar com o ambiente, através da redução do consumo, reciclagem e reutilização dos materiais. Trabalhar em equipe, ter responsabilidade, respeito, autonomia, gestão do tempo. H48. Reconhecer estratégias e medidas que contribuem para a conservação dos ecossistemas, em especial, para a conservação dos biomas brasileiros. H32. Reconhecer medidas que contribuam para a racionalização do uso da água, a partir de esquemas, propagandas, textos, entre outras.
H36. Reconhecer as consequências da poluição da água, do ar e do solo para a saúde humana e para o meio ambiente, valorizando as medidas de saneamento e de controle
de poluição. (EF05CI03) Identificar os efeitos decorrentes da ação do ser humano sobre o equilíbrio ambiental relacionando a vegetação com o ciclo da água e a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico (EF05CI14) Comunicar por meio da tecnologia a importância das ações sustentáveis para a manutenção do equilíbrio ambiental na comunidade em que vive, como um modo de intervir na saúde coletiva (EF05CI04) Identificar os usos da água nas atividades cotidianas, do campo, no transporte, na indústria, no lazer e na geração de energia, para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desse recurso. (EF05CI05) Construir proposta coletiva incentivando o consumo consciente e discutir soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e nos demais espaços de vivência.

Conteúdo programático

Meio ambiente na constituição, poluição do solo, água e atmosfera. Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias.

Metodologia

Desenvolver o projeto sobre questões ambientais que envolvem pequenos atos, pequenas ações, reciclar-nos mesmos. Começar em casa, depois na escola, ampliando para a rua, o bairro, a cidade, o país e o planeta Terra.

Recursos didáticos

Sala de Vídeos, Sala de informática, Computadores, Internet, Visitas a depósitos de reciclagem, estação de tratamento de água e esgoto, Livros, Caderno do aluno. 

Culminância

Como culminância os estudantes compartilharão o resultado concreto de seu trabalho na Eletiva com o restante da comunidade escolar. Apresentando o projeto elaborado pelo grupo através de slides, vídeos, experimentos.  

Avaliação

  É feito autoavaliação, reconhecendo cada estudante como único, igualmente integrante de uma cultura, origem e estrutura familiar singular.  Assim, se entende que o papel do docente, da comunidade escolar e dos estudantes é apoiar que cada indivíduo se descubra e se conheça, a partir da interação com os outros, com os diferentes. E, essa mesma descoberta é o que motiva o próprio desejo de aprendizagem. Apresentação do projeto elaborado pelo grupo slides, vídeos, experimentos a execução e culminância.

Cronograma semestral  

22/02- Detalhamento dos temas e metodologias a serem usadas em aula de aula.                                                  
01/03- Apresentação da Eletiva e dos integrantes; Roda de conversa sobre as expectativas de trabalho.
08/03- Coleta de dados sobre o tema pesquisado pelos estudantes por meio de pesquisa na Sala de Informática                                          

Referências

Links para textos, vídeos e outros conteúdos que embasem a criação da Eletiva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.