Atividade 1 – Acolhimento, estratégia de ensino, sondagem
Acordo Pedagógico. Seu ingresso no CURSO deve lhe representar uma nova fase de vida em relação a atitudes cada vez mais maduras, tanto nos estudos como em respeito ao próximo, solidariedade humana e cidadania. “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Respeito Mútuo é o principal compromisso ético que todo ser humano deve assumir é o de tratar as pessoas como pessoas, procurando entender o ponto de vista do outro mesmo que não esteja de acordo com seus princípios e teorias. Nosso intuito é ajudar crianças e adolescentes a aprenderem a aprender, a buscarem o desenvolvimento a serem protagonistas da própria aprendizagem como ser integral e vislumbrarem suas potencialidades de ação social.
Não seja vítima da sua própria história! Não espere que alguém faça por você aquilo que só você pode fazer; escrever a sua história. Não seja manipulado por discursos políticos que promovem o coitadíssimo e por isso merecem uma recompensa Estado. Nossa recompensa é o fruto que colhemos.
O estudo da Ciência no Ensino Médio também tem como objetivo prepará-lo para o mundo de trabalho e o exercício da cidadania, da ética, da prática da autonomia intelectual e do pensamento crítico; Isto quer dizer que esta fase da escolaridade tem, entre outras funções a de torná-lo apto a planejar, executar e avaliar ações de intervenção em sua realidade, que é a escola, o trabalho ou outras circunstâncias relevantes da sua vida.
O QUE PRECISO FAZER?
Fazer os trabalhos ou pesquisas sempre no caderno, manuscrito colocar cabeçalho, fazer resumo das ideias principais, colocar a fonte. Na sala de aula faremos discussão das pesquisas.
A leitura do texto é um dos recursos na construção de significados atribuídos a determinado objeto de ensino. Pretende-se utilizá-lo como desencadeadora é motivadora para a aprendizagem das transformações químicas.
Outra coisa interessante a se fazer é consultar um dicionário sempre que escutar ou ler uma palavra que você não tenha familiaridade ou não tenha certeza do seu significado. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.
ESTRATÉGIAS:
Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos. Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados. Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.
RECURSOS:
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos. Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.
AVALIAÇÃO:
- Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem. Aula dada aula avaliada!
- 50 % (Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.
- 30% (Experimentos ou trabalhos): Os trabalhos pesquisas serão feitos sempre no caderno avaliado considerando os seguintes critérios: Tema; Cabeçalho, Resumo escrever no mínimo 30 linhas; Organização; Conclusão; Bibliografia; Apresentação.
- 20% (Avaliação conceitual): exercícios de fixação e prova.
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.
TEMAS PARA PESQUISAS:
Atividade 1 – Acolhimento, estratégia de ensino, sondagem
Atividade 2- Meio Ambiente na constituição brasileira
Atividade 3 Poluição do Ar
Atividade 4 – A atmosfera pode ser considerada uma fonte de materiais úteis para o ser humano?
Atividade 5 – Estudo da síntese e da produção industrial da amônia a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio
Atividade 6 – É possível alterar a rapidez de uma transformação química.
Atividade 7 – Reatividade dos ametais
Atividade 8 – Processo de eletrólise
Atividade 9 – Equilíbrio Químico
Atividade 10 – A hidrosfera e o equilíbrio iônico da água e o pH
Como um elemento da urina mudou o conceito da vida para sempre
Noções Gerais de Química Orgânica
Atividade 11 – Estudo do carbono
Atividade 12- Classificação das cadeias carbônicas
Atividade 13- Hidrocarbonetos e nomenclatura
Atividade 14 – Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados
Atividade 15 – Isomeria
Atividade 16- Lista de Exercícios – cadeias carbônicas
Atividade 17 – Funções Orgânicas