DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO 2° SEMESTRE |
Aula 13
Semana 1 A LINGUAGEM QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA TABELA PERIÓDICA Conteúdos e temas: linguagem química (símbolos e fórmulas) e tabela periódica. Competências e habilidades: ler símbolos químicos e compreender o significado dessa simbologia em termos de partículas (átomos). Sugestão de estratégias de ensino: Pesquisa, história da tabela periódica,com desenho da tabela símbolo, massa, família elementos. Sugestão de avaliação: participação nas atividades; leitura e avaliação dos textos produzidos. Veja também: https://www.youtube.com/watch?v=gzAy4rQ3jNo http://https://www.youtube.com/watch?v=qId2dtsFWGU http://https://www.youtube.com/watch?v=TKEOWch5kXE http://https://www.youtube.com/watch?v=_pTi4WcPMhkhttp: //https://www.youtube.com/watch?v=dhQsU0QDYew
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Aula 14
Semana 2 PROCESSOS DE OBTENÇÃO DO FERRO E DO COBRE: INTERPRETAÇÃO DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Conteúdos e temas: processos siderúrgicos; produção de ferro e de cobre; combustão completa e incompleta; balanceamento de equações químicas. Competências e habilidades: utilizar a linguagem simbólica para representar transformações químicas; utilizar a ideia de conservação de átomos para balancear as equações químicas; interpretar equações químicas balanceadas reconhecendo as proporções entre as espécies químicas envolvidas. Sugestão de estratégias de ensino: exposição dialogada; dramatização. Sugestão de avaliação: resolução de questões e participação nas atividades. |
Aula 15
Semana 3 COMO PREVER AS QUANTIDADES IDEAIS DE REAGENTES E PRODUTOS ENVOLVIDOS NUMA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA? Conteúdos e temas: transformações químicas; produção de cobre e ferro; proporção em número de partículas, massa e energia nas transformações químicas. Competências e habilidades: representar transformações químicas por meio de equações químicas; interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas, massa e energia; realizar cálculos de massas moleculares; identificar, representar e aplicar as proporções em número de partículas, massa e energia na resolução de problemas químicos. Sugestão de estratégias de ensino: aula expositiva dialogada; registros dos tópicos principais; resolução de exercícios e problemas. Sugestão de recursos: exercícios propostos. Sugestão de avaliação: participação na aula e resolução dos exercícios e problemas propostos. |
Aula 16
Semana 4 METAIS E O SISTEMA PRODUTIVO Conteúdos e temas: relação entre propriedades e aplicações de metais e ligas metálicas; influência dos aspectos geográficos, socioeconômicos e tecnológicos na produção de ferro-gusa e aço; reciclagem de metais e outros materiais. Competências e habilidades: relacionar as propriedades dos materiais metálicos a suas aplicações tecnológicas; identificar a influência dos aspectos geográficos, socioeconômicos e tecnológicos no sistema produtivo; reconhecer a importância socioeconômica da reciclagem. Sugestão de avaliação: participação na aula e relatórios. Discutir a diferença entre ferro-gusa e aço. Até este momento, o material obtido no alto-forno foi tratado como ferro-gusa ou simplesmente ferro, mas trata-se de uma liga metálica constituída por Fe (92,5%), C (3,4%), Si (2,3%), Mn, Ni, Cr e outros elementos em menores quantidades. Na aciaria, o ferro-gusa tem seu teor de carbono reduzido a aproximadamente 0,1% e as quantidades de outros elementos químicos modificadas de acordo com o uso a que se destinará o aço produzido. Para a produção do aço, então, necessita-se de mais desenvolvimento tecnológico do que para a produção do ferro-gusa. Essa diferença está relacionada ao fato de alguns países produzirem muito ferro-gusa, mas pouco aço, e vice-versa. |
Aula 17
Semana 5 Quantidade de matéria e sua unidade (mol) Conteúdos e temas: quantidade de matéria, mol e massa molar. Competências e habilidades: estabelecer relações entre quantidade de matéria, massa e número de partículas. Sugestão de estratégias de ensino: atividade de analogia com o conceito de quantidade de matéria; exercícios. Sugestão de recursos: dicionários de português; balança, grãos de arroz, feijão e milho (opcional). Sugestão de avaliação: respostas às questões e aos exercícios propostos ao longo das atividades
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Aula 18
Semana 6 Previsão das quantidades de reagentes e de produtos nas transformações q Conteúdos e temas: cálculos estequiométricos em massa, em mol e em número de átomos ou moléculas nas transformações químicas e, em especial, na siderurgia e na produção do cobre. Competências e habilidades: interpretar unidades de medida e equações químicas; relacionar grandezas como quantidade de matéria, massa e número de partículas envolvidas nas transformações químicas; utilizar o raciocínio proporcional; fazer previsões sobre quantidades nas transformações químicas e avaliar as possíveis implicações das relações quantitativas nas transformações químicas que ocorrem no sistema produtivo. Sugestão de estratégias de ensino: discussão em grupo; atividade experimental. Sugestão de recursos: materiais descritos no experimento. Sugestão de avaliação: respostas às questões e aos exercícios propostos ao longo das atividades
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Aula 19
Semana Situação de Aprendizagem 7 Energia liberada ou absorvida nas transformações q Conteúdos e temas: previsões quantitativas da energia envolvida nas transformações químicas. Competências e habilidades: interpretar unidades de medida e equações químicas; relacionar grandezas como quantidade de matéria, massa e energia, utilizando o raciocínio proporcional. Sugestão de estratégias de ensino: demonstração ou relato de experimento e discussão em grupo. Sugestão de recursos: materiais descritos no experimento. Sugestão de avaliação: respostas às questões e exercícios propostos ao longo das atividades
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Aula 20
Semana 8 Impactos sociais e ambientais decorrentes da extração de matérias-primas e da produção de ferro, cobre e outros metais Conteúdos e temas: impactos sociais e ambientais relacionados à mineração e produção de ferro e de cobre. Competências e habilidades: analisar e julgar a importância dos metais para a sociedade apresentando posicionamentos sobre um modo sustentável de exploração desses materiais na sociedade contemporânea. Sugestão de estratégias de ensino: exposição dialogada e seminário. Sugestão de recursos: material para apresentação dos seminários. Sugestão de avaliação: envolvimento e participação na pesquisa e apresentação dos seminários.
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Aula 21
Semana
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Aula 22
Semana
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Aula 23
Semana
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Aula 24
Semana
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1° SÉRIE CRONOGRAMA 2° SEMESTRE
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