1° SÉRIE CRONOGRAMA 2° SEMESTRE

DISCIPLINA: QUÍMICA – 1° SÉRIE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO 2° SEMESTRE
Aula 13

Semana

1 A LINGUAGEM QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA TABELA PERIÓDICA

Conteúdos e temas: linguagem química (símbolos e fórmulas) e tabela periódica. Competências e habilidades: ler símbolos químicos e compreender o significado dessa simbologia em termos de partículas (átomos). Sugestão de estratégias de ensino:

Pesquisa, história da tabela periódica,com desenho da tabela símbolo, massa, família

elementos. Sugestão de avaliação: participação nas atividades; leitura e avaliação dos textos produzidos.

Veja também:

https://www.youtube.com/watch?v=gzAy4rQ3jNo

http://https://www.youtube.com/watch?v=qId2dtsFWGU

http://https://www.youtube.com/watch?v=TKEOWch5kXE

http://https://www.youtube.com/watch?v=_pTi4WcPMhkhttp:

//https://www.youtube.com/watch?v=dhQsU0QDYew

 

Aula 14

Semana

2 PROCESSOS DE OBTENÇÃO DO FERRO E DO COBRE: INTERPRETAÇÃO DAS REAÇÕES QUÍMICAS

 

Conteúdos e temas: processos siderúrgicos; produção de ferro e de cobre; combustão completa e incompleta; balanceamento de equações químicas. Competências e habilidades: utilizar a linguagem simbólica para representar transformações químicas; utilizar a ideia de conservação de átomos para balancear as equações químicas; interpretar equações químicas balanceadas reconhecendo as proporções entre as espécies químicas envolvidas. Sugestão de estratégias de ensino: exposição dialogada; dramatização. Sugestão de avaliação: resolução de questões e participação nas atividades.

Aula 15

Semana

3 COMO PREVER AS QUANTIDADES IDEAIS DE REAGENTES E PRODUTOS ENVOLVIDOS NUMA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA?

Conteúdos e temas: transformações químicas; produção de cobre e ferro; proporção em número de partículas, massa e energia nas transformações químicas. Competências e habilidades: representar transformações químicas por meio de equações químicas; interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas, massa e energia; realizar cálculos de massas moleculares; identificar, representar e aplicar as proporções em número de partículas, massa e energia na resolução de problemas químicos. Sugestão de estratégias de ensino: aula expositiva dialogada; registros dos tópicos principais; resolução de exercícios e problemas. Sugestão de recursos: exercícios propostos. Sugestão de avaliação: participação na aula e resolução dos exercícios e problemas propostos.

Aula 16

Semana

4 METAIS E O SISTEMA PRODUTIVO Conteúdos e temas: relação entre propriedades e aplicações de metais e ligas metálicas; influência dos aspectos geográficos, socioeconômicos e tecnológicos na produção de ferro-gusa e aço; reciclagem de metais e outros materiais. Competências e habilidades: relacionar as propriedades dos materiais metálicos a suas aplicações tecnológicas; identificar a influência dos aspectos geográficos, socioeconômicos e tecnológicos no sistema produtivo; reconhecer a importância socioeconômica da reciclagem. Sugestão de avaliação: participação na aula e relatórios.

Discutir a diferença entre ferro-gusa e aço. Até este momento, o material obtido no alto-forno foi tratado como ferro-gusa ou simplesmente ferro, mas trata-se de uma liga metálica constituída por Fe (92,5%), C (3,4%), Si (2,3%), Mn, Ni, Cr e outros elementos em menores quantidades. Na aciaria, o ferro-gusa tem seu teor de carbono reduzido a aproximadamente 0,1% e as quantidades de outros elementos químicos modificadas de acordo com o uso a que se destinará o aço produzido. Para a produção do aço, então, necessita-se de mais desenvolvimento tecnológico do que para a produção do ferro-gusa. Essa diferença está relacionada ao fato de alguns países produzirem muito ferro-gusa, mas pouco aço, e vice-versa.

Aula 17

Semana

5 Quantidade de matéria e sua unidade (mol)

Conteúdos e temas: quantidade de matéria, mol e massa molar. Competências e habilidades: estabelecer relações entre quantidade de matéria, massa e número de partículas. Sugestão de estratégias de ensino: atividade de analogia com o conceito de quantidade de matéria; exercícios. Sugestão de recursos: dicionários de português; balança, grãos de arroz, feijão e milho (opcional). Sugestão de avaliação: respostas às questões e aos exercícios propostos ao longo das atividades

 

Aula 18

Semana

6 Previsão das quantidades de reagentes e de produtos nas transformações q

Conteúdos e temas: cálculos estequiométricos em massa, em mol e em número de átomos ou moléculas nas transformações químicas e, em especial, na siderurgia e na produção do cobre. Competências e habilidades: interpretar unidades de medida e equações químicas; relacionar grandezas como quantidade de matéria, massa e número de partículas envolvidas nas transformações químicas; utilizar o raciocínio proporcional; fazer previsões sobre quantidades nas transformações químicas e avaliar as possíveis implicações das relações quantitativas nas transformações químicas que ocorrem no sistema produtivo. Sugestão de estratégias de ensino: discussão em grupo; atividade experimental. Sugestão de recursos: materiais descritos no experimento. Sugestão de avaliação: respostas às questões e aos exercícios propostos ao longo das atividades

 

Aula 19

Semana

Situação de Aprendizagem 7 Energia liberada ou absorvida nas transformações q

Conteúdos e temas: previsões quantitativas da energia envolvida nas transformações químicas. Competências e habilidades: interpretar unidades de medida e equações químicas; relacionar grandezas como quantidade de matéria, massa e energia, utilizando o raciocínio proporcional. Sugestão de estratégias de ensino: demonstração ou relato de experimento e discussão em grupo. Sugestão de recursos: materiais descritos no experimento. Sugestão de avaliação: respostas às questões e exercícios propostos ao longo das atividades

 

Aula 20

Semana

8 Impactos sociais e ambientais decorrentes da extração de matérias-primas e da produção de ferro, cobre e outros metais

Conteúdos e temas: impactos sociais e ambientais relacionados à mineração e produção de ferro e de cobre. Competências e habilidades: analisar e julgar a importância dos metais para a sociedade apresentando posicionamentos sobre um modo sustentável de exploração desses materiais na sociedade contemporânea. Sugestão de estratégias de ensino: exposição dialogada e seminário. Sugestão de recursos: material para apresentação dos seminários. Sugestão de avaliação: envolvimento e participação na pesquisa e apresentação dos seminários.

 

Aula 21

Semana

 

Aula 22

Semana

 

Aula 23

Semana

 

Aula 24

Semana

 

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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