Leis de Newton: A Segunda Lei.

Habilidades: Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações. / Identificar as interações nas formas de controle das alterações do movimento. / Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis. / Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton / Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.

SAEB Língua Portuguesa: D1 – Localizar informações explícitas em um texto / D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão / D4 – Inferir uma informação implícita em um texto / D6 – Identificar o tema de um texto / D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato / D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo

Está aí a relação matemática que considero a mais traiçoeira entre todas as estudadas a nível de ensino médio. A segunda lei de Newton diz respeito sobre a proporção entre uma força resultante e a aceleração por ela produzida no corpo. Em módulo:


FR = ma


Em termos vetoriais, dizemos que o vetor força resultante é de mesma direção e sentido que o vetor aceleração por ele produzido. E como isto pode enganar alguém? Se basta ter dois deles para efetuar a operação matemática e então achar o terceiro…
Aí é que está, existem casos e casos os mais variados possíveis nos quais a força resultante sobre um corpo ou um conjunto de corpos será diferente em cada um deles. Fazendo com que a segunda lei se desdobre em inúmeras outras relações matemáticas.

A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, trata da relação entre a força e a aceleração de um corpo.

Essa é a segunda das três leis de Isaac Newton, que explicam a dinâmica do movimento dos corpos. As 1ª, 2ª e 3ª leis de Newton foram publicadas em 1687, no livro chamado Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.

Essa é a única lei de Newton que pode ser representada por uma equação, onde a força resultante(Fr) é igual ao produto da massa(m) pela aceleração(a).

segunda lei de newton

Explicação da 2ª lei de Newton

Segundo essa lei, para que um corpo ganhe aceleração e tenha sua velocidade alterada, é preciso que uma força seja aplicada sobre ele. A segunda lei, portanto, trata dos casos em que há aceleração na movimentação dos corpos, diferenciando-se da primeira lei, que trata dos casos em que a aceleração é nula.

Saiba mais sobre a primeira lei de Newton e terceira lei de Newton.

Para que um corpo saia do seu estado de equilíbrio e ganhe aceleração, a força resultante aplicada sobre ele deve ser diferente de zero.

Isso quer dizer que, se houver mais de uma força exercida sobre o corpo, é preciso fazer o somatório de todas as forças, pois essas forças poderão se intensificar se tiverem mesma direção e sentido, ou podem se anular, se tiverem sentidos opostos, por exemplo.

Veja a equação desta lei:

segunda lei de newton

A partir dessa relação observamos que a força resultante pode ser calculada pela multiplicação da massa do corpo pela aceleração. Pela fórmula, constatamos também que força e massa são grandezas diretamente proporcionais.

Isso significa que, quanto maior a massa, maior deverá ser a intensidade da força para que o corpo ganhe aceleração. Isso acontece devido à inércia do corpo, que é sua tendência em permanecer no seu estado de equilíbrio.

A massa é a medida quantitativa da inércia, assim, quanto maior a massa, maior a inércia de um corpo. Veja este exemplo:

  • Sobre uma superfície plana estão duas caixas de madeira, uma delas pesa 5 kg, a outra 500 kg. Caso uma pessoa tente empurrar essas caixas, ela terá muito mais facilidade em movimentar a caixa mais leve, pois sua massa é menor e, portanto, sua inércia também é menor.

Por outro lado, podemos observar que a massa e a aceleração são grandezas inversamente proporcionais. Isso porque, quanto maior a massa de um corpo, maior será sua resistência para mudar de velocidade e portanto, menor sua aceleração.

Para ficar mais clara essa relação, veja este exemplo:

Considere dois corpos com massas diferentes, o corpo A tem massa igual a 10 kg e o corpo B tem massa de 5 kg e sobre ambos os corpos é aplicada uma força de mesma intensidade.

Segunda lei de newton

Ao aplicar a mesma força, o corpo de menor massa ganhou mais aceleração.

Nesse caso, o corpo B ganhará uma aceleração maior do que o corpo A. Isso acontece porque a massa do corpo B é menor e, portanto, sua resistência em aumentar de velocidade é menor.

As unidade de medida dessas grandezas são:

  • Força (F) – Newton
  • Massa (m) – kg
  • Aceleração (a) – m/s²

Veja também o significado de inércia e força.

Agora que você já entendeu o que é a segunda lei de Newton, veja o exemplo de um exercício prático.

  • Considerando dois corpos A e B, ambos com 100 kg. Sobre o corpo A é aplicada uma força de 40 newtons e sobre o corpo B é aplicada uma força de 60 newtons. Qual é a aceleração adquirida por cada um dos corpos?

Utilizando a fórmula:

segunda lei de newton
Corpo ACorpo B
40 = 100.a a= 40/100
a= 0,4 m/s²
60 = 100.a a = 60/100
a = 0,6 m/s²

Como resultado, temos que a aceleração do corpo B é maior do que a aceleração do corpo A. Como ambos tem a mesma massa, a aceleração foi maior no caso em que a força resultante aplicada sobre o corpo foi mais intensa.

Para o mais simples dos casos temos a seguinte figura:

Resultado de imagem para imagens da 2 lei de newton

Analisando a imagem acima aos olhos da segunda lei temos que:
¬ quanto maior for a massa do corpo, para um força resultante  de módulo constante, menor será o módulo da aceleração, pois massa e aceleração são inversamente proporcionais;


Exemplo: se empurramos horizontalmente para a direita com um força de 50 N dois corpos A e B de massas 5 Kg e 10 Kg as acelerações por eles adquiridas serão 10 m/s² e 5 m/s², , respectivamente.
¬ quanto maior for o módulo a força resultante sofrida, para corpos de massas iguais, maior será o módulo da aceleração adquirida, pois aceleração e força são diretamente proporcionais.
Exemplo: se empurrarmos, horizontalmente para a direita, um mesmo corpo de massa 5 Kg, com forças de módulos 10 N e 5 N, as acelerações adquiridas serão, respectivamente, iguais a 2 m/s² e 1 m/s².

Como resolver exercícios sobre as leis de Newton?

Para resolver exercícios sobre as aplicações das  Leis de Newton, como em sistemas de blocos, é interessante seguir algumas etapas:

1. Anote todos os dados relevantes do enunciado;

2. Verifique se as unidades encontram-se no Sistema Internacional de Unidades (metro, quilograma e segundo);

3. Desenhe atentamente todas as forças que atuam sobre os corpos;

4. Tente perceber em qual direção o sistema de corpos move-se e adote o seu sentido para o sinal positivo das forças. Todas as forças que estiverem nesse sentido também serão positivas. As forças contrárias serão negativas;

5. Iguale a resultante das forças de cada corpo para cada direção do espaço ao produto m.a ou a 0, no caso em que o corpo estiver movendo-se com velocidade constante ou estiver em repouso;

6. Lembre-se de que corpos que se movem juntos, ligados por cabos, um em cima do outro ou ainda encostados são solidários e, portanto, apresentam a mesma aceleração;

7. Para resolver o sistema de equações, nós devemos subtrair uma pela outra, pois os pares de ação e reação têm o mesmo valor e cancelam-se.

Se você seguir atentamente a todos os passos acima, dificilmente cometerá algum erro ao resolver exercícios sobre as Leis de Newton.

Veja tambémCinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton

Exercícios resolvidos sobre Leis de Newton

OBS.: Para todos os exemplos abaixo adotaremos a gravidade como 10 m/s².

Questão 1

Dois blocos, A e B, de massas iguais a 8 kg e 2 kg, respectivamente, estão representados na figura abaixo. Os blocos são unidos por um fio inextensível e puxados por uma força F de módulo igual a 20 N. Determine:

a) Aceleração do sistema

b) Tração no fio

Resolução:

1- Anotando os dados

Os dados mais relevantes do exercício são:

ma = 2 kg;

mb = 8 kg;

|F| = 20 N.

2 – Verificando as unidades

Todas as unidades são compatíveis entre si e estão no Sistema Internacional de Unidades;

3  Fazendo o diagrama de forças

Desenheatentamente todas as forças que atuam em cada bloco. Devemos lembrar a força peso, força normal, tração no fio que o bloco A exerce sobre o bloco B e a força F que é aplicada sobre o bloco B. Ficamos com o seguinte esquema:

Legenda:

Pa = Peso do bloco A

Pb = Peso do bloco B

Na = Normal do bloco A

Nb = Normal do bloco B

F = Força sobre o sistema

Tb,a = Tração que o bloco B faz no bloco A

a,b = Tração que o bloco A faz no bloco B

4 – Orientando o sistema de coordenadas

O sistema de blocos move-se para a direita e, portanto, todas as forças que apontam nesse sentido terão sinal positivo. As forças que apontam para a esquerda terão sinal negativo.

5 – Achando as forças resultantes

De acordo com o sinal adotado no passo 4, as forças resultantes, nas direções x e y (horizontal e vertical), para cada bloco serão determinadas por:

6 – Os corpos movem-se juntos

Perceba que a força normal e o peso de cada bloco cancelam-se, pois os blocos não se movem na direção y (vertical), logo, N = P. Além disso, como os blocos movem-se juntos, eles apresentam o mesmo valor de aceleração.

7 – Resolvendo o sistema de equações

Para resolver o sistema de equações, vamos atribuir ao sistema de equações encontrado no passo 5 os valores que anotamos no passo 1. Lembre-se de que o peso dos corpos é dado por m.g (massa vezes gravidade):

A tração que o corpo B faz no corpo A e a tração que o corpo A faz no corpo B são um par de ação e reação, portanto, se somarmos as equações, esses termos (Ta,b e Tb,a) devem cancelar-se. Fazendo isso, ficamos somente com:

Para determinar a tração no fio, tanto faz calcularmos o módulo de Ta,b ou de Tb,a, uma vez que as duas forças são um par de ação e reação, logo, possuem o mesmo módulo:

A tração exercida pelo fio é de 16 N.

Veja também: Sete erros mais comuns cometidos no estudo de Física

Questão 2

Dois blocos, A e B, de massas iguais a 7 kg e 3 kg são ligados por um fio inextensível como mostra a figura abaixo. Calcule a aceleração do sistema e a tração nos dois fios.

Resolução:

1 – Anotando os dados

Os dados relevantes do exercício são:

ma = 7 kg

mb = 3 kg

g = 10 m/s²

2 – Verificando as unidades

Todas as unidades são compatíveis entre si e estão no Sistema Internacional de Unidades.

3 – Fazendo o diagrama de forças

Vamos desenhar todas as forças presentes nos blocos. Observe a figura abaixo:

Perceba que como o corpo B não está apoiado sobre a mesa, não há força normal sobre ele.

4 – Orientando o sistema de coordenadas

Os blocos movem-se em direções perpendiculares. O bloco A move-se na direção x para a direita, então, todas as forças sobre esse bloco que apontem para a direita serão positivas. O bloco B move-se na direção vertical para baixo, logo, todas as forças sobre esse bloco que apontem para baixo serão positivas.

5 – Achando as forças resultantes

O sistema de equações fornecido pelas forças resultantes dos blocos é apresentado a seguir:

6 – Os corpos movem-se juntos

Como os corpos estão ligados por um fio, a aceleração é igual para os dois, por isso, usamos somente a para os dois corpos.

7 – Resolvendo o sistema de equações

Lembre-se dos pares de ação e reação: Ta,b e Tb,a cancelam-se quando somamos as equações, portanto, ficamos com:

Por fim, para encontrarmos a tração no fio, podemos usar qualquer uma das equações que envolvem as trações:

Com isso, encontramos a tração no fio, que equivale a 21 N.

Veja mais em: Exercícios sobre força de tração

Questão 3

3. Dois blocos, A e B, mostrados na figura abaixo e de massas iguais a 2 kg e 3 kg, respectivamente, encostados um no outro, são movidos pela ação de uma força de 15 N sobre o bloco A. Determine a aceleração dos blocos e a intensidade da força que o corpo A faz sobre o corpo B.

Resolução:

1 – Anotando os dados

Os dados relevantes do exercício são:

ma = 2 kg

mb = 3 kg

|F| = 15 N

2 – Verificando as unidades

Todas as unidades apresentadas estão no Sistema Internacional de Unidades e são compatíveis entre si.

3 – Fazendo o diagrama de forças

Vamos representar todas as forças que agem sobre o sistema de blocos:

Legenda:

Pa = Peso do bloco A

Pb = Peso do bloco B

Na = Normal do bloco A

Nb = Normal do bloco B

F = Força sobre o sistema de blocos

Fb,a = Força que o bloco B faz no bloco A

a,b = Força que o bloco A faz no bloco B

4 – Orientando o sistema de coordenadas

Os dois blocos movem-se apenas na direção horizontal, e o sentido do movimento é para a direita. Portanto, todas as forças que apontarem nesse sentido serão tomadas como positivas.

5 – Achando as forças resultantes

As forças resultantes sobre os blocos A e B podem ser escritas de acordo com a orientação do item 5:

6 – Os corpos movem-se juntos

Os corpos movem-se juntos porque estão pressionados um contra o outro. Dessa forma, a aceleração a é igual para os dois blocos.

7 – Resolvendo o sistema de equações

Para resolver o sistema de equações, devemos lembrar que Fa,b e Fb,a são um par de ação e reação e cancelam-se quando somamos as forças resultantes de A e B, portanto:

Com a resolução do sistema acima, encontramos que a aceleração deve valer 3 m/s². Usando qualquer uma das forças resultantes encontradas no passo 5, podemos determinar a força que A faz em B ou que B faz em A. Essas forças devem ter valor igual a 9 N.

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Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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