SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: QUÍMICA DE 2019 ESCOLA IVONE DA SILVA DE OLIVEIRA PROFA. ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR: BENIVALDO BRAGA DISCIPLINA: FÍSICA- 1° SÉRIE / TURMA A COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA EDILZA |
OBJETIVOS
A Física é uma ciência da natureza que estuda as diferentes formas de energia e a sua interação com a matéria. A Física é dividida em diversas áreas de estudo, tais como: Mecânica, Eletricidade e Magnetismo, Ondulatória, Física Moderna, Física Nuclear, Biofísica, Ensino de Física, Mecânica Quântica, entre outras.
Muitas vezes ao estudarmos o conteúdo de uma disciplina pensamos:
Onde vou usar esta informação? Como se toda a informação tivesse que ter uma aplicação prática, como se o conhecimento não fosse uma forma de crescermos e nos tornarmos conscientes de nosso valor como ser humano.
Com a Física isto também acontece. Mas ela está presente em nosso dia-a-dia, embora isso muitas vezes nos passe despercebido. Poderíamos dizer que a Física está presente em todas as atividades que realizamos e conhecendo as razões dos fenômenos, poderemos mais facilmente entendê-los, admirá-los e aproveitá-los para nossa segurança e bem estar.
A Física esta presente em nosso corpo, em nossa casa, no celular, nos automóveis, em nossa atmosfera, na natureza, no espaço, nos mares e rio, enfim, em todos os lugares que conhecemos e até onde não conhecemos.
Que possamos compreender um pouco mais deste importante assunto e perceber o quanto ele esta presente em nossas vidas.
DISCIPLINA: FÍSICA – 1° BIMESTRE | ||||
CONTEÚDOS GERAIS: | CONTEÚDOS ESPECÍFICOS | |||
Introdução à Física Cinemática escalar | Ramos da Física; Unidades e grandezas Grandezas e unidades de medidaSistema internacional de Unidades (SI)Notação cientificaUnidades de medida de comprimentoUnidades de medida de massaUnidades de medida de tempoAlgarismo significativo | |||
Conceitos Básicos | Referencial, repouso, movimento e ponto material.Trajetória, intervalo de tempo, deslocamento escalar e distância percorrida.Velocidade escalar médiaVelocidade escalar instantâneaPesquisa – O que é nanotecnologia e o que ela tem a ver com nossa vida | |||
DISCIPLINA: FÍSICA – 2° BIMESTRE | ||||
CONTEÚDOS GERAIS: | CONTEÚDOS ESPECÍFICOS | |||
Movimento uniforme (UM) Movimento variado Movimento uniformemente variado (MUV) | Velocidade escalar média velocidade escalar instantânea e movimento uniforme. Movimento acelerado, movimento retardado e movimento uniforme. Aceleração escalar.Movimento uniformemente variado. Trabalho de uma força como uma medida da variação do movimento, inclusive nas situações envolvendo atrito; Formas de energia mecânica e sua associação aos movimentos reais;Avaliação dos riscos da alta velocidade em veículo por meio dos parâmetros envolvidos na variação do movimento; | |||
Cinemática vetorial | Grandezas escalares e vetoriaisVetores, operações com vetores, posição e deslocamento vetorial | |||
Força e as leis de movimento da Dinâmica | IntroduçãoDinâmica do ponto materialVelocidade vetorialAceleração da velocidade média e instantâneaComposição dos movimentosPesquisa – Por que tudo gira com a Terra. | |||
DISCIPLINA: FÍSICA – 3° BIMESTRE | ||||
CONTEÚDOS GERAIS: | CONTEÚDOS ESPECÍFICOS | |||
Leis de Newton | As leis de Newton na análise de partes de um sistema de corpos;Relação entre as leis de Newton e a lei da conservação da quantidade de movimento; | |||
-Universo: elementos que o compõem | Os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização a partir de características comuns em relação a massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação, agrupamento etc;Modelos explicativos da origem e da constituição do Universo, segundo diferentes culturas, buscando semelhanças e diferenças em suas formulações; | |||
-Interação gravitacional | O modelo explicativo das interações astronômicas: campo gravitacional; a ordem de grandeza das massas na qual a interação gravitacional começa a fazer sentido; Movimentos próximos da superfície terrestre: lançamentos oblíquos e movimentos orbitais;Validade das leis da Mecânica nas interações astronômicas; | |||
DISCIPLINA: FÍSICA – 4° BIMESTRE | ||||
CONTEÚDOS GERAIS: | CONTEÚDOS ESPECÍFICOS | |||
-Sistema Solar | Transformação da visão de mundo geocêntrica para a heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais que lhe são contemporâneas, identificando resistências, dificuldades e repercussões que acompanharam essa transformação;Campos gravitacionais e relações de conservação na descrição do movimento do sistema planetário, dos cometas, das naves e dos satélites;As inter-relações Terra –Lua – Sol. | |||
O Universo, sua origem e compreensão humana | Teorias e modelos propostos para origem, evolução e constituição do Universo, além das formas atuais para sua investigação e os limites de seus resultados, no sentido de ampliar a visão de mundo;As etapas da evolução estelar;Estimativas das ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar a vida em geral, e vida humana em particular, temporal e espacialmente no Universo;Avaliação científica das hipóteses de vida fora da Terra;Evolução dos modelos sobre o Universo a partir de aspectos da evolução dos modelos da ciência;Algumas especificidades do modelo cosmológico atual (espaço curvo,universo inflacionário, Big Bang etc.) | |||
COMPETÊNCIAS GERAIS | HABILIDADES GERAIS E ESPECÍFICAS | ||
Representar Comunicar-se Conviver | Ler e expressar-se com textos, cifras, ícones, gráficos tabelas e fórmulas;Converter uma linguagem em outra;Registrar medidas e observações;Descrever situações;Planejar e fazer entrevistas;Sistematizar dados;Elaborar relatórios;Participar de reuniões;Argumentar;Trabalhar em grupo; | ||
Investigar e intervir em situações reais | Formular questões;Realizar observações;Selecionar variáveis;Estabelecer relações;Interpretar, propor e fazer experimentos;Fazer e verificar hipóteses;Diagnosticar e enfrentar problemas, individualmente ou em equipe; | ||
Estabelecer conexões e dar contexto | Relacionar informações e processos com seus contextos e com diversas áreas de conhecimento;Identificar dimensões, sociais, éticas e estéticas em questões técnicas e científicas;Analisar o papel da ciências e da tecnologia nopresente e ao longo da história. | ||
ESTRATÉGIAS DE ENSINO | |||
Desenvolver os conteúdos propostos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Levantamento das ideias dos alunos; experimento, problemas, questões abertas e questões de classificação.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos |
PROJETO EXPERIMENTOS |
Os alunos deverão formar grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas, deverão pesquisar um experimento de acordo com o tema proposto. Demonstrando interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas do cientista ou pesquisador escolhido. Apresentação e entrega de relatório será na semana anterior ao fechamento das notas. |
RECURSOS |
Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos.Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (), Caderno do aluno.Sala de leitura e informática. |
INSTRUMENTOS AVALIAÇÃO |
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: 5,0 pontos (Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos. 2,5 pontos (Avaliação conceitual): exercícios de fixação e prova. 2,5 pontos (Pesquisas ou Projetos):serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Capa; Resumo; Conclusão; Organização; Bibliografia; Apresentação. |
RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM |
O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma. |